TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Substâncias activas

Relatório de pesquisa: Substâncias activas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 6

1. APRESENTAÇÃO

A maior parte das substancias ativas usadas na indústria farmacêutica são compostos orgânicos.Parte das substancias ativas usadas tem origem natural como os fitoterápicos,mas a maioria é formada por drogas sintéticas,isto é,medicamentos feitos em laboratório.Para produzir esses medicamentos são necessárias muitas reações químicas modificando as moléculas orgânicas até se chegar em uma molécula de interesse farmacológico. O estudo a seguir viabiliza a analise da utilização dos compostos orgânicos na industria farmacêutica,bem como mostrar quais são os principais compostos e sua importância na confecção dos medicamentos. Palavras chaves: Compostos Orgânicos; Medicamento, Indústria Farmacêutica.

2. JUSTIFICATIVA

Os Compostos orgânicos são em sua maioria formados pelas ligações entre átomos de carbono e hidrogênio e em alguns casos podem conter átomos de oxigênio, nitrogênio, enxofre, fósforo e outros. São amplamente utilizados na indústria farmacêutica, sendo a maior parte das substancias ativas nos mais diversos tipos de medicamentos.

Medicamentos são substâncias ou preparações que se utilizam como remédio, elaborados em farmácias ou indústrias farmacêuticas que atendem especificações técnicas e legais, diferentemente de remédios que são qualquer substancia ou recurso ou expediente utilizados para curar ou aliviar o desconforto e a enfermidade.

Em sua formula são empregados compostos orgânicos que podem possuir origem natural, mas em sua maioria, são utilizadas muitas reações químicas, modificando suas moléculas para obtenção de moléculas de interesse farmacológico. Com isso, podemos constatar a importância fundamental dos compostos orgânicos manipulados para produção de medicamentos.

Para o composto ser utilizado, normalmente é aplicada a cristalização fracionada. Este processo ocorre em duas etapas: primeiro, o núcleo dos cristais é formado e, em seguida, se expande para formar os cristais. Goodman descreve que o controle na formação destes cristais e das formas polimórficas pode ser obtido através de modificações do solvente de cristalização, do uso de aditivos, de supersaturação da solução, através demodificações dos recipientes de cristalização e fatores externos como radiação infravermelha e ultrassom.

Para tal efeito, o químico extrai da planta a substancia de efeito curativo. É feita uma analise dessa sua substancia para identificar seu arranjo molecular. Em seguida é realizada a síntese laboratorial, onde é manipulada a molécula introduzindo ou alterando o arranjo atômico para obter sua eficácia e eliminar efeitos colaterais.

3. OBJETIVOS

O objetivo desse estudo é mostrar tais compostos, visando sua vasta utilização na indústria farmacêutica e massiva utilização pela população.

4. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Nos estudos realizados verificamos a presença de compostos orgânicos na indústria fármacos para produção de medicamentos, dentre os quais abordaremos os de maior importância ou utilização.

2.1 Resina de Pinus

Figura 1 – Cadeia de Terpenos

A resina sintetizada por espécies de coníferas possui grande quantidade de terpenos, principais componentes da terebintina. Terpenos são metabolitos secundários que constituem a maior família de produtos naturais existentes, com cerca de 30.000 compostos e alguns constituem metabólicos farmacologicamente importantes.

Das resinas dos Pinus extrai-se a terebintina, parte líquida da resina obtida através da destilação e das folhas e brotações são extraídos óleos através da hidrodestilação. Os seus óleos possuem comprovado poder anti-séptico, sendo aplicados para cura de feridas cutâneas. O óleo essencial de Pinus é muito utilizado também para combate e prevenção de gripes e resfriados, devido a essasmesmas propriedades. É também utilizada como anestésico local, ativando a circulação sanguínea e para espurgos e inalação contra doenças respiratórias em remédios caseiros.

Por tais aspectos é bastante utilizada em formulações de remédios como pomadas, bálsamos e géis para tratamento anti-reumáticos, contra artrite, bursite, dores musculares e contusões. Bálsamos descongestionantes nasais tipo VickVaporub (que contem terebintina e ainda óleo essencial de eucalipto) também possuem esse fármaco pináceo em suas composições.

2.2 Paracetamol

Paracetamol ou acetaminofeno é um fármaco com propriedades analgésicas, sem propriedades anti-inflamatórias clinicamente significativas. O paracetamol atua predominantemente inibindo a síntese prostaglandinas ao nível do sistema nervoso central e em menor grau bloqueando a geração do impulso doloroso ao nível periférico.

As propriedades analgésicas (combate á dor) e antipéricas (combate á febre) se tornaram populares á partir de 1956, na Inglaterra em um trabalho realizado por Bernard Brodie e Julius Axerold. Ultimamente é muito utilizado puro ou combinado com outros fármacos.

Desde 1993, N-(4-hidroxifenil) etanamida é a nomenclatura sistemático dada pela IUPAC ao Paracetamol. O grupo Hidroxila (OH) é característico de alcoóis, e a Carbonila (C=O) juntamente com a presença do Nitrogênio (N) classificam o composto como uma Amida, daí a nomenclatura N-(4-hidroxifenil) etanamida. A molécula de Paracetamol é bem complexa, nela estão presentes vários grupos funcionais: grupo carbonila (C=O) ehidroxila (O-H), uma estrutura aromática (anel benzeno) e uma nitrila (– CN).

O paracetamol é obtido através da reação do p-aminofenol com anidrido acético produzindo a acetilização do primeiro. Além do paracetamol é obtido o ácido acético.

Figura 2 – Produção do Paracetamol.

2.3 Ácido Acetilsalicílico

O Ácido Acetilsalicílico, conhecido como aspirina nas farmácias é o medicamento mais conhecido e vendido em todo o mundo. É uma droga associada com plantas,extraída da casca da planta Salixalba, embora ele seja uma substância sintética. Em 1897, dentro do laboratório farmacêutico alemão Bayer, Felix Hoffmann, químico alemão conjugou quimicamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com