TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drenagem Linfatica Manual

Casos: Drenagem Linfatica Manual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  8.886 Palavras (36 Páginas)  •  972 Visualizações

Página 1 de 36

ROSEMERI CARNEIRO ALVES

Esteticista facial e corporal / pós graduação estética e cosmetologia - UVA

Definição de Drenagem Linfática

Prof. Carlos Gusmão

Nosso corpo,como as árvores, as folhas, os animais, é percorrido por um líquido incolor e transparente que contido nos vasos linfáticos tem a função de filtrar as impurezas do sangue. Quando a circulação linfática diminui ou mesmo se interrompe, o material a ser descartado fica estagnado em algumas zonas do corpo, causando inchaços dolorosos e afecções como espinhas, celulite e os edemas pós operatórios. Nestes e noutros casos a Drenagem Linfática Manual atua como descongestionante. É muito conhecida e realizada na Europa.

A Drenagem Linfática Manual possui quatro funções básicas: além de desintoxicar contribuir para eliminação de líquidos, ativar o sistema imunológico, também atua como analgésico. Após cirurgias plásticas, alivia hematomas e inchaços. Auxilia no tratamento da celulite, cujo acumulo se deve à falta de movimentos locais, que provoca a estagnação da linfa nas células de gordura. Para realizar a Drenagem Linfática, o profissional percorre todo o corpo(por inteiro ou áreas específicas) com as palmas das mãos e pontas de dedos em toques bastante suaves, movimentando a linfa em direção aos gânglios. As toxinas são liberadas através dos rins.

A verdadeira Drenagem Linfática Manual consegue acelerar as reações próprias do organismo sem alterá-las. Isto é possível graças a uma técnica toda especial, que consiste em manobras manuais próprias que são movimentos precisos e monótonos e que têm pressões graduadas e constantemente alteradas, imitando as contrações da musculatura lisa dos vasos linfáticos e acompanhando o ritmo dos mesmos.Há que se diferenciar a Drenagem Linfática Manual da Massagem Estética. Esta última é realizada com pressões muito fortes o que acarreta a interrupção da circulação linfática, pois os vasos linfáticos não suportam tamanha pressão.

A Drenagem Linfática Manual nasceu na Europa, precisamente na Alemanha, no ano de 1932.Foi criada pelo casal Dr. Emil Vodder e sua esposa Estrid, experimentalmente tratando pacientes acometidos de gripes e sinusites, manipulando seus gânglios do pescoço. Em vista dos ótimos resultados, o casal disciplinou o método inicialmente intuitivo.

Hoje é conhecida no Brasil como Drenagem Linfática Manual, Método Dr. Vodder e adotada por vários cirurgiões plásticos, esteticistas , fisioterapeutas e terapeutas em geral no tratamento pré e pós operatório e edemas em geral. A responsável pela divulgação do método no Brasil foi sua aluna Waltraud Ritter Winter que hoje reside no Brasil, em Belo Horizonte. Existem outros métodos de Drenagem Linfática, como o Método Leduc, Foldi, etc, que também são muito eficientes, mas tem como base o Método Vodder, pois os responsáveis por estes métodos foram alunos de Vodder.

RESUMO

Drenagem Linfática é um procedimento que se faz para drenar líquidos excedentes nos interstícios. Tal procedimento é usado com grandes resultados: na gestante, melhorando a circulação de retorno; nos linfedemas, diminuindo os inchaços; no pós-cirurgia melhorando edemas, sensibilidades, a dor e a cicatrização.

Ao tocar os gânglios linfáticos pela primeira vez em 1932, o Dr. Emil Vodder não poderia imaginar que sua descoberta seria alvo de tantos estudos e de inúmeras polêmicas até os dias de hoje. Foi ele que descobriu um sistema, paralelo ao circulatório, que possuía os chamados linfonodos (gânglios linfáticos) que quando estimulados diminuíam de tamanho, servindo como tratamento para diversos problemas.

A partir de então, Dr. Vodder, em companhia de sua esposa, se dedicou durante 40 anos à técnica, dando palestras, curso e demonstrações. Graças a este trabalho pioneiro, e ao interesse crescente de médicos pelo seu método, foi fundada em 1967 a Sociedade de Massagem Linfática Manual cujo objetivo era fundamentar cientificamente as ações da Drenagem.

Porém, o crescente número de supostos profissionais que aplicam ¨drenagens¨ sem conhecimento nenhum do Sistema Linfático, preocupa os esteticistas sérios e estudiosos, afinal, além da concorrência, o trabalho desenvolvido é errado e muitas vezes aplicado de forma danosa ao corpo humano.

Quem conhece o sistema linfático não executa massagens vigorosas, deixando inclusive equimoses em alguns pacientes. Afinal eles sabem que o sistema é composto por finos e delicados capilares que formam uma rede, localizada na parte mais superficial do corpo humano, a pele. Estes capilares absorvem os líquidos por pressão hidrostática intersticial, que tendem a movimentar o fluído de volta para os capilares.

Sendo assim, ficou provado que o edema causado está na pele e, levando em conta que os capilares linfáticos são finos, muito sensíveis e também responsáveis pela reabsorção dos líquidos intersticiais, estes não devem e não podem ser manipulados com força e pressão.

Portanto, as populares ¨Drenagens Linfáticas Turbinadas¨ não existem.

O Sistema Linfático é constituído pela linfa, órgãos linfáticos e vasos, este último se distribui por todo o corpo e recolhe o líquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sanguínea. Os capilares linfáticos estão presentes em quase todos os tecidos do corpo. Capilares mais finos vão se unindo em vasos linfáticos maiores, que terminam em dois grandes dutos principais: o duto torácico (recebe a linfa procedente do lado direito da cabeça, do braço direito e da outra parte do tórax) e o duto direito ambos desembocam em veias próximas ao coração.

A linfa é o líquido que circula pelos vasos linfáticos. Sua composição é semelhante à do sangue, mas ela não possui hemácias. No sangue os linfócitos representam cerca de 50% do total de glóbulos brancos.

INTRODUÇÃO

• A busca de uma juventude eterna faz com que, a cada dia, mais e mais pessoas procurem clínicas para aperfeiçoarem sua aparência ou prolongar sua beleza. Mesmo sabendo que quando a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.3 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com