TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fisiologia Humana II

Por:   •  16/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

TGF-β (Fator de crescimento transformante beta)

O que são citocinas?

Citocinas são o termo geral para um grupo de proteínas envolvidas na emissão de sinais entre células e atuam como um grupo de imunomoduladores. As citocinas pró-inflamatórias atraem as células do sistema imunológico, que respondem aos patógenos invasores.

A TGF-β (Fator de crescimento transformante beta) é uma citocina pertencente a imunidade adquirida, que estimulam antígenos proteicos e são reguladoras.

Em 1983, os cientistas descobriram o TGF-β ao estudar o fator de crescimento derivado das plaquetas (PDGF) e o fator de crescimento epidérmico (EGF, TGF-α) porque ele pode "transformar" fibroblastos de rato.

Originalmente chamado de fator de crescimento de sarcoma (SGF), descobriu-se posteriormente que era composto por dois fatores diferentes: TGF-α e β.

A categoria de proteínas TGF-β produz uma série de efeitos muitas vezes opostos em diferentes células e tecidos do corpo.

Devido à complexidade de sua estrutura e função e à variabilidade de seus objetivos, sua ativação e modo de ação são parcialmente compreendidos.

A pesquisa atual com essas citocinas se concentra em seus receptores e vias de sinalização intercelular, comparando as atividades biológicas entre os tipos de células e rastreando seus efeitos fisiológicos e imunológicos.

O TGF-β é um grupo de proteínas extremamente complexas com variabilidade na nomenclatura, estrutura (isotipo), função celular, tipo de receptor e tipo de molécula de sinalização intracelular.

A família TGF-β contém até 100 proteínas diferentes, todas as quais têm pelo menos uma região com sequência de aminoácidos semelhante (homologia), especialmente o C-terminus.

As principais fontes de TGF-β incluem plaquetas, macrófagos, neutrófilos, ossos e tecidos moles, como placenta, rim, endométrio e células malignas que produzem efeitos autócrinos e parácrinos.

Funções fisiológicas

O TGF-β tem um efeito regulador em uma variedade de tipos de células. Regula a replicação e diferenciação celular, formação óssea, angiogênese, hematopoiese, progressão do ciclo celular e migração celular. Todos esses processos são importantes para o desenvolvimento do tecido e a cicatrização de feridas. Também regula muitos outros interruptores intracelulares.

O TGF-β estimula a síntese de colágeno e fibronectina, Proteoglicana, tenascina, trombospondina, inibidor do ativador do plasminogênio-1 e inibidor da metaloproteinase-1 tecidual. Estimula as células de origem mesenquimal e inibe significativamente a proliferação epitelial (anti-mitose). Ele induz a apoptose celular e controla a morfogênese, mediando a deposição e remodelação da matriz extracelular.

É também uma proteína neuroprotetora, que estimula a síntese do fator de crescimento do nervo em astrócitos em cultura e cérebros neonatais e evita a degradação e morte de neurônios isolados.

Conclusão:

Em vários estudos, a administração de TGF-β melhorou muito a reparação de tecidos danificados. Quando aplicado topicamente, pode melhorar a cicatrização de vários modelos de feridas, incluindo feridas de incisão e excisão, feridas perfuradas e úlceras.

O TGF-β realiza um papel significativo na patogênese de queloides e cicatrizes hipertróficas por diferentes meios moleculares. Desempenham um papel importante na formação e cicatrização óssea, e com a administração local de TGF-β aumenta-se a formação óssea e a formação da cartilagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (524.2 Kb)   docx (668 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com