TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Testes Ortopedicos

Dissertações: Testes Ortopedicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  2.662 Visualizações

Página 1 de 6

TESTES ORTOPÉDICOS - REGIÃO SACROILÍACA

TESTE DE COMPRESSÃO SACROILÍACA

Indicação:

Teste de alta especificidade para reprodução de dor de origem sacroilíaca. Posicionamento:

Paciente em decúbito ventral e examinador ao lado do paciente. Procedimento: O examinador coloca ambas as mãos na articulação sacroilíaca e palpa uma articulação de cada vez, sentindo sua mobilidade. Resultado positivo:

A reprodução da dor durante a palpação indica síndrome sacroilíaca.

TESTE DE GAENSLEN

Indicação:

Avalia alterações na articulação sacroilíaca, no quadril, nervo femoral e músculo íliopsoas. Posicionamento:

Paciente em decúbito dorsal, próximo à borda da maca do lado a ser testado de forma que sua coxa penda para fora da maca Procedimento: O examinador instrui o paciente a aproximar o joelho do tórax no lado não afetado. Simultaneamente o examinador aplica pressão sobre a coxa afetada levando a mesma a hiperextensão do quadril. Resultado positivo:

Dor no lado testado indica entorse de ligamento ou processo inflamatório na articulação sacroilíaca. Dor na região inguinal sugere distensão dos adutores da coxa. O encurtamento do músculo reto femoral é observado se o joelho da perna com extensão do quadril está flexionado a menos de 90°. Encurtamento do iliopsoas é detectado com a diminuição da extensão do quadril e dor neurológica na face anterior da coxa denota tração sobre o nervo femoral.

TESTE DE HIBBS

Indicação:

Avalia sintoma radicular e mecânico na região lombar, sacroilíaca e quadril.

Posicionamento:

Paciente em decúbito ventral e examinador ao lado do mesmo. Procedimento:

O examinador posiciona a perna do paciente flexionada até a nádega e move para fora, rotacionando medialmente o quadril. Resultado positivo:

Dor na região sacroilíaca indica alteração local, sintomas na região do quadril sugere entorse ou artrite local. Dor radicular indica síndrome do piriforme ou comprometimento do nervo ciático.

TESTE DE LAGUERRE

Indicação:

Teste diferencial para acometimento sacroilíaco e região do quadril. Posicionamento:

Paciente em decúbito dorsal e examinador do lado acometido. Procedimento:

O examinador executa movimentos rotacionais, de flexão e abdução do membro acometido e no final de cada de cada movimento adiciona pressão. Resultado positivo:

Se os sintomas reproduzirem-se na região sacroilíaca indica instabilidade articular, artrite no quadril ou infecção.

TESTE DE ESTIRAMENTO DO NERVO FEMORAL (Lasegue invertido)

Indicação:

Teste indicado para testar os ligamentos anteriores da articulação sacroilíaca .Irritação das raízes nervosas que constituem o nervo femoral (L1-L2-L3-L4)

Principalmente L4 acometida em herniações L3-L4

Posicionamento:

Paciente em decúbito ventral e o examinador do lado contralateral ao membro acometido. Procedimento:

O examinador flexiona a perna do paciente e estende a coxa. Em seguida hiperestende o quadril levantando a coxa da maca, enquanto mantém pressão sobre a articulação sacroilíaca. Finaliza o teste estendendo o quadril do paciente. Resultado positivo:

Sintomas no lado testado sugere entorse ligamentar, na face anterior da coxa, estiramento do nervo femoral e na região lombar processo inflamatório nos componentes locais.

Achados necessitam ser diferenciados de :

-Sindrome sacro-ilíaca

-Encurtamento de quadriceps

TESTES ORTOPÉDICOS - COLUNA LOMBAR

TESTE DE ESTIRAMENTO DO NERVO FEMORAL

Indicação:

Testa raízes nervosas do nervo femoral, especialmente L4. Posicionamento:

Paciente em decúbito ventral e o examinador ao lado da maca. Procedimento: Com o paciente em decúbito ventral o joelho é flexionado a 90°,mesmo tempo que o examinador estabiliza a pelve do mesmo e realiza extensão gradual do quadril. Resultado positivo:

O teste é considerado positivo para irritação do nervo femoral, na presença de dor com característica neurológica na região anterior da coxa.

TESTE DE FLEXÃO E EXTENSÃO DO TRONCO

Indicação:

O teste distingue comprometimento discal ou facetário. Posicionamento:

Paciente em pé e examinador ao lado do mesmo. Procedimento: O paciente é instruído a realizar a flexão do tronco por 10 vezes. Em seguida é orientado a realizar o movimento contrário, de extensão com 10 repetições. Resultado positivo: Sintomas de irradiação periférica que se agravam no final da flexão e durante as demais repetições sugere comprometimento discal.

Dor a extensão especialmente durante os movimentos que se repetem, sugere instabilidade vertebral, espondilolistese e estenose do canal vertebral ou síndrome facetaria.

TESTE DE KEMPS

Indicação: Este teste visa reproduzir sintomas radiculares nas condições de compressão neural, e dor nos casos de Síndrome facetaria, espondilolistese e dor discogênica comprimindo os elementos discais posteriores. Posicionamento: O Examinador está atrás do paciente, que está sentado ou em pé, segurando os ombros do mesmo e assim controlando seus movimentos. Procedimento: O examinador estabiliza a EIPS do paciente com uma das mãos, e com a outra, abraçando os ombros do paciente, induz o movimento de extensão do tronco. Com uma das mãos o examinador realiza uma pressão sobre segmento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com