TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIDA ATIVA

Artigo: VIDA ATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 3

Generalidades sobre Embriologia

Após a ovulação, o óvulo liberado apresenta-se como uma célula esférica cuja membrana plasmática está envolta pela zona pelúcida, composta por mucopolissacarídeos (rico em glicoproteínas). Envolta desta estrutura, ainda aglomeram-se células formando a corona radiada. O óvulo é atraído para a tuba uterina e começa a ser transportado, através de movimentos ciliares e contrações musculares, em direção à cavidade uterina.

Os espermatozóides, por sua vez, depois de ejaculados na vagina, percorrem aproximadamente 15 cm até chegarem ao ponto de encontro com o óvulo na porção superior da tuba uterina. Dos 300 a 400 milhões de espermatozóides ejaculados, poucos conseguem atingir a tuba uterina e destes apenas alguns entram em contato com o óvulo.

A fecundação (também chamada fertilização ou concepção) se dá quando o espermatozóide penetra no óvulo. Este processo é composto pelas seguintes etapas: 1) passagem dos espermatozóides pela corona radiada; 2) passagem através da zona pelúcida; 3) fusão da membrana plasmática do óvulo e do espermatozóide; 4) penetração do espermatozóide fecundante no óvulo.

Após a fusão dos gametas, uma série de alterações ocorre na periferia do citoplasma ovular para impedir a penetração de outros espermatozóides e, consequentemente, bloquear a poliespermia. Uma delas e a ativação do ovo, que consiste em um conjunto de modificações celulares e moleculares relacionadas ao início da embriogênese. O pró-núcleo feminino (núcleo do óvulo) e pró-núcleo masculino (núcleo do espermatozóide), ambos aplóides (com 23 cromossomos cada), perdem suas membranas e se aproximam, associando os genomas maternos e paternos, para formar a placa equatorial novamente diplóide (46 cromossomos) e iniciar a primeira divisão celular de segmentação dando origem as duas primeiras células do embrião. Estas células são denominadas de blastômeros. Isso ocorre dentro das 24 ou 30 horas após a fecundação. Daí em diante, as mitoses se sucedem rapidamente, formando uma massa de células de superfície irregular que recebe o nome de mórula.

Nestes primeiros dias de desenvolvimento, o ovo é levado passivamente através da tuba uterina em direção ao útero sendo protegido e mantido pelas secreções produzidas pelo epitélio tubário já que ainda não estabeleceu nenhuma ligação direta com o organismo materno, o que deve ocorrer entre o sexto e oitavo dias após a fecundação.

Durante a passagem pela tuba o ovo absorve líquidos através da membrana pelúcida que provoca a dissociação das células mais centrais da mórula onde se acumula formando uma cavidade no centro do maciço celular que constituía a mórula. Assim o volume do ovo aumenta e a membrana pelúcida acaba por romper-se. Com a formação desta cavidade o ovo passa a se chamar blástula. A blástula é formada por uma cavidade, a blastocele; uma parede celular, o trofoblasto, que mais tarde representará papel importante na nutrição do embrião; e um pequeno maciço celular preso a um dos pólos da vesícula denominado nó embrionário (embrioblasto ou massa celular interna) de onde se originarão todas as células que formarão o embrião propriamente dito.

É na passagem de mórula para blástula que o ovo chega à cavidade uterina, com idade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com