TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento de agua

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 6

Sistema de tratamento da água

A água destinada ao consumo humano deve preencher condições mínimas para que possa ser ingerida ou utilizada para fins higiênicos, tais como estar isenta de microrganismos patogênicos e, com relação às substâncias orgânicas ou inorgânicas, os teores das mesmas não deverão ser prejudiciais ao ser humano.  A escolha de determinada tecnologia de tratamento deve, conduzir ao menor custo sem, contudo, deixar de lado a segurança na produção de água potável.  As tecnologias de tratamento podem ser divididas entre aquelas em que é utilizada a coagulação química e as que prescindem desse processo. De outra forma, a classificação das tecnologias de tratamento poderia ser feita em função da filtração, rápida ou lenta.

Finalidades do Tratamento : Visa a melhoria da qualidade da água para abastecimento.

Finalidades: Higiênica - Remoção de bactérias, elementos venenosos ou nocivos, mineralização excessiva, teores elevados de compostos orgânicos, protozoários e outros organismos; Estética - Correção da cor, turbidez, sabor , odor; Econômica - Redução da corrosividade, dureza, cor. turbidez, ferro, manganês, odor, sabor, etc.

Realiza tratamento completo : Coagulação, floculação, decantação, filtração,  desinfeção, fluoretação, correção do pH .

Pré-tratamento: Tem por objetivo separar da água a maior quantidade possível de materiais que, por sua natureza e tamanho, possam vir a criar problemas nos tratamentos posteriores.

As operações de pré-tratamento são as seguintes:  gradeamento;  desarenador; pré-decantação; desengordurador;  peneiração. Uma estação de tratamento pode ter uma ou várias destas operações, dependendo da sua importância e da qualidade da água bruta.

Gradeamento: Tem por objetivo proteger a estação da possível chegada de grandes objetos flutuantes capazes de provocar obstruções nas distintas unidades da estação, e, retirar facilmente os materiais volumosos arrastados pela água bruta que poderiam diminuir a eficácia dos tratamentos seguintes ou complicar a realização dos mesmos. A operação pode ser mais ou menos eficaz, dependendo do espaçamento entre os vãos das grades. Podem ser:  a) gradeamento  fino, com uma separação de 3 a 10 mm;  b) gradeamento médio, com uma separação de 10 a 25 mm; c) pré-gradeamento, com uma separação de 30 a 100 mm.

 Desarenador: O desarenador tem por objetivo extrair da água bruta a areia e as partículas minerais mais ou menos finas, com o intuito de evitar que se produzam sedimentos nos canais e tubulações, para proteger as bombas e outros aparelhos contra a abrasão e para evitar a sobrecarga nas fases posteriores do tratamento. O desarenador se refere normalmente a partículas superiores a 200 micras. Uma granulometria inferior corresponde aos processos de pré-decantação e decantação.

Pré-decantação: A pré-decantação é uma operação que se efetua em águas  com altas mudanças de turbidez e tem por objetivo eliminar a areia fina e o barro da água.O rendimento de um pré-decantador é de 65 a 80% em média, porém quando adiciona-se algum reagente (em períodos de alta turbidez) se alcança um rendimento entre 75 a 98%.  A remoção do lodo pode ser feita diretamente por bombas aspirantes, montadas sobre uma ponte giratória de movimento alternado ou por um bombeamento contínuo de uma ou mais fossas nas quais chega o lodo por um braço mecânico do fundo do decantador.

Desengordurador: Tem por objetivo separar os óleos e graxas, a fim de evitar que estas substâncias sejam levadas até a estação de tratamento.

Peneiração: É uma filtração sobre tela que se utiliza em numerosos campos do tratamento da água. Segundo as dimensões das malhas das telas, se distinguem a macro (materiais em suspensão como resíduos vegetais, insetos) e a micro (suspensão mto pqnas) peneiração.

Processos para tirar sabor e odor: Principais causas de gostos e odores: algas, despejos industriais, esgotos, gases dissolvidos e matéria mineral dissolvida. A) aeração; B) pré-cloração; C) carvão ativado; D) Uso de sulfato de cobre.

AERAÇÃO : é o processo pelo qual a área de contato entre a água e o ar é aumentada, de modo a facilitar o intercâmbio ou troca de gases e substâncias voláteis entre a água e o ar. A aeração, de um modo geral, é praticada por três razões: 1) Remoção de gases dissolvidos:   a. gás carbônico naturalmente presente na água; b. gás sulfídrico decorrente da putrefação ou fermentação dos depósitos orgânicos putrescíveis ou fermentáveis do fundo dos reservatórios; c. cloro em excesso (da supercloração). 2) Introdução, na água, de oxigênio do ar: a. a fim de oxidar ferro e manganês, cuja remoção será feita pela decantação e filtração (desta maneira também se reduz o gosto devido ao ferro e manganês); b. para adição do oxigênio à água fervida ou destilada. 3) Remoção de substâncias causadoras de gostos e odores: a. substâncias oleaginosas); b. gás sulfídrico; c. sabores devido ao ferro e manganês; d. decomposição da  matéria orgânica (queima).

Controle do processo de aeração: Esse controle consiste em se determinar a concentração de oxigênio dissolvido, gás carbônico livre, gás sulfídrico e valor do pH. O processo de aeração será satisfatório  se as três condições seguintes ocorrerem simultaneamente: quando a concentração de oxigênio dissolvido estiver entre 7 e 10 ppm;  quando a de gás carbônico estiver entre 3 e 5 ppm; quando houver ausência completa de gás sulfídrico.

Pré-cloração: Remoção de sabor e odor. Em geral, após o uso de uma pré-cloração, a água passa por um leito de carvão ativado para a remover o excesso de cloro;  Este processo é muito questionável pois a desinfecção por pré-cloração em água de abastecimento público é inviável por apresentar grande quantidade de matéria orgânica, podendo produzir THM (trihalometanos) em valores superiores aos permitidos pela legislação vigente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (211.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com