TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nutrição e dietetica

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CAMILA DE ALMEIDA ARCHANJO FERNANDES-8007944

Atividade de Portfólio 

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2018

CAMILA DE ALMEIDA ARCHANJO FERNANDES-8007944


 Atividade do Portfólio

Trabalho apresentado como parte das exigências do Ciclo 2 da disciplina Nutrição e Dietética do curso de Bacharelado  em Educação Física à Distancia.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2018

Atividade no Portfólio

Objetivos

 • Compreender a Seleção Alimentar.

• Conhecer as recomendações nutricionais.

 • Correlacionar o conceito de seleção alimentar ao cotidiano profissional de forma a proporcionar o bem comum.

 Descrição da atividade

Com base na leitura do artigo “Determinantes de escolha alimentar” disponível na aba “Material de Apoio” de sua Sala de aula virtual também no endereço que se encontra disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2016, responda às questões a seguir:

 1) O que são as variáveis relacionadas ao comedor? Explique os 5 determinantes (biológicos, socioculturais, antropológicos, econômicos, psicológicos) do comportamento alimentar citada por Gedrich (2003)

O homem, dentro de todas as determinantes do comportamento alimentar, tem a “liberdade” de escolher seu alimento, gosta de experimentar novos alimentos e variar seus pratos (relacionada a neofilia), mas também tem prudência e até mesmo receio do que não conhece (relacionado a neofobia).

 Toda a preferência alimentar vem sendo construída desde a infância, é influenciada pela cultura, pela sensibilidade e pelos gostos, pela classe social, pela fisiologia do individuo e também pelo custo do alimento.  

Os 5 determinantes são:

Biológicos: este determinante leva em consideração o gasto energético e necessidade nutricional do corpo para que tenhamos um bom funcionamento das funções fisiológicas. Podemos citar também, a sensibilidade gustativa, a influencia do sexo, fase da vida, sensibilidade sensorial e palatibilidade.

Socioculturais: neste determinante podemos incluir os grupos que o indivíduo quer ou não fazer parte, citar as pessoas do seu ciclo de convivência, tudo isso pode influenciar e/ou determinar o comportamento alimentar. Este está atrelado aos outros determinantes.

Antropológicos: Aqui podemos referir a liberdade de escolha do individuo aliada a sua suas preferências.  

Econômicos: Refere-se a quanto o indivíduo pode gastar, seu poder aquisitivo e classe econômica.

Psicológicos: Engloba o pensamento do contexto e que dita a escolha. Está atrelado ao determinante sociocultural.

2) O que as variáveis aparência, tipos de preparação, variedade e sabor podem influenciar na seleção alimentar?

    Tais variáveis influenciam diretamente na escolha alimentar, sendo atrativo ou até mesmo repulsivo ao individuo. Dependem muito da cultura do local e das preferências do comedor. De acordo com uma pesquisa*, a qualidade da refeição, o paladar, a saúde e a variedade dos alimentos são primordiais na escolha de um estabelecimento para fazer a refeição. *(Castelo Branco NSD. Análise da alimentação fora do domicílio de consumidores do centro comercial do Município do Rio de Janeiro - RJ [tese]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas; 2000)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (140.7 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com