TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÉRIE VERMELHA

Resenha: SÉRIE VERMELHA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/1/2014  •  Resenha  •  213 Palavras (1 Páginas)  •  324 Visualizações

SÉRIE VERMELHA

A contagem de hemácias é a primeira informação fornecida e é expressa em milhões por mm3. Os níveis de hemácias iguais ou maiores que 6,20 milhões/mm3 em homens e iguais ou maiores que 5,70 milhões/mm3 em mulheres são considerados poliglobulia.

A concentração de hemoglobina é expressa em g/dL, e sua avaliação é de grande importância pelo papel no transporte de oxigênio e por estar diretamente relacionada à anemia, sendo sua melhor forma de avaliação laboratorial.

O volume relativo das hemácias dentro do volume de sangue é fornecido pela análise do hematócrito, que é expresso percentualmente.

A relação entre esses diferentes parâmetros pode ser obtida pela análise dos índices hematimétricos que irão fornecer informações adicionais sobre variações de volume e concentração da hemoglobina. Os achados morfológicos do esfregaço corado fornecem mais informações sobre conteúdo da hemoglobina, forma, tamanho e inclusões eritrocitárias.

Índices Hematimétricos

Volume Corpuscular Médio - VCM

Avalia a média do tamanho (volume) das hemácias, que podem estar em seu tamanho normal, quando são ditas normocíticas,diminuídas (microcíticas) ou aumentadas (macrocíticas). O achado de microcitose é comum em anemias por deficiência de ferro, nas doenças crônicas e nas talassemias. O aparecimento de macrocitose pode estar associado à presença de um grande número de reticulócitos, ao tabagismo e à deficiência de vitamina B12 e de ácido fólico.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com