TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL

Monografias: DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  4.240 Palavras (17 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 17

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL

A Drenagem Linfática Manual na estética. Uma revisão bibliográfica *ZAFANELI, Ana Paula Mendes; **DUARTE, Marcelo Silva

* Fisioterapeuta, Especialista em Dermato funcional - FRASCE. ** Fisioterapeuta, Professor Celso Lisboa e FRASCE, Mestre em fisioterapia UNIMEP SP.

Resumo

O edema e o linfedema são disfunções crônicas caracterizadas pelo acúmulo de macromoléculas no espaço intersticial devido à insuficiência do sistema linfático. A drenagem linfática manual é um dos principais recursos utilizados para induzir o líquido intersticial a retornar à grande circulação. Várias técnicas estimulam o sistema linfático a aumentar a circulação da linfa, levando geralmente o nome de seus mentores, como o Vodder, Leduc, Godoy, Földi, dentre outros. O presente estudo, através de uma revisão bibliográfica, quer apresentar a drenagem linfática manual como recurso terapêutico, utilizado para o tratamento de patologias que cogitam no âmbito estético e clínico, atuando de modo isolado ou combinado com outros procedimentos, neste caso, tendo resultados mais evidentes. Conclui-se que a Drenagem Linfática Manual é um recurso eficaz para a diminuição de distúrbios no sistema linfático. O linfedema é considerado uma complicação pós-cirúrgica nos casos de câncer de mama, obtendo-se diminuição considerável do diâmetro do edema linfático quando o tratamento e manutenção forem realizados corretamente associados com cinesioterapia e enfaixamento do membro superior correspondente. Em edemas gerados por traumas

cirúrgicos estéticos, foi notória a eficácia das manobras drenantes, especialmente no pós-operatório imediato em conjunto com recursos eletroterápicos como o ultra-som e endermoterapia. Palavras-chaves: Edema. Linfedema. Drenagem linfática manual. Tratamento.

Abstract

Edema and lymphedema are chronic disorders characterized by accumulation of macromolecules in the interstitial space due to the failure of the lymphatic system. Manual lymphatic drainage is a major feature used to induce interstitial fluid to return to the great movement. Several techniques stimulate the lymphatic system to increase the circulation of lymph, usually taking the name of his mentors, as the Vodder, Leduc, Godoy, Földi, among others. This study, through a literature review or present the manual lymphatic drainage as a treatment used to treat diseases that watch in the aesthetic and clinical training, acting alone or combined with other procedures in this case, with more results evident. Concluded that the Manual lymphatic drainage is an effective remedy for the reduction of disturbances in the lymphatic system. Lymphedema is considered a complication after surgery in cases of breast cancer, resulting in considerable reduction in the diameter of lymphedema when the treatment and maintenance are carried out correctly associated with exercise and wrapping the limb concerned. In edema generated by surgical trauma aesthetic was evident the effectiveness of maneuvering draining, especially in the immediate postoperative period in conjunction with

electrotherapy and ultrasound and endermologie. Keywords: Edema. Lymphedema. Manual lymphatic drainage. Treatment.

Introdução

Emil Vodder e sua esposa Estrid, desenvolveram a drenagem linfática manual na década de 30 utilizando-a de modo intuitivo, tratando pacientes com caso clínico de sinusite e gripe. Demais técnicas surgiram a partir Vodder, como Leduc, Földi, método Camargo e Marx e outras utilizando instrumentos para realização da mesma como Godoy.

Suas manobras estimulam a circulação linfática quando realizadas sobre o trajeto linfático, induzindo a retirada de macromoléculas do interstício direcionando-os para a circulação sanguínea. Uma de suas principais funções é promover a redução do linfedema e edema, sendo muito comumente encontrado em quadros de fibro edema gelóide (FEG), pós operatório de lipoaspiração, dentre outras cirurgias plásticas, como, por exemplo, abdomnoplastias, mamoplastias, colocação de próteses de silicone, podendo ser associada a recursos fisioterapêuticos como o ultrassom, endermoterapia, favorecendo a recuperação do paciente de modo mais efetivo.

No tratamento do câncer de mama, o linfedema é uma complicação que pode ocorrer após a mastectomia em todos os níveis, sendo as manobras manuais de drenagem e suas variantes como auto-massagem ou mesmo massagem linfática, benéficas quando utilizadas em parceria com outros procedimentos como a cinesioterapia e a bandagem compressiva, diminuindo e controlando o edema linfático.

O fisioterapeuta é um dos profissionais capacitados para tratar os

pacientes com as mais diversas patologias que geram edema e linfedema.

O objetivo do presente estudo é, através de uma revisão bibliográfica, apresentar a drenagem linfática manual como recurso terapêutico, atuando ou não com outras técnicas para minimizar as seqüelas de edema e edema linfático.

Desenvolvimento

Um novo método de drenagem linfática manual baseada na técnica de Vodder utiliza roletes no sentido do fluxo linfático. Ela valoriza o estímulo na região cervical como parte importante da abordagem dos pacientes. Quanto aos possíveis mecanismos de ação desse estímulo, há a hipótese que ele interfira com a estimulação dos linfangions através do sistema nervoso. Foi observado que deve-se eliminar os movimentos circulares da técnica convencional e preconizar movimentos mais objetivos, seguindo as regras da hidrodinâmica, anatomia e da fisiologia do sistema linfático. Deve-se ter atenção na aplicação do procedimento sobre os linfonodos para não lesar os mesmos, podendo haver associação da técnica com outros procedimentos no tratamento do linfedema (GODOY; GODOY 2004).

O conhecimento mais profundo do trajeto linfático colabora para o emprego correto do tratamento. Bassalobre et al (2006), no Mato Grosso do Sul entre dezembro de 2005 e fevereiro de 2006, fizeram um estudo de caso, onde uma paciente de 30 anos foi submetida três vezes ao exame de linfocintilografia, uma semana antes da cirurgia e 30 e 72 dias após uma lipoabdomnoplastia. Os resultados demonstraram que no exame anterior à cirurgia, havia presença de

gânglios linfáticos inguinais e ausência dos axilares, já 30 e 72 dias após a cirurgia, foi constatado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com