TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do aleitamento materno até o 6° mês

Por:   •  6/6/2018  •  Tese  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

A importância do aleitamento materno até o 6° mês

The importance of breasfeeding in the first days of life

Bárbara Leslie Andrade de Paiva

Kaidely Pinheiro Torresn

RESUMO: O leite materno é de grande importância, pois no leite humano é encontrado todas as vitaminas e nutrientes que um bebe precisa para seu desenvolvimento, pois o leite humano possuem quantidades adequadas de ferro, suficiente para prevenir a anemia ferropriva até o 6° mês de vida, sem a necessidade de complementação vitamínica.    

Palavra-chave: leite materno exclusivo, composição, benefícios.

ABSTRACT:

Breast milk is of great importance because in human milk is found all the vitamins and nutrients that a baby needs for its development, since human milk has adequate amounts of iron sufficient to prevent iron deficiency anemia until the 6th month of life, without the need for vitamin supplementation.

Keywords: exclusive maternal leite, composition, benefits

  1. INTRODUÇÃO

A Organização Mundial da saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef) enfatizam que a forma mais segura, eficaz e completa de se alcançar o crescimento e o desenvolvimento adequados de uma criança ate o 6° mês de vida pós-natal é  garantindo-lhe o aleitamento materno exclusivo(AME) desde a primeira hora de vida extra-uterina. (SANTIAGO, 2009).

Conforme, Palmas (2006), o aleitamento materno deve ser de acordo com a vontade do bebe, pois é normal do recém-nascido mamar com frequência, sem horários. Além de a amamentação saciar a fome e a sede, também concede afeto. O aleitamento materno é um processo que envolve fatores fisiológicos, ambientais e emocionais ( VITOLO, 2008).

É importante que a criança esvazie uma mama e a troque pela outra na mesma mamada, pois o leite final da mamada –leite posterior- contém mais calorias e sacia a criança. (PALMAS,2006).  

Segundo, Wefforte (2009), o leite materno contém uma composição pronta de nutrientes. O seu perfil proteico, lipídico e de carboidratos preenche plenamente todas as necessidades das crianças, principalmente nos seus primeiros dias de vida, promovendo um crescimento saudável. (CALIL & FALCÃO, 2005)

  1. METODOLOGIA

  1. RESULTADOS

Na década de 1970 ouve uma histórica turbulência econômica no país, o que levou a população feminina a sai do lar em busca do trabalho logo após ter dado a luz (BARROS & FERRARI, 2005). Segundo Barros e Ferrari (2005), os índices de morbimortalidade na criança, atingiram taxas elevadas conforme dados da Unicef de 1981. Ate meados da década de 1970, os conhecimentos sobre aleitamento materno ainda eram pouco discutidos no Brasil e no mundo. Por muitos anos, não se conheceu o valor nutricional e imunológico do leite materno.

O aleitamento materno oferece proteção efetiva a curto e a longo prazo (WEFFORT, 2009). Salienta-se que o efeito protetor do aleitamento materno exclusivo, mantido ate o 6° mês de vida, na proteção contra Otiti média, bem como nas pneumonias e na doença diarréica, que são as principais  causas de natureza infecciosa de mortalidade infantil em países em desenvolvimento, como o Brasil.

Segundo Marques e Lopez e Braga (2004),afirmam que  o leite materno (como fonte única de nutrientes) é um alimento completo para o crescimento adequado nos primeiros 6 meses de vida. Quando uma mãe bem orientada, apoiada, a mesma consegue amamentar seu bebe sem nenhuma dificuldade. Com relação aos benefícios do aleitamento materno para a nutriz, sabe-se que a prática parece reduzir alguns tipos de fraturas ósseas, câncer de mama e de ovários, além de diminuir o risco de morte por artrite reumatoide6.   Basta dar apoio à mãe quanto à amamentação e orientar e incentivar o aleitamento materno exclusivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com