TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese /Drenagem Linfática Manual

Casos: Síntese /Drenagem Linfática Manual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  1.638 Visualizações

Página 1 de 2

Síntese – Drenagem Linfática Manual

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem altamente especializada, feita com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajeto do sistema linfático, aprimorando algumas de suas funções.

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem manual que foi descrita, inicialmente, como método para tratamento de edemas em especial o linfedema. A drenagem linfática manual drena os líquidos excedentes que banham as células, mantendo, desta forma, o equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais. Ela é também responsável pela evacuação dos dejetos provenientes do metabolismo celular.

A técnica de DLM é complexa, representada por um conjunto de manobras muito específicas, visando drenar o excesso de líquido acumulado no interstício, nos tecidos e dentro dos vasos, através das anastomoses superficiais linfo linfáticas axilo-axilar e axilo-inguinal.

Há duas etapas a serem seguidas na drenagem linfática, chamadas de evacuação e de captação. A captação é realizada no mesmo nível da infiltração, com o objetivo de absorver os líquidos excedentes da região com estase e transportá-la através dos vasos linfáticos de volta para a circulação venosa. A evacuação por sua vez, é a transparência dos líquidos captados longe da zona de captação a fim de proporcionar um aumento do fluxo linfático na região proximal.

É importante ressaltar que o trabalho deve ser executado no sentido proximal-distal; deve-se praticar por maior espaço de tempo onde há linfedema; executar as manobras em ritmo lento, pausado e repetitivo, em respeito ao mecanismo de transporte da linfa; não deve ser desagradável e jamais provocar dor; e as sessões devem ter o mínimo de 30 minutos.

A drenagem linfática é indicada para os casos de pré e pós peratório, pós traumatismos, insufiência venosa, edemas, linfedemas, fibro edema gelóide, querimaduras, enxertos, acne, rosácea, hematomas e equimoses, rigidez muscular, período de TPM, insônia, pós-mastectomia, pós-mesoterapia e tratamento coadjuvante da cicatriz hipertrófica ou queloideana.

Para ser efetiva, deve sempre ser realizada por fisioterapeuta habilitado em linfoterapia.

A DLM é uma técnica massoterápica especifica cuja ação principal é sobre o sistema linfático e toda sua estrutura anatômica e fisiológica, que ao ser executado devem-se observar alguns aspectos importantes, quanto o ritmo, manobras, pressão e harmonia dos movimentos.

Para obter um bom resultado terapêutico, a técnica deve se realizada por profissionais qualificados, pois só assim poderá obter os benefícios que ela proporciona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com