TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Intolerancia a Lactose

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.888 Palavras (8 Páginas)  •  1.717 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

A intolerância à lactose é uma inabilidade para digerir completamente a lactose, o açúcar predominante do leite. A lactose é um dissacarídeo e sua absorção requer hidrólise prévia no intestino delgado por uma galactosidase da borda em escova, comumente chamada lactase. A deficiência de lactase conduz à má- digestão da lactose e à consequente intolerância. A lactose não digerida, conforme passa pelo cólon, é fermentada por bactérias colônicas, havendo produção de ácidos orgânicos de cadeia curta e gases. Isto resulta em cólicas, flatulência, dor e diarreia.

Os intolerantes à lactose têm que restringir o alimento causador da doença, não podendo ingerir leite de vaca ou seus derivados, sendo necessária uma dieta isenta de lactose. Para tal as pessoas que convivem com a patologia precisam ficar atentas aos rótulos dos produtos comprados. É preciso, também, fazer o acompanhamento de peso e estatura mensal, para observar se o seu desenvolvimento está normal.

Sumário 1 INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------------------- 5 2 OBJETIVOS ------------------------------------------------------------------------------------------ 6 2.1 Objetivo Geral ---------------------------------------------------------------------------------------- 6 2.2 Objetivos Específicos ------------------------------------------------------------------------------ 6 3 REVISÃO DE LEITURA -------------------------------------------------------------------------- 7 3.1 A doença ou problema relacionado ao composto químico---------------------------- 7 3.2 O composto químico relacionado -------------------------------------------------------------- 7 3.3 Sintomatologia da doença------------------------------------------------------------------------ 9 3.4 Análises clínicas --------------------------------------------------------------------------------------10 3.5 Quantificação do composto ---------------------------------------------------------------------11 3.6 Papel do nutricionista -----------------------------------------------------------------------------12 3.6.1 Profissionais que atuam neste tratamento-------------------------------------------------12 3.7 Alimentos ricos em lactose----------------------------------------------------------------------13 3.7.1 Sugestões de dietas-------------------------------------------------------------------------------14 4 RECEITAS SEM LACTOSE -------------------------------------------------------------------16 5 CONCLUSÃO ---------------------------------------------------------------------------------------18 6 REFERÊNCIAS-------------------------------------------------------------------------------------19

LISTA DE TABELAS

Tabela: Cartilha Nutricional do Neocate

Alimentos ricos em Lactose

Tabela: Dieta para intolerância à Lactose

http://www.tuasaude.com/dieta-para-intolerancia-a-lactose

LISTA DE IMAGENS

Fórmula química estrutural Galactose.

Fórmula química estrutural Glicose.

Fórmula química estrutural Lactose.

1 INTRODUÇÃO

Preliminarmente vamos abordar um assunto que diz respeito a intolerância a lactose, um assunto de extrema importância mas que tem sido pouco abordado, em meio a tantas outras intolerâncias e doenças que surge em meio a população. É um fato importantíssimo e que merece toda atenção da população, pois a intolerância a lactose pode acarretar várias complicações para quem possui a doença, levando assim o alérgico a ter uma vida desconfortante e desagradável na hora de se alimentar, pois o leite é uma das bebidas mais ingeridas pela população brasileira e outras, porem para quem possui a intolerância pode ser fatal, caso não se tenha os devidos cuidados no tratamento.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

O nosso objetivo é falar sobre a intolerância a lactose que é um transtorno no metabolismo da lactose, o açúcar do leite, devido a quantidade insuficiente da enzima necessária para romper a lactose em galactose e glicose: a lactase. Não deve ser confundida com a alergia a laticínios.

2.2 Objetivos Específicos

- Sintomas da doença;

- Analises clinicas;

- O composto químico relacionado;

- Alimentos fonte de tal composto;

- O papel do nutricionista;

- Profissionais que atuam com o nutricionista;

- Sugestão de dietas

3 REVISÃO DE LEITURA

3.1 A doença ou problema relacionado ao composto químico

Intolerância à lactose é o nome que se dá à incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados. Ela ocorre quando o organismo não produz ou produz em quantidade insuficiente a enzima digestiva chamada de lactase, que tem como função quebrar e decompor a lactose, ou seja o açúcar do leite.

3.2 O composto químico relacionado

Lactose é um dissacarídeo presente no leite e seus derivados que são formados por dois carboidratos menores chamados de glicose e galactose, ambos devem ser adequadamente digeridos para que possam ser absorvidos. Galactose- é um açúcar monossacarídeo, seu papel biológico é energético e é encontrado como componente do dissacarídeo lactose que existe no leite. A galactose não é tão doce como a glicose.

Fórmula química estrutural Galactose.

Glicose- a glicose é um monossacarídeo o carboidrato mais importante. As células a recebem como fonte de energia, a glicose é um cristal de sabor adocicado.

Fórmula química estrutural Glicose.

Fórmula química estrutural lactose

A dose letal desta substancia não foi encontrada, portadoras de insuficiência enzimática apenas sofrem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com