TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Água Na Avicultura

Trabalho Universitário: Água Na Avicultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 2

A avicultura consolidou-se como uma das mais importantes e eficientes atividades da agropecuária brasileira, atualmente o Brasil é o terceiro produtor mundial e líder em exportação, graças a investimentos constantes e expressivos em ambiência, sanidade, nutrição e manejo (BRASIL, 2013). Nos últimos anos, apesar de ter havido maior cuidado com a qualidade da água, como a adoção da cloração e o uso de sistemas de bebedouros tipo nipple, ainda há uma margem grande para melhorias (KRABBE e ROMANI, 2013).

A produção animal, em seus diversos segmentos e modalidades, guarda relação direta com a disponibilidade de recursos hídricos. Na avicultura industrial há a necessidade da disponibilidade de água em quantidade e qualidade adequadas para atendimento de todos os setores da cadeia produtiva (OLIVEIRA, 2010). Para a produção, a campo, de 1 kg de carne de frango são necessários 8,2 L de água. Entretanto, o processo de industrialização dessa carne consome praticamente o dobro deste valor; o gasto no frigorifico de aves é de 16, 03 litros/kg de carne de frango (BELLAVER e OLIVEIRA, 2009).

A escassez de água potável desperta uma grande preocupação na sociedade, principalmente, pela certeza que sem esta a vida se inviabiliza. Como toda criação pecuária, a avicultura é muito dependente da água, portanto, no planejamento da atividade avícola, deve-se ter ciência da importância do recurso para a atividade e para os cuidados quanto ao seu gerenciamento, para que este não se torne limitante quantitativo e qualitativo, bem como motivo de conflitos com a comunidade (PALHARES, 2011).

Na avicultura deve-se dar à água a mesma importância a que se dá a outros fatores como instalações, alimentação e manejo. As aves de produção necessitam de grande quantidade de água para seu desenvolvimento e bem-estar (SOARES, 2010). Além da água para dessedentação, também se deve considerar a água como insumo para o manejo da vacinação, limpeza, controle térmico do ambiente e desinfecção de equipamentos e instalações (GAMA et al, 2008).

A água é insubstituível para o organismo das aves, em virtude das funções que ela exerce no metabolismo e a medida do consumo diário tornou-se parâmetro de saúde e bem estar (PENZ, 2003). É um nutriente essencial e consumido em grande quantidade, portanto é de fundamental importância o uso racional da água de boa qualidade física, química e microbiológica (AMARAL, 2004).

Quando utilizada no manejo das aves, o uso de água de qualidade duvidosa interfere no bem-estar, nos índices zootécnicos e na disseminação de enfermidades, acarretando graves prejuízos econômicos, além de carrear agentes patogênicos de doenças de interesse em saúde pública (SOARES, 2010) .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com