TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NUTRIÇÃO ESPORTIVA

Por:   •  11/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.658 Palavras (15 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 15

Sumário

O QUE É NUTRIÇÃO ESPORTIVA?

A Nutrição esportiva é uma área que está intimamente relacionada aos cursos de Nutrição e de Educação Física já que aplica a base dos conhecimentos em nutrição, em fisiologia e bioquímica no esporte com o objetivo de promover a saúde, melhorar o desempenho e otimizar a recuperação pós-exercício, tanto de atletas quanto de praticantes de atividades físicas de forma geral. Portanto, é atualmente considerada por alguns autores como o segundo fator que mais influencia o desempenho dos atletas, sendo o primeiro fator o próprio treinamento em si.

O SURGIMENTO DA NUTRIÇÃO ESPORTIVA

Desde os primórdios o homem pratica atividades físicas. Contudo, as primeiras atividades físicas praticadas pelo ser humano eram fugas de animais predadores e lutas por áreas. Com o passer dos séculos os exercícios evoluíram e essas atividades físicas deram início ao que chamamos hoje de esporte.

Acredita-se que os gregos e persas tenham sido os pioneiros na prática esportiva e apesar de todas as mudanças, desde aquela época o ser humano vem se preocupando cada vez mais em ter uma boa qualidade de vida através dos exercícios físicos.

No ano de 776 a. c. ocorreu a primeira competição esportiva a que se tem conhecimento. Foi uma corrida, ocorrida na Grécia. O futebol e o tênis, esportes bastante difundidos nos dias de hoje, tiveram sua origem na Idade Média. Uma das primeiras artes marciais foi o Kung Fu, há mais ou menos 5 mil anos, na China. Porém, apenas no século XVIII é que os primeiros conceitos e critérios começaram a ser estabelecidos no esporte.

Desde a Antiguidade a nutrição faz parte da vida dos atletas que àquela época quer seja por suas crenças ou por tabus, costumavam se alimentar de forma diferente antes das competições esportivas.

Há relatos de 580 a.c. sobre atletas gregos que adotavam dietas especiais, porém nessa época ainda não existiam estudos científicos sobre a nutrição no esporte.

O primeiro estudo que abordou a importância da nutrição para a melhora do desempenho do atleta na prática esportiva data de 1924/1925 e foi feito com atletas corredores, que participaram da Maratona de Boston. Com esse estudo, foi demonstrada a importância da ingestão de carboidratos durante exercícios prolongados.

Na década de 60, pesquisas feitas sobre o glicogênio ajudaram a descrever pela primeira vez a dieta da supercompensação, que consistia na diminuição do conteúdo de carboidratos da dieta seguida do aumento da sua ingestão acompanhado de uma diminuição na intensidade dos treinos a fim de otimizar os estoques de glicogênio muscular. Essa prática aumentava o tempo de resistência sem que ocorresse a diminuição da intensidade na prova. Esse tipo de conduta nutricional foi usado com sucesso por muitos atletas e é utilizado até hoje por alguns competidores.

Nas últimas décadas a nutrição evoluiu consideravelmente em nosso país, e com ela também a nutrição esportiva. Um dos primeiros trabalhos voltados para a nutrição no esporte foi feito pelo Dr. Sérgio Miguel Zucas, nas décadas de 60 e 70. E na década de 80 foi criado o “Projeto Futuro” pela Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo que contou com o trabalho de uma das nutricionistas pioneiras na área do esporte, Dra. Tânia Rodrigues. O Projeto contava com um centro de treinamento composto por uma equipe multidisciplinar. A partir dos anos 90 a nutrição esportiva foi difundida entre os nutricionistas e atualmente esse campo de atuação profissional vem crescendo consideravelmente.

Atualmente grande parte dos atletas de elite contam com acompanhamento nutricional e os clubes e equipes esportivas têm solicitado cada vez mais a orientação nutricional para a conquista de um melhor desempenho nos treinos e competições.

A preocupação com a qualidade de vida tem se tornado assunto de destaque em todo o mundo. A prática regular de esportes acompanhada de uma alimentação adequada, constituem o principal foco para alcançá-la, fazendo história nos consultórios, na vida das pessoas e principalmente no mundo dos esportes.

ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL

A atuação do profissional vai muito além do atendimento em consultório ou em academias. Essa área pode levar o futuro profissional a atender atletas de alto nível e ser responsável por equipes de modalidades esportivas como futebol, vôlei, ginástica, dentre outros.

Não há barreiras para a atuação do profissional, haja vista a preocupação com uma vida mais saudável estar intimamente ligada a prática de exercícios físicos.

A principal função na área é planejar cardápios, com o objetivo de gerar um melhor rendimento esportivo, devidamente adequado às necessidades de cada indivíduo.

Locais para Atuação: academias, centros estéticos, clubes esportivos, competições esportivas, home care, personal diet.

ALIMENTAÇÃO PRÉ E PÓS TREINO

O processo digestivo é mais lento durante a realização de atividades físicas. O estômago, no momento do exercício, recebe 20 % do seu fluxo normal de sangue, o que consequentemente provoca uma lentidão da digestão. Desta forma, é necessário evitar alimentos ricos em fibras e gorduras, que levam mais tempo para serem digeridos, o que pode consequentemente atrapalhar a performance do atleta.

ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS ANTES DO TREINO

Manteiga e frituras em geral Pois a digestão de gordura é muito mais lenta e pode afetar no desempenho.

Cebola, feijões, couve-flor, nabo ou brócolis São extremamente ricos em carboidratos, mas também são formadores de gases. Na hora do treino, a pessoa pode ter uma cólica e atrapalhar esse momento saudável.

Bacon, carnes gordas, queijos amarelos e ovos mexidos (se elaborados com excesso de gordura)

Pela quantidade de gordura, o processo digestivo vai ser pesado durante o treinamento.

Pêssego, frutas com pele (casca)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (159.4 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com