TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL

Artigos Científicos: DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  1.310 Visualizações

Página 1 de 5

DRENAGEM LINFÁTICA

Drenagem linfática é uma técnica de massagem facial e corporal cujo objetivo é ativar o fluxo linfático (linfa), provocando uma remoção mais rápida do excesso de liquido intersticial.

ANATOMIA DO SISTEMA LINFÁTICO

O sistema linfático representa uma via auxiliar de drenagem do sistema venoso. Líquidos provenientes do interstício são devolvidos ao sangue através da circulação linfática, que está intimamente ligada á circulação sanguínea e aos líquidos teciduais.

Os componentes do sistema linfático são:

1. Linfa

2. Vias linfáticas: Capilares linfáticos \ vasos linfáticos \ troncos linfáticos.

3. Tecidos linfoides: Gânglios linfoides \ Baço \ Amidalas \Timo.

LINFA:

A linfa, no começo do seu fluxo possui quase a mesma composição do liquido intersticial.

Além da parte liquida, a linfa transporta macromoléculas ( proteínas, mucopolissacarídeos, lipoproteínas, ácidos graxos e também bactérias e fragmentos de células), para quais os capilares linfáticos representam a única possibilidade de remoção do âmbito intersticial, para garantir a homeostase.

A linfa representa também um tecido imunológico circulante que transporta uma grande quantidade de leucócitos, predominando quase que exclusivamente os linfócitos.

VIAS LINFÁTICAS:

CAPILARES LINFÀTICOS: Os capilares linfáticos possuem uma estrutura especial para sua função coletora.

Eles possuem a forma de tubos semelhantes aos dedos de uma luva, com paredes constituídas de células endoteliais que não apresentam ligações entre si, formando válvulas que abrem para o interior do capilar. Se fechando após a passagem do liquido intersticial, assim fica impossível ocorrer o refluxo do liquido.

Os capilares linfáticos são dispostos em forma de redes fechadas, espalhados por todo corpo dando origem aos vasos linfáticos.

VASOS LINFÁTICOS: Possuem as propriedades físicas de alongamento e contratilidade. Possuem também válvulas que permitem a passagem da linfa e impedem seu refluxo, que se dividem em :

1. Pré-coletores ou vasos pós-capilares: menor calibre.

2. Coletores linfáticos – vasos de maiores calibres.

TRONCOS LINFÀTICOS: São eles, ducto ou canal torácico, ducto esquerdo e ducto direito.

O ducto torácico inicia-se na parte inferior do abdome, na junção dos troncos intersticiais, intercostais descendentes e lombares.

Essa junção forma uma dilatação denominada cisterna do quilo, que recebe a linfa dos membros inferiores e dos órgãos abdominais.

Em seguida o ducto torácico dirige-se ao pescoço. Pouco antes de desembocar no ângulo venoso esquerdo ( que é a junção da veia subclávia esquerda com a veia jugular interna esquerda), ele recebe a linfa do ducto esquerdo.

Portanto, o ducto torácico recebe a linfa da metade esquerdo da cabeça ,pescoço e tórax do membro superior esquerdo e da metade do inferior do corpo.

O ducto esquerdo é formado pela união do tronco jugular esquerdo e do tronco subclávio esquerdo. Os dois troncos unem-se poucos entes de penetrar o ducto torácico. Sua função é drenar a linfa da parte esquerda da cabeça e do membro superior esquerdo.

O ducto direito é em menor que o torácico, porem termina de forma semelhante ,abrindo-se diretamente do ângulo das veias jugular interna direita e subclávia direita. È formado pela junção do tronco broncomediastinal direito, do tronco subclávio e do tronco jugular direito. Sua função é drenar a linfa do membro superior direito, do hemitórax direito e da porção direita da cabeça.

TECIDO LINFOIDE: O tecido linfoide se destina á produção de linfócitos. ( tipo de glóbulos brancos), mas desempenham também a importante função de barreiras na distribuição de bactérias, vírus, e células cancerosas .São constituídas de tecido linfoide as seguintes estruturas e órgãos do sistema linfático. Que são:

1. Gânglios linfáticos

2. Baço

3. Timo

4. Amidalas.

GANGLIOS LINFATICOS: Se compões de agrupamentos esféricos e compactos linfócitos, variando em tamanho, número e forma.

Estão interpostos no trajeto dos vasos linfáticos e agem como barreira ou filtro contra microorganismos, toxinas ou substancias estranhas ao organismo.

A linfa absorvida nos capilares linfáticos e transportadas para os vasos pré coletores passa através dos vários gânglios, sendo ai filtrada e recolocada na circulação até atingir os vasos sanguíneos.

Como os vasos linfáticos,os gânglios localizam-se superficial e profundamente e estão divididos em grupos ou series. Sendo os principais:

1. Cervicais

2. Axilares

3. Inguinais

Entre outros...

PRINCIPAIS MANOBRAS DA DLM SEGUNDO O MÉTODO LEDUC

A drenagem linfática manual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com