TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitaminas Do Complexo B

Exames: Vitaminas Do Complexo B. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  2.457 Palavras (10 Páginas)  •  1.274 Visualizações

Página 1 de 10

Anhanguera Educacional

Faculdade Anhanguera de Anápolis

Curso de Farmácia

Vitaminas do Complexo B

Sabrina Ayumi R. Hangui

Gustavo Milanez

Anápolis

2013

Introdução

“Elementos nutritivos essenciais para a vida (VITA), que na sua maioria possuem na sua estrutura compostos nitrogenados (AMINAS)”.

As vitaminas são moléculas orgânicas capazes desempenhar uma série de funções no organismo. A de maior importância é a de servir como cofatores em reações enzimáticas. Uma das principais características das vitaminas é a de não serem, na maioria das vezes, sintetizadas no nosso organismo. Logo, precisam ser incluídas na dieta. Dividem-se em dois grandes grupos, as hidrossolúveis e as lipossolúveis.

Essa divisão também corresponde às funções desempenhadas pelas vitaminas, especialmente às das hidrossolúveis. Como o próprio nome diz, são as solúveis em água. Excretadas pela urina em pequenas quantidades, não são armazenadas no organismo em quantidades apreciáveis. Incluem a vitamina C e as do complexo B, que serão mais bem abordadas neste trabalho.

De uma maneira geral as vitaminas do complexo B trabalham juntas para proporcionar vários benefícios à saúde do corpo. Elas apoiam e elevam a taxa de metabolismo, melhoram as funções dos sistemas imunológico e nervoso, mantem o tônus muscular e pele saudável e promovem o crescimento e divisão celular, incluindo das células sanguíneas vermelhas prevenindo assim, anemia. Também ajudam a combater os sintomas e causas do estresse, depressão e doenças cardiovasculares.

Vitaminas do Complexo B

Tiamina (Vitamina B1)

Foi a primeira vitamina descoberta, isolada em 1912. Já foi conhecida por vitamina F. É composta por uma pirimidina substituída e um componente tiazol.

Possui as seguintes funções: Atua como coenzima de vários sistemas enzimáticos que catalisam reações de descarboxilação oxidativa, participando do Ciclo de Krebs na via das pentoses fosfatadas. Desempenham um papel fundamental no metabolismo oxidativo de glicídeos e lipídeos, sendo importantes para a produção de energia no organismo. Importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração e melhora a atitude mental e o raciocínio.

A necessidade de tiamina na dieta é proporcional à ingestão calórica da dieta e para um adulto normal fica em torno de 1,0 a 1,5 mg por dia. Porém, sua ingestão é diretamente proporcional à ingestão de carboidratos.

A tiamina é produzida por bactérias, leveduras e vegetais. Principais fontes da vitamina é o arroz integral, aveia, amendoim, castanha-do-pará, lêvedo de Cerveja e gema de ovo. Porém é encontrada em sua forma inativa. Sendo assim, quando ingerida com os alimentos, vai para o fígado sendo transformada em pirofosfato de tiamina (TPP) pela união de 2 fosfatos. O TPP é sua forma ativa.

Riboflavina (Vitamina B2)

A vitamina B2 faz parte de um grupo de pigmentos amarelos denominados flavinas. Sua estrutura compreende uma base nitrogenada composta por três anéis de seis carbonos e dois nitrogênios, ligados à ribose. Foi descoberta pelo estudioso Wynter Blyth em 1879. Enquanto estudava a composição do leite de vaca, descobriu um pigmento amarelo brilhante e denominou de “lactocromo”. Depois novos nomes foram dados à vitamina, como lactoflavina, ovoflavina, hepatoflavina, verdoflavina e uroflavina, dependendo do material onde foi encontrada. Até chegar ao nome usado hoje.

Exerce funções como: Atua no metabolismo de lipídeos ena degradação de drogas e outros compostos xenobióticos. E principalmente, é precursora dos cofatores da cadeia transportadora de elétrons como a FAD (flavina adenina dinucleotídio) e FMN (flavina mononucleotídio), que servem como coenzimas em reações de oxirredução no metabolismo energético.

Pode-se encontrar a flavina em alimentos como o fígado, leite e derivados, e principalmente vegetais e frutas de cor verde-escura e pigmentação amarela. Produzida por leveduras e bactérias.

A ingestão média diária dessa vitamina é de 1,2 a 2,2 mg.

Niacina (Vitamina B3 – Ácido nicotínico)

Desde 1867 a vitamina B3 era conhecida pelos químicos como ácido nicotínico. Porém não está quimicamente relacionado com a nicotina do tabaco, não tendo nenhuma de suas propriedades fisiológicas. Portanto, é comumente chamada de nicotina.

É uma das vitaminas mais estáveis, resistente ao calor, à oxidação, mas ao cozinhar os alimentos parte dela é perdida. É absorvida no estômago e nos intestinos, sendo armazenada em todos os tecidos, e excretada na urina.

O termo Niacina se refere a dois compostos: o ácido nicotínico e a nicotinamida. Esta vitamina é precursora do NAD+ (nicotinamida adenina dinucleotídeo) e do NADP+ cofatores de enzimas muito importantes envolvidas em reações de oxirredução no metabolismo energético, responsáveis pela transferência de elétrons e hidrogênio de enzimas participantes do metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas. Além disso, a vitamina em questão ainda tem como função metabolismo de macronutrientes, produção de hormônios sexuais e síntese de glicogênio.

Adenina (Vitamina B4)

A Vitamina B4, também conhecida como adenina, é uma purina que possui uma grande variedade de papéis em bioquímica participando da respiração celular, na forma de adenosina trifosfato (ATP), dinucleotídeo nicotinamida-adenina (NAD) e dinucleotídeo flavina-adenina (FAD). Na síntese de proteínas participa como um componente químico do DNA e RNA. Também exerce a função de estimular a formação de algumas células do sangue, explicando assim o motivo pelo qual é indicada em casos de doenças que acometem esse fluido.

Sua fonte são alguns grãos de cereais, a levedura, o fígado, dentre outros alimentos.

Ácido pantotênico (Vitamina B5)

A vitamina B5 é o fator constituinte da coenzima A, que é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com