TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema nervoso central

Tese: Sistema nervoso central. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Tese  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

COMO OCORREM AS LESÕES

As lesões mais comuns são as mecânicas e fisiológicas

O Sistema Nervoso Central e o Sistema Nervoso Periférico são geralmente lesionados por compressão das estruturas adjacentes ou por estiramento. Na compressão mecânica ocorre deformação das fibras nervosas e isquemia local, causando a perda das propriedades mecânicas e funcionais das fibras nervosas por obstrução local do movimento, inflamação, fibrose, proteção reflexa muscular local e excesso de tensão na totalidade da fibra.

As lesões mais comuns são consequências mecânicas e fisiológicas decorrentes de compressões causadas por atritos, torsões, angulações, estiramentos e, ocasionalmente, doença, que promovam alterações no mecanismo de transporte de substâncias.

Frente a um estiramento ou compressão nervosa, ocorre uma diminuição da microcirculação local, geralmente temporária, até que se restabeleça uma posição corporal que suavize este tensionamento. Essas compressões, por períodos prolongados, tornam-se crônicas e provocam estase venosa, aumento da permeabilidade vascular, edema e fibrose, prejudicando a função dos nervos.

Com a lesão nervosa, a função do nervo fica prejudicada, alterando a condução elétrica, provocando distúrbios sensoriais (dor, parestesia), motores (fraqueza) e autonômicas (vasomotoras). A alteração do fluxo axoplasmático implica em disfunções tróficas e inflamação dos tecidos inervados por este.

As fibras nervosas dependem de um suprimento sanguíneo ininterrupto para uma função normal. Para uma circulação intrafascicular adequada, a pressão nas estruturas contidas dentro do túnel neural deve ser maior na arteríola epidural e menor nos capilares, fascículo, vênula epidural e túnel.

Em situações em que a pressão no túnel aumenta, a drenagem venosa se torna prejudicada. Estágios distintos podem ocorrer quando a pressão no túnel torna-se permanentemente alta: hipóxia, edema e fibrose. Com a estase venosa e consequente hipóxia, a nutrição da fibra nervosa é reduzida. A isquemia neural é uma provável fonte de dor e alterações de sensibilidade.

Tipos de lesões

Os principais tipos de lesões são:

Compressão nervosa: normalmente com sintomas presentes. É ocasionada por compressão de uma estrutura de interface por um espasmo muscular, disfunção artrocinemática, osteófitos, entre outras causas.

Sensibilização: normalmente com sintomas presentes. É caracterizada por um aumento da sensibilidade do tronco nervoso. Pode ocorrer devido a uma irritação inflamatória ou por um estiramento nervoso. Pode haver alteração postural devido a uma compensação involuntária. Há dor à palpação.

Perda da elasticidade: normalmente sem sintomas. Acontece devido a um encurtamento do tecido conjuntivo. A amplitude encontra-se diminuída. Os sintomas aparecem quando os nervos são colocados em tensão.

O QUE SÃO LESÕES ESPORTIVAS E COMO OCORREM?

O que são lesões esportivas? Como ocorrem?

São lesões produzidas por esportes ou exercícios. São uma consequência de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com