TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema endócrino

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

O sistema endócrino é formado pelo tecido epitelial, formado eptélio grandular, constituído de glândulas endócrinas. Sua função é secretar substancias químicas no sangue, que são os hormônios, os quais são divididos em 3 conforme sua composição química: aminas (hormônios sintetizados a partir do aa tirosina), peptídeos (sintetizados no RER retículo endoplasmático rugoso) e esteroidais (sintetizados a partir do colesterol). Os hormônios são sintetizados no fígado e excretado pela urina, em geral, atuam no crescimento, desenvolvimento, reprodução, regulação e manutenção das atividades.

O sistema endócrino tem ligação direta com o sistema nervoso já que essa secreção hormonal é regulado por um controle neural através de estímulos internos e externos como dor, emoções, excitação sexual e estímulos mecânicos (sucção da mama). E a variação sazonal é quando o meio ambiente influencia na secreção dos hormônios. Para conseguir atuar sobre a célula alvo é necessário um receptor, o qual pode ser membranal ou intracelular ( citoplasma ou núcleo).

Quando há excesso de hormônio circulante, ocorre o down regulation, onde as células alvos diminuem a quantidade de receptores e quando há uma carência de hormônios, ocorre o up regulation, onde a célula alvo coloca mais receptores.

Nesse sistema existem algumas glândulas endócrinas: tireóide, paratireoide, pâncreas, suprarrenal, ovários, testículos e a glândula mestre : hipófise, que é estimulada pelo hipotálamo através do sistema porta hipofisário, que é a comunicação entre a hipófise e o hipotálamo através de vasos sanguíneos. Nesse sistema o hipotálamo libera RF (fator liberador) que vai estimular a hipófise a liberar os hormônios.

O feedback é o controle do hipotálamo podendo ser positivo, que aumenta os estímulos para aumentar a secreção hormonal, ou negativa que cessa os estímulos e a secreção é interrompida.

*Exemplos de feedbacks : positivo- ocitocina (parto), negativo (tsh)

Voltando a hipófise, ela é dividida em:

Adenohipofise: que produz

-ACTH – estimula o córtex adrenal a liberar cortisol

-TSH- estimula a tireoide a produzir T3 e T4

-FSH e LH – estimulam os ovários e os testículos a produzirem estrógeno, progesterona e testosterona

-GH- hormônio do crescimento que atua em todas as celular

-PRL- estimula a glândula mamaria a produzir o leite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (26.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com