TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UNIVERSIDADE, SOCIEDADE E AMBIENTE

Por:   •  21/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (CCS)

C. CURRICULAR: UNIVERSIDADE, SOCIEDADE E AMBIENTE.

PROFESSOR: AUGUSTO SÁ OLIVEIRA

DATA: 23-24/07/2017

ALUNOS (AS): ALÍCIA BATISTA DE EÇA

                            THAMIRES SILVA BORGES

QUESTÃO: O slogan político There is no alternative (não há alternativa), conhecido como argumento TINA e atribuído à primeira-ministra do Reino Unido, Margareth Thatcher, tenta apresentar o “neoliberalismo” como inevitável e benéfico. Descreva e comente a origem, os fundamentos e o desenvolvimento do neoliberalismo no mundo.

        O neoliberalismo é uma corrente de pensamento ideológica sendo uma nova forma de determinar o liberalismo clássico, seu embrião foi o texto de Friedrich A. Hayeck “O caminho da servidão” que tinha como principal alvo o partido trabalhista inglês “Apesar de suas boas intenções, a social democracia moderada inglesa conduz ao mesmo desastre que o capitalismo alemão - uma servidão moderna”(HAYEK,apud ANDERSON, 1995 , p9). Suas ideias se espalharam e assim Hayek criou a sociedade de Mont Pélerin(nome do local da primeira reunião) juntamente com  um grupo de intelectuais conservadores e opositores do estado de bem-estar europeu e adversários do New Deal norte-americano, como um tipo de franco-maçonaria neoliberal.

        Inglaterra e Estados Unidos foram às nações pioneiras na efetivação do neoliberalismo sendo agentes da dissipação pelo mundo. Assim, foi aceita em alguns países como muitos da Europa exemplificando a França que ocorreu uma reorientação política, já em outros foi implementada pela força, como no Chile que aconteceu por meio de um regime ditatorial local. No Brasil, a atribuição destacada foi a privatização das empresas estatais no governo de Fernando Henrique Cardoso fazendo o pais crescer com o fortalecimento da moeda.

        Fundamenta-se em ideais econômicos e políticos, não admitindo a participação do estado na economia, pois acreditavam que para um bom desenvolvimento social e econômico do país deveria existir autonomia do comercio. Esta ideologia econômica colocava em destaque a aplicação de políticas de oferta para expandir a produtividade sendo a redução de salários e preços uma das formas de avanço da economia local e global. Nesse cenário é dito que o Estado é um mau administrador e que apenas perturba o andamento das leis de mercado. Outros princípios básicos são: disciplina fiscal, abertura comercial, reforma tributaria, privatização de empresas estatais, globalização e livre circulação de capitais internacionais.

        Finalizando, é valido resaltar que  apesar de aparentar ser um sistema visionário de desenvolvimento ele apenas contempla grandes potencias econômicas diminuindo assim  as outras economias que acabam vivenciando os efeitos do neoliberalismo como a desigualdade social,desempregos e dependência de investimentos estrangeiros.Sendo assim é importante lidarmos com o assunto de forma consciente e informada tendo em vista que apesar dos seus lados negativos há também características positivas nesse sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com