TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre O Metilfenidafo E Comportamento Maternal Em Roedores

Dissertações: Sobre O Metilfenidafo E Comportamento Maternal Em Roedores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

O metilfenidato (MFD) é uma anfetamina não estimulante empregado já há algum tempo no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade(TDAH) e,em doses adequadas, promove em grande parte dos portadores de TDAH, a remissão de seus sintomas e a melhora de aspectos importantes como a interação social e o desempenho acadêmico (Segal and Mandell, 1974, Solanto, 1998). Além deste emprego o MFD é utilizado por pacientes não portadores de TDAH para melhorar a concentração e o desempenho intelectual (Finger et al. , 2013).

O mecanismo primário do MFD é pelo aumento das concentrações de dopamina e noradrenalina facilitando a liberação dos neurotransmissores das vesículas sinápticas, inibe a recaptura de dopamina e reduz os níveis da monoaminooxidase (Kuczenski and Segal, 1997, Pan et al. , 1994, Woods and Meyer, 1991) Sugere-se que o mecanismo de ação do MFD seria, pelo menos em parte, devido ao aumento de dopamina no córtex pré-frontal . Ainda, esta droga bloqueia o transportador da dopamina na via mesocorticolímbica (Wang et al. , 2013). Estudos recentes sugerem o envolvimento de receptores D1 e D2 em efeitos comportamentais de roedores(Barth et al. , 2013, Cummins et al. , 2014).

O CM consiste de uma série de cuidados que os membros adultos de uma determinada espécie realizam em torno dos indivíduos reprodutivamente imaturos, para auxiliar na propagação de sua espécie. O controle do CM envolve fatores neuroendócrinos e sensoriais. Durante este período especial, a meta principal da fêmea é garantir a sobrevivência dela e de seus filhotes.

Os hormônios gestacionais preparam o animal para agir de forma maternal para com os filhotes enquanto que os neurotransmissores o regulam durante a fase de manutenção e lactação(Kinsley and Amory-Meyer, 2011, Numan, 1994, Robinson et al. , 2011).

Em ratas, antes do nascimento dos filhotes, as mães constroem ninhos para promover a termorregulação de sua prole, já que ao nascerem os filhotes são incapazes de controlar sua temperatura corpórea. No ninho, as fêmeas lactantes podem ficar sobre os filhotes numa postura denominada de crouching ou cifose fisiológica, na qual sua coluna fica arqueada, facilitando a amamentação, além de passarem um tempo significativo lambendo a cria para limpá-la, já que a limpeza da área ano-genital estimula a defecação e micção dos filhotes (Gubernick and Alberts, 1983), assim como favorece a diferenciação sexual do cérebro da prole masculina (Dohler, 1991). A figura 1 mostra alguns parâmetros típicos do CM em ratas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com