TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nutrição X Alimentos

Por:   •  27/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

Ana Luísa            

Beatriz Francisco

Bianca Alves

Letícia Abonante

Stefany Salgado

O Profissional de Nutrição


Ana Luísa            

Beatriz Francisco

Bianca Alves

Letícia Abonante

Stefany Salgado

O Profissional de Nutrição

Trabalho apresentado à Etec

Professor Camargo Aranha à

Disciplina Linguagem,

Trabalho e Tecnologia, para a

obtenção do conceito semestral

Orientador: Profª Ruth do Carmo


Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o verdadeiro profissional em Nutrição. Assim, com base em nossas pesquisas, se conclui que é importante saber e ter uma boa nutrição, que se torna fundamental para o nosso bem-estar.

PALAVRAS-CHAVE- Profissional.Nutricionista.Bem-estar.


Sumário

Introdução        5

O Profissional em Nutrição        6

O Conceito        7

Onde o Nutricionista pode atuar?        8

Adolescentes        9

Adultos        10


Introdução

Desde que nascemos a alimentação torna-se fundamental para a nossa sobrevivência. Com a ajuda de um profissional em Nutrição, temos bons cuidados e uma enorme dedicação à nossa saúde.


O Profissional em Nutrição

O Nutricionista é o profissional que se dedica à promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação. O nutricionista pode optar por trabalhar em áreas como: nutrição clínica, nutrição esportiva, marketing nutricional, pesquisa e indústria alimentícia; atuando em hospitais, clínicas, indústrias de alimentos, academias, laboratórios de análise alimentar, entre outros.

Para exercer essa profissão é obrigatório possuir o diploma de bacharel em Nutrição em instituição reconhecida pelo MEC e obter registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN).

O mercado de trabalho para o profissional formado no curso de Nutrição apresenta um grande campo de atuação. Além de abrir seu próprio consultório, o nutricionista encontra oportunidades em restaurantes, padarias, lanchonetes e supermercados, na indústria alimentícia, em clínicas e hospitais.

Outro setor que está em alta para o profissional formado é o de alimentação coletiva. Hoje em dia há também boas oportunidades de trabalho em empresas que investem na qualidade de vida dos empregados e dispõem de restaurantes internos.


O Conceito

Uma boa nutrição vem do significado de prevenção de doenças crônicas, vida saudável e qualidade de vida. Se nutrir bem, depende de uma dieta regular e equilibrada, ou seja, é preciso fornecer às células do corpo não só a quantidade como também a variedade adequada de nutrientes importantes para seu bom funcionamento. Os guias alimentares mais conhecidos são as pirâmides alimentares. Devido sua importância à sobrevivência de qualquer ser vivo, a nutrição faz parte do aprendizado durante grande parte do período de estudo básico e em nível secundário, assim como em muitos cursos de nível de graduação e pós-graduação, em áreas como medicina, enfermagem, biologia, agronomia e zootecnia dentre outras.

Muitas das vezes, os termos “nutrição” e “alimentação” são utilizados como sinônimos. No entanto, a nutrição se relaciona com os nutrientes de que são compostos os alimentos e compreende uma série de fenômenos involuntários que têm lugar na sequência da ingestão dos alimentos.

Por sua vez, a alimentação refere-se ao conjunto de atos voluntários e conscientes que se prendem com a seleção, a preparação e a ingestão dos alimentos. Estes fenômenos estão associados ao meio sociocultural e econômico.

No domínio da saúde e medicina (e também veterinária), a nutrição é o estudo das relações entre os alimentos ingeridos e a doença ou o bem-estar do homem ou dos animais.


Onde o Nutricionista pode atuar?

Administração: Supervisionando e gerenciando a produção de alimentos em indústrias alimentícias, cozinhas industriais, hospitais, restaurantes de empresas, creches, escolas, asilos, spa’s, hotéis, empresas de serviço de bufês e congelados.

Catering: Elaborando cardápios para empresas diversas, como companhias aéreas e produtoras de cinema e TV ou de espetáculos teatrais.

Controle Nutricional: Criando cardápios balanceados para todos os tipos de clientes.

Desenvolvimento de Produto: Pesquisando e desenvolvendo produtos para a indústria alimentícia, fazendo testes culinários e degustação dos pratos. Prestando consultoria a empresas do setor de alimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (99.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com