TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO CONCEITOS BÁSICOS DE ANATOMIA HUMANA

Por:   •  9/11/2020  •  Resenha  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

POSIÇÃO ANATÔMICA[pic 1]

É uma posição de referência da anatomia humana e seguimento do corpo.

- Topografia: é localização de uma estrutura anatômica (osso) no corpo humano. Faz necessário subdividir o corpo humano em seguimentos como: cabeça; pescoço; tronco que inclui a região torácica e abdominal; cintura escapulares, ou seja, ombros, cintura pélvica, ou seja, os ossos ilíacos também chamados de bacia, e os apêndices que inclui os membros superiores e inferiores. (para facilitar o entendimento, pense que são grupos do corpo humano)

- Posicionamento: É como o osso se posiciona no mesmo seguimento. Ex: a topografia do fêmur fica na coxa, e como ele se posiciona? Com isso quer dizer de qual a parte fica pra cima, pra baixo, para frente, para trás.

CONCEITOS BÁSICOS DE ANATOMIA HUMANA

Normalidade: na anatomia e fisiologia, entende-se por normalidade, como um padrão que se encontra com maior frequência no corpo, uma vez que cada indivíduo possui diferenças, como por exemplo, a cor do olho, pode ser verde, azul ou preto, todavia, a referida cor não traz nenhuma perda de função, ou seja, a visão.

Variação anatômica: são todas as diferenças entre indivíduos da mesma espécie, desde que não haja prejuízo da função. Exemplos 1: A cor dos olhos.

Exemplo 2: O coração, se sair mais vasos que o normal, porém se chegar sangue a todas as partes do corpo, isso é considerado apenas uma variação anatômica, uma vez que não houve prejuízo da função.

Anomalia: são todas as diferenças entre indivíduos da mesma espécie, com prejuízo de função. Exemplo: uma criança nascer sem a mão, braço ou perna.

Podem haver prejuízos muito ou pouco significativo.

Monstruosidade: são todas as diferenças entre indivíduos da mesma espécie, o indivíduo torna-se incompatível com a vida. Exemplo: anencefalia, a criança que nasce sem cérebro.


PLANOS DE LIMITAÇÃO[pic 2]

  1. Superior, Craniano ou Cefálico (Sinônimos)
  2. Inferior, Podálico ou Caudal (Sinônimos)
  3. Plano Lateral Esquerdo e Direito
  4. Posterior ou Dorsal
  5. Anterior ou Ventral

PLANOS DE SECÇÃO – (SENTIDOS DE CORTES)[pic 3]


PLANOS E EIXOS DE MOVIMENTO[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

TERMOS DE POSICIONAMENTO

CRANIANO / PODÁLICO - refere-se a uma estrutura comparada a outra, onde pode ser superior ou inferior, estar acima  ou abaixo do plano craniano ou podálico)

VENTRAL / DORSAL - a estrutura pode estar localizada ventralmente/anteriormente ou dorsalmente/posteriormente)[pic 9]

LATERIAL / MEDIAL - medial refere-se ao meio do corpo)

MÉDIO OU INTERMÉDIO - refere-se entre estar no meio de duas coisas, exemplo, as falanges dos dedos, representado em azul)

PROXIMAL E DISTAL – usados apenas para esqueleto arpendicular (proximal é mais próximo do tronto, e distal mais distante)

SUPERFICIAL / PROFUNDO – refere-se a estrutura mais próximas ou distantes da pele. (obs. Existem também a parte média, ou seja, entre o superficial e o profundo)


Acidentes ossos são algumas irregularidades no osso.Geralmente essas irregularidades recebem nomes próprios, por ter alguma função específica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (369.5 Kb)   docx (710.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com