TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de antígenos agranulocitóticos e plaquetários

Por:   •  19/5/2019  •  Resenha  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 6

Titulo do trabalho: Sistemas de antígenos granulocitários e plaquetários

  1. Nomenclatura do sistema HNA (Human Neutrophil Alloantigen)

Os aloantígenos de neutrófilos são correlacionados com diversas manifestações clínicas como as neutropenias imunes, insuficiência pulmonar relacionada à transfusão (TRALI), reações transfusionais febris e transfusão de granulócitos (BUX et al. 1995).

Lalezari, no ano de 1960 foi o primeiro a descrever o antígeno específico para granulócitos em um caso de neutropenia aloimune neonatal (NAN). Posteriormente, outros antígenos de granulócitos foram investigados e classificados ao nível molecular e bioquímico, possibilitando a elaboração de ensaios e técnicas relacionadas com a tipagem de antígenos (BUX, et al 1995). A Sociedade Internacional de Transfusão Sanguínea (ISBT) no ano de 1995 estabeleceu a nomenclatura para os aloantígenos de neutrófilos humanos (BUX, 1999).

A classificação se baseia na posição da glicoproteína dos antígenos. Devido à presença de diversos polimorfismos, para uma melhor classificação, foi sequenciado em ordem alfabética (HNA-1a, -1b, -1c). A nomenclatura dos alelos ocorreu em acordo com as Diretrizes do Workshop Internacional sobre Mapeamento Genético Humano. E como resultado, o sistema HNA é compreendido em sete antígenos e cinco glicoproteínas, estando inseridos em um sistema denominado de sistema antigênico.  Dentre os cincos HNA registrados, destacaremos apenas a HNA-1 e HNA-2.

De acordo com Lalezari et al (1960), o sistema HNA-1 possui três alelos (HNA-1a, -1b e -1c) e esta relacionada com as ocorrências de neutropenia alonimune neonatal. O antígeno do HNA-1 é codificado pelo gene FCGR3B situado no cromossomo 1 (HIBBS et al. 1994). Mulheres em período gestacional podem desencadear aloanticorpos específicos dos receptores FcγRIIIb, resultando na distúrbios neutropênicos (HUIZINGA et al., 1990b).

Em 1971, Lalezari e colaboradores identificaram o HNA-2ª na membrana plasmática, membrana de grânulos secundários e vesículas secretoras. Sendo este expresso especialmente nos neutrófilos (GOLDSCHMEDING et al, 1992). Estima-se que o HNA-2ª esteja diretamente relacionado com mulheres em idade mais avançada e que sofra interferência do estrogênio para a expressão do antígeno. (CARUCCIO et al, 2003). 

  1. Lesão Pulmonar Aguda Relacionada à Transfusão (TRALI).

As lesões pulmonares agudas são associadas à transfusão (TRALI), apresentando uma serie de complicações, que costumam aparecer ainda durante a transfusão de hemocomponentes que contenham o plasma ou em alguns casos os sintomas iniciam após até 6 horas. Caracterizada pelo aparecimento de edemas pulmonar. O paciente apresenta insuficiência respiratória aguda, hipóxia severa, edema pulmonar bilateral sem evidencias de complicações cardíacas (BUX J, 2005).

Dois mecanismos são questionando quanto à fisiopatologia da (TRALI). O primeiro mecanismo é relacionado com a resposta imunológica, acontecendo ligações dos anticorpos do doador com os antígenos do receptor. E o segundo mecanismo corresponde a uma resposta não imunológica, tendo implicações de moléculas de degradações lipídicas de células inflamatórias, levando a TRALI (GAJIC e MOORE 2005).

Gajic e Moore (2005) afirma que através da realização de recentes estudos recentes foi possível sugerir os mecanismos fisiopatológicos alternativos para TRALI. Sendo associados com a vida útil dos produtos sanguíneos celulares. Dos casos relatados, a maioria relata associação com transfusão de plasma fresco congelado, glóbulos vermelhos e plaquetas.

  1. Detecção de antígenos e anticorpos granulocíticos.

Os anticorpos possuem uma especificidade pelo antígeno. Na detecção de antígenos específicos é necessário que os anticorpos estejam ligados, geralmente de forma covalente, a compostos que permitam a separação ou a detecção (MELO, L, 2006)

O método de FISH é uma técnica que utiliza sondas especificas que permite uma análise rápida de grande número de células e a detecção de alterações estruturais, porém, é uma técnica cara, necessita de sondas específicas (HOCHHAUS,2000)

 

4. Nomenclatura do sistema HPA.

Nos complexos glicoproteicos plaquetários, encontramos os antígenos plaquetários humano (HPA), funcionando como receptores de membrana. A interação das plaquetas com as paredes vasculares lesionadas, assim como a comunicação entre as plaquetas se deve a estes receptores (NEI et al, 1983).

A transfusão plaquetária é utilizada com frequência nos tratamentos de doenças hemorrágicas relacionadas com trombocitopenias, aplicação nos métodos profiláticos em pacientes com alto risco de sangramento e pacientes oncológicos. Quando estes pacientes produzem uma reposta de incompatibilidade do sistema HLA ou HPA, reduz a eficácia nos resultados esperando, podendo levar o paciente a morte (BORGES, 2012).

5. Aloimunização plaquetária.

As células efetoras T e B, reconhecem os aloantígenos plaquetários e através das ligações das porções fc do macrófago com a porção fc da imunoglobulina e por fagocitose efetuam a retirada das plaquetas. Este processo é denominado de aloimunização plaquetária, acontecendo geralmente no baço e como decorrência, ocasionam casos de trombocitopenia (STRATTON et al., 1989).

Segundo Blanchette e Rand (1997), no período gestacional devido a incompatibilidade imunogenética entre a mãe e o feto, é frequente o aparecimento da púrpura trombocitopênica aloimune neonatal (PTAN) em 15-31% das gestantes. Podendo apresentar ainda púrpura pós-transfusional, trombocitopenia aloimune relacionada ao transplante e à refratariedade plaquetária transfusional (NEWMAN, VALENTIN, 1995; LOPES, 2006).

6. Técnicas de pesquisa de anticorpos antiplaquetários: citometria de fluxo e método MAIPA.

A citometria de fluxo é uma técnica que possibilita a quantificação e classificação de partículas em uma suspensão (FALDYNA et al., 2001). Utilizando anticorpos monoclonais específicos ligados a fluorocromos, as células contidas nas amostras são marcadas. Para que então seja possível realizar a contagem através do tamanho, granulosidade e a quantidade de fluorescência contida no material (ROITT et al., 1999).

A técnica pode ser aplicada sempre que seja necessária a quantificação e caracterização celular. Atualmente é utilizada em pesquisas hematológicas, oncológica, transplantes de órgãos, criação de vacinas, alterações plaquetária, entre outras (DU et al. 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com