TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesagem e Medidas do Açúcar

Por:   •  3/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

Pesagem e medidas do açúcar

METODOLOGIA

A cozinha 2 ficou responsável pela pesagem e medição do açúcar, onde utilizaram os seguintes utensílios para a mensuração do açúcar: 1 xícara, ¼ de xícara e 4 colheres de sopa.

O primeiro procedimento realizado por essa cozinha foi a higienização das mãos, visto que é de extrema importância pois as mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos. Logo após esse procedimento, os manipuladores pegaram os utensílios e começaram a pesagem e medição do açúcar. O primeiro manipulador ficou responsável pela pesagem de 1 xícara, então ele encheu essa xícara, e a nivelou com o dorso de uma faca retirando o excesso, foi até a balança de plataforma digital, onde os recipientes usados na pesagem foram tarados para que durante a pesagem o peso observado fosse apenas do ingrediente utilizado. Após tarar a balança, colocou-se o prato em cima, e despejou o conteúdo da xícara onde o manipulador realizou a pesagem e anotou o valor mensurado. Esse procedimento foi realizado 3 vezes pelo mesmo manipulador. O segundo manipulador ficou responsável pelo ¼ de xícara, ele encheu o ¼ de xícara, realizou o nivelamento com dorso da faca retirando o excesso, tarou o recipiente, realizou-se a pesagem e anotou o valor mensurado, este procedimento também foi realizado 3 vezes por este mesmo manipulador. O terceiro manipulador foi o responsável pelas 4 colheres de sopa que equivalem a ¼ de xícara, onde realizou praticamente o mesmo procedimento dos demais manipuladores, que foi encher a colher de sopa 4 vezes, nivelar cada uma delas, tarar o recipiente, realizar a pesagem e anotar o valor mensurado, realizando este procedimento também por 3 vezes, por fim, foi feito o cálculo das médias mensuradas por cada manipulador.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Ao realizar a mensuração do açúcar foi observado influência direta do manipulador, considerando a utilização do mesmo alimento.  Tais diferenças podem ter ocorrido, devido a técnica de pegada do manipulador com o alimento, variação do próprio utensílio e acomodação do alimento no recipiente.  O valor das 4 colheres de sopa eram para serem os mesmos valores referentes à ¼ de xícara, e ¼ de xícara eram para equivalerem ao valor referente à 1 xícara, devido as essas influências sofridas não foi esse o resultado encontrado. Seguem abaixo os valores das mensurações.

métodos

Repetições (gramas)

Média dos pesos (g)

Peso-padrão (g)

1

2

3

1 X

210

200

200

203,3

¼ X

55

55

55

55

4 C

55

50

55

53,3

A diferença nas pesagens entre os manipuladores já era esperada, pois não houve treinamento para cada medida e manipulação de utensílios e por cada pessoa tem um entendimento destes utensílios e medidas caseiras.

Apesar disso, é possível reduzir as diferenças entre manipuladores e utensílios observando o nivelamento do alimento durante sua mensuração, tornando a medida mais precisa.  Outro fator que pode influenciar na medição dos alimentos seria a transformação dos mesmos após procedimentos que agregam ar, elevam a temperatura ou diminuem e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (96.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com