TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEcnico

Trabalho Escolar: TEcnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  5.464 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO PARA A P1

1- Porque os problemas econômicos fundamentais (o que, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos produtivos escassos?

R: Porque em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos,enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Com isso, há anecessidade de escolher entre alternativas de produção e distribuição dos resultados. Talescolha leva às questões referidas de O que e quanto produzir (dada a escassez, nemtodos os bens poderão ser fabricados e mesmo a quantidade dos bens a serem fabricadosserá limitada pela disponibilidade de fatores de produção); Como produzir ( a sociedadedeverá escolher, dados os fatores de produção - insumos produtivos e tecnologia -disponíveis, o método que maximiza o produto e minimiza o custo de produção) efinalmente para quem produzir (qual o mecanismo de repartição do produto)

2- Quais as principais diferenças entre uma economia de mercado e uma economia centralizada?

Chamamos Economia de Mercado a lago que, em diferentes interpretações teóricas, tem sido designado por capitalismo. Ou seja, é caracterizado pelo funcionamento de um sistema econômico, baseado na propriedade privada dos meios de produção, na livre concorrência, na liberdade de exercício de uma atividade econômica e no equilíbrio dos mercados através das leis da oferta e da demanda ( procura).

Por uma Economia Centralizada ou de Direção Central, entende-se a denominação dada às economias comunistas, por oposição à descentralização que caracteriza as economias capitalistas ou de mercado. Distingue-se pela propriedade estatal dos meios de produção e pela planificação centralizada da economia nacional.

O Estado,por meio de órgãos especializados, administra a produção em geral, determinando seus meios, objetivos e prazos de concretização; organiza os processos e métodos de emprego dos fatores de produção; controla de forma rígida os custos e preços dos produtos; controla ainda os mecanismos da distribuição e dimensiona o consumo. Isto tudo através de um Planejamento muito rigoroso, com objetivos muito bem definidos que eram, periodicamente avaliados. Com a queda dos países de leste, praticamente desapareceram as economias de Direção Central, subsistindo hoje a China e a Coreia do Norte, se bem que a China funcionando com os dois sistemas, seja um caso mais particular.

A principal critica que se faz a uma economia centralizada é ao fato de coartar a iniciativa e a liberdade criadora do indivíduo, sujeitando este a uma massificação imposto pelas elites autoritárias do regime comunista.

3- O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?

R: A Curva de Possibilidade de Produção (CPP) mostra como o produto potencial deuma economia (ou produto de pleno emprego) pode ser repartido nos diferentes produtos e, assim, o

trade-off

entre produções distintas, ou seja, dada produção atual, oquanto a sociedade tem que abrir mão de determinado bem para poder produzir, econseqüentemente consumir, mais do(s) outro(s) bem(ns)

4- Explique o formato da curva de possibilidades de produção. Qual seria esse formato se os custos de oportunidade fossem constantes?

A curva de possibilidades de produção (CPP) representa, de forma simplificada, as

possíveis alternativas de produção em uma economia, dada a disponibilidade de recursos

produtivos, ou seja, um tradeo!. Supõe-se que haja apenas dois tipos de bens, A e B, cujas

quantidades são medidas em dois eixos de coordenadas. A quantidade máxima que pode ser

produzida de A (produção de B = 0), medida em um dos eixos, determina o ponto extremo C da

curva; analogamente, a produção máxima de B, medida no outro eixo (produção de A = 0), marca o

outro extremo da CPP, o ponto D. Os pontos intermediários da curva (como o ponto E, por

exemplo) mostram as possibilidades de produção simultânea de A e B: cada ponto indica, dada a

produção A, qual o máximo de B que pode ser produzido, e vice-versa

5- Explique o que vem a ser argumentos positivos e argumentos normativos em Economia.

Os argumentos positivos dizem respeito ao que "é, foi ou será". Desse modo, qualquer rejeição sobre as suas validades pode ser apropriadamente confrontada com os fatos da realidade. Os argumentos normativos dizem respeito ao que "deveria ser". As rejeições a tais argumentos não podem ser confrontadas com Os fatos da realidade objetivos. Isso porque os argumentos normativos são impregnados de critérios filosóficos, religiosos ou culturais. Eles são apresentados sob juízos de valores que procuram infundir a idéia do que é bom ou do que é ruim, logo, carregados de valores subjetivos

6- Qual o papel dos preços relativos na análise microeconômica?

R: Os preços relativos têm papel fundamental, pois a escolha dos agentes econômicos é baseada nas diferenças de preços dos bens (os preços relativos entre os diferentes bens e serviços) e não nos preços absolutos.

7- No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese coeteris paribus?

R: Num contexto de equilíbrio parcial, no qual observamos apenas a oferta e a demanda de um determinado mercado, utilizamos esta hipótese para que alterações em outras partes da economia não interfiram na nossa análise de forma a alterar o equilíbrio. Com isso, obtemos um estudo mais simples e objetivo das variáveis que influenciam mais diretamente o comportamento dos agentes econômicos neste mercado (obtemos um efeito “puro” ou “líquido” de cada uma dessas variáveis).

8- Qual o principal campo de atuação da teoria microeconômica?

R: Os campos de atuação da Teoria Microeconômica, preocupada na determinação do preço de bens e serviços e dos fatores de produção, estão relacionados ao planejamento estratégico das empresas, bem como à política e programação econômica do setor público.

9- Como se divide o estudo microeconômico?

R: A teoria microeconômica se divide em:

1) Análise da Demanda: Na qual temos

1.1) Teoria do consumidor:

1.2) Teoria da Demanda de Mercado

2) Análise da Oferta: Baseada na Teoria da Produção

3) Análise das Estruturas de Mercado

4) Equilíbrio Geral

10- Conceitue a função demanda. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria?

Demanda é a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. Depende de variáveis como seu próprio preço, o custo dos fatores de produção e das metas dos empresários

11- Explique e ilustre graficamente o que ocorre com o equilíbrio de mercado nos seguintes casos:

i) Aumento do preço de um bem complementar;

ii) Diminuição do preço de um bem substituto, no consumo;

iii) Diminuição na renda dos consumidores, de um bem normal;

iv) Aumento da renda dos consumidores, de um bem inferior;

v) Diminuição no custo da mão de obra.

...

Baixar como  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »