TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vias de Administração Farmacologia

Por:   •  1/4/2022  •  Resenha  •  2.634 Palavras (11 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACID[pic 1]

CURSO DE MEDICINA

 DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA

CARLOS EDUARDO LIMA ALENCAR

RENNAN ROCHA MONTEIRO

VIAS DE ADMINITRAÇÃO DE MEDICAMENTOS

PROF. DRA. MAYARA LADEIRA COÊLHO

TERESINA-PI

2022


CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACID[pic 2]

CURSO DE MEDICINA

 DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA

CARLOS EDUARDO LIMA ALENCAR

RENNAN ROCHA MONTEIRO

INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA

Relatório nº 3 apresentado a disciplina de farmacologia como registro de aula prática do dia 25 de março de 2022 da professora Mayara Ladeira

TERESINA-PI

2022


[pic 3]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ........................................................................3
  2. MÉTODOLOGIA.......................................................................5
  3. RESULTADO E DISCUSSÃO .................................................6
  4. CONCLUSÃO ........................................................................13
  5. BIBLIOGRÁFIA ......................................................................14


1 INTRODUÇÃO

Uma interação medicamentosa é um evento clínico no qual a ação de um medicamento é alterada pela presença de outro medicamento, alimento, bebida ou certos agentes químicos ambientais. Esta é uma causa comum de efeitos adversos. Quando duas drogas são administradas a um paciente ao mesmo tempo, elas podem agir de forma independente ou interagir, com uma ou outra tendo um efeito terapêutico ou tóxico aumentado ou diminuído.

Existem interações benéficas e muito úteis, como a co-prescrição deliberada de anti-hipertensivos e diuréticos, onde o último aumenta o efeito do primeiro, reduzindo a falsa tolerância do primeiro. Presume-se que os problemas sejam maiores em adultos mais velhos porque a idade afeta a função renal e hepática, de modo que muitos medicamentos são excretados do corpo muito mais lentamente. (HOEFLER, 2005)

Essa interação é uma reação farmacológica na qual os efeitos de um ou mais medicamentos são alterados pela administração. Uso concomitante ou prévio de outros medicamentos. As interações medicamentosas dependem de muitas variáveis, como a condição clínica do paciente, a quantidade e a natureza do medicamento, e a situação é agravada pelo fato de os profissionais de saúde não entenderem como esses medicamentos funcionam.

Alguns erros estão relacionados ao uso de medicamentos: interações medicamentosas, eventos adversos, reações alérgicas e erros de medicação. Os erros mais comumente relatados em serviços de emergência estão relacionados a eventos adversos relacionado a drogas. No entanto, pode causar doenças e morte, tornando-se um fardo econômico para a sociedade. Embora o uso de vários medicamentos ao mesmo tempo muitas vezes aumente sua eficácia no tratamento, algumas combinações são prejudiciais e podem aumentar o risco de interações medicamentosas. (OKUNO, 2013)

As interações podem afetar a absorção, distribuição, efeito nos receptores, metabolismo ou excreção, o que pode ser benéfico ou perigoso. pode variar de pessoa para pessoa e de espécie para espécie disponível a partir de importância clínica primária ou não importante neste campo. Existem muitos fatores que podem afetar a resposta a um medicamento. Tem sido relatado que alguns pacientes são propensos a reações adversas.

Fatores genéticos, idade, saúde geral, função renal e hepática, consumo de álcool, tabagismo, dieta e fatores ambientais podem afetar a suscetibilidade às interações medicamentosas. Algumas interações medicamentosas têm potencial para causar danos permanentes, e muitas são a causa da deterioração clínica dos pacientes - hospitalizações, aumento na estadia, enquanto outras são leves e não requerem medidas especiais. (SEHN, 2003)

Interações indesejáveis ​​podem ocorrer, e a eficácia de medicamentos e nutrientes pode ser aumentada ou diminuída. As interações alimento-medicamento são consideradas quando alimentos ou nutrientes alteram a eficácia de um medicamento ou quando o estado nutricional de um indivíduo é perturbado. Portanto, não apenas os medicamentos interferem na absorção e utilização de nutrientes, mas alguns alimentos e nutrientes também podem interferir em seus efeitos.

As interações podem ocorrer durante a administração de medicamentos e alimentos, durante o processo digestivo ou durante a subsequente distribuição ou eliminação de medicamentos. A maioria dos medicamentos e nutrientes são absorvidos no intestino delgado. As interações fármaco-nutriente podem alterar essa absorção reduzindo o tempo de esvaziamento gastrointestinal e a formação de quelatos, que surgem de reações entre cátions metálicos e estão presentes em matrizes alimentares, como os fármacos, devido às suas propriedades físico-químicas, e alterações na gordura, gordura vitaminas solúveis e absorção de colesterol devido a danos na mucosa intestinal. (GUIMARÃES DE SOUSA, 2013)

A realização dessa prática tem como objetivo analisar as interações medicamentosas entre os fármacos de uma prescrição médica, compreender a classificação das interações medicamentosas e entender a conduta adequada para cada grau de gravidadepara verificar porque podem afetar o funcionamento do medicamento alterando os níveis de medicamentos no sangue além de colocar em risco o paciente sobre efeitos colaterais e toxicidade podendo assim piorar uma condição médica em que o paciente já possa ter.


2 METODOLOGIA

Materiais utilizados:

  • Computador
  • Prescrição médica e a dosagem de devidos medicamentos
  • Site eletrônico:  www.drugs.com

Durante a realização dessa prática, utilizou-se a plataforma www.drugs.com para o cadastro dos alunos, e a prescrição médica de um(a) paciente com suas respectivas dosagens, para assim realizar as interações medicamentosas na plataforma do site. No banco de dados foi utilizados os medicamentos: dipirona, bromoprida (metoclopramida), glicose, insulina regular, omeprazol cápsula, morfina, lactulose, rifampicina, isoniazida, pirazimida, etambutol, heparina, morfina, ácido fólico. Podendo assim realizar suas interações entre si para observar as alterações que o fármaco pode afetar devido suas propriedades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (127.7 Kb)   docx (561.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com