TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Perfil do Administrador

Por:   •  16/9/2017  •  Resenha  •  2.663 Palavras (11 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Pontifícia Universidade católica do rio de janeiro

Perfil do Administrador:

Ana Paula Vieira Sant’Ana Ferreira

Juliana Guimarães Lourenço
Tayane Miranda Moreira

Relatório Final de Integradora I

Centro de ciências sociais - CCS

Departamento de Administração

Graduação em Administração de Empresas

Rio de Janeiro, Setembro de 2016.


[pic 2]

Nome dos autores (ordem alfabética)

Participação de cada autor (deve somar cem pontos)

Juliana Guimarães Lourenço

50%

Tayane Miranda

50%

Perfil do Administrador

Ana Paula Vieira Sant’Ana Ferreira

Relatório Final de Integradora I

Relatório da disciplina Integradora I, apresentada ao programa de graduação em Administração da PUC-Rio como requisito parcial para a aprovação na disciplina

Professor: João Renato de Souza Coelho Benazzi

Rio de Janeiro

Setembro de 2016.


Sumário

1 Conhecendo Ana Paula         1

1.1. Quem é Ana Paula        1

1.2. Os primeiros passos        1

1.3. Demais formações        2

2 Trajetória profissional        3

2.1. O primeiro emprego        3

2.2. Estágio        3

2.3. Empregos        3

2.4. Sobre o emprego atual        4

2.5. Principais desafios de sua função profissional atualmente        5

2.6. O que seria um dia típico de trabalho        5

2.7. Modificações na rotina de trabalho        5

3 Sob a ótica de Ana Paula        6

3.1. Características individuais essenciais        6

3.2. Os principais desafios do mundo administrativo        6

3.3. Sonhos profissionais        6

3.4. Conselhos        7

4 Referencial Teórico        8

5 Análise Crítica        10

6 Referências Bibliográficas        11



Lista de figuras

Figura 1: A Administradora Ana Paula Vieira Sant’Ana Ferreira        2



1. Conhecendo Ana Paula

Nesse capítulo iremos falar um pouco sobre a administradora entrevistada. Haverá um breve resumo sobre sua vida pessoal, um pouco da sua jornada, desde a sua escolha de cursar administração até a sua formação, seus cursos extracurriculares e sua especialização.

  1.  Quem é Ana Paula

A entrevistada, Ana Paula Sant’Ana, nasceu em 28 de agosto de 1981 (35 anos). Nasceu na cidade do Rio de Janeiro - RJ, onde morou a maior parte de sua vida.

[pic 3]

Figura 1: Administradora Ana Paula Viera Sant’Ana Ferreira

  1.  Os primeiros passos

Tudo começou com a escolha profissional que não foi nada fácil. No ensino médio, Paula queria cursar medicina e manteve esse desejo até o vestibular. Influenciada, não apenas pelo sonho de criança, mas também por seu namorado, Marcos Ferreira, que queria o mesmo curso, Ana prestou vestibular para a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF). Passou para UERJ e UFRJ, mas optou pela UFRJ onde fez até o terceiro período. Após esse um ano e meio, descobriu que a medicina não a completava, trancou a faculdade e começou a trabalhar na loja de seus pais. Nessa loja, trabalhava na área administrativa, como era de pequeno porte e familiar, participava de todos os processos da empresa. Apaixonou-se por administrar e decidiu começar a estudar a área. Na hora de escolher onde cursar, Ana Paula se deparou com mais um problema, na maioria das faculdades públicas o curso era em período integral e ela não queria largar o emprego. Por isso, optou por um curso técnico em Administração no Senac, que ficava bem perto de seu trabalho e casa. Ela concluiu o curso no ano de 2003.

Com o passar do tempo, Paula percebeu que o curso técnico ainda não era suficiente, e ela queria mais. Por isso, decidiu cursar Administração em uma faculdade e, em 2008, concluiu sua graduação no Centro Universitário da Cidade.

  1.  Demais formações

Ana Paula Sant’Ana já era fluente na língua Inglesa e espanhola desde o período da infância/adolescência, mas quando terminou o seu curso técnico fez um curso de English Business na Cultura Inglesa. Além disso, possui domínio avançado no pacote Office, Html e SAP.

Em 2011, decidiu fazer pós-graduação em Gestão Ambiental na UFRJ, concluindo-a no ano de 2013. Paula decidiu fazer essa especialização porque assim que se graduou, ela observou que a maioria de seus colegas de faculdade optaram por fazer pós nas áreas de Recursos Humanos, Finanças e Marketing e com isso veio a percepção de um mercado saturado nessas áreas. Além disso, Ana queria expandir seus conhecimentos, sair um pouco dessas áreas convencionais. Na hora da escolha, além de levar em consideração seu gosto por leitura de tema sustentável, considerou também o crescimento da procura, por parte das empresas, de profissional formados nessa área.


2. Trajetória profissional  

A trajetória não foi fácil, passou por muitas reviravoltas e aprendizado. Trabalhou nas mais diversas áreas dentro do seu campo de formação. Apesar da conclusão de sua pós-graduação, Paula ainda não teve chances de atuar em sua área de especialização.

2.1. O primeiro emprego

Seu primeiro emprego foi na loja de seus pais que fechou quando ainda estava no curso técnico. No entanto, nessa loja Paula aprendeu muito. Ajudava seu pai na parte de finanças (contas a pagar, fornecedores, estoque, conta de clientes) e auxiliava sua mãe na parte das vendas dos produtos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (208.5 Kb)   docx (67.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com