TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Área financeira e contábil de uma empresa

Por:   •  3/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Sabemos que “a área financeira e contábil de uma empresa requer uma administração de certo grau de cautela e visão a longo prazo”, para estabelecer com clareza seus?

R: possibilidades e riscos que uma empresa estará sujeita com os recursos que possui e nas transformações positivas ou negativas que ocorrerão

  1. O orçamento de uma empresa tem como papel? E porque ele é útil e indispensável em uma empresa?

R: o planejamento e o controle financeiro de uma empresa, ele prevê os possíveis cenários que a empresa possa encarar, assim fica mais fácil de pensar nas coisas favoráveis e desfavoráveis que podem influenciar em seu plano orçamentário, e no fim, decidir o que fará a partir dos resultados obtidos quando a hora de comparar o projeto com o real chegar.

  1. Cite 2 dos principais tipos de orçamentos? Explique a função de cada um com suas palavras:

R: Orçamento global e parcial: permite a composição antecipada de um Balanço e um Demonstrativo de Lucros e Perdas referente ao próximo exercício. E são formados por dois grandes grupos de orçamentos parciais. O primeiro grupo constitui o orçamento operacional que pode variar de empresa para empresa, abrangendo além das previsões de despesas e receitas das operações normais, o não vinculado diretamente à atividade principal da empresa. Em geral, é composto dos seguintes orçamentos parciais: orçamento de vendas; orçamento de produção; orçamento de despesas de distribuição; orçamento de despesas administrativas e orçamento de outras receitas e despesas. O demonstrativo de lucros e perdas antecipado é composto pelas informações adquiridas no desenvolvimento dos orçamentos parciais.

O segundo grupo constitui o orçamento financeiro, composto pelo orçamento de caixa, orçamento de acréscimo de capital e projeção das depreciações. Esses orçamentos dependem de valores definidos no orçamento de operações e, por meio dessas informações, elabora-se o balanço antecipado.

Orçamento a curto e longo prazo: É qualificado de curto prazo períodos de um ano ou menos, e longo prazo quando cobrem períodos maiores de um ano. Dependendo da natureza das operações da empresa, na qual existe a necessidade da antecipação de vários anos em termos de estudo de mercado, competição e investimentos, planos de dez anos são bastante comuns.

Orçamento periódico e contínuo: De acordo com as características do ramo de atividade da empresa, se existir certa segurança nas previsões referentes a períodos próximos a um ano, costuma-se adotar orçamentos do tipo periódico que podem ser anuais, semestrais, ou raramente trimestrais e não podem ser alterados até o final de sua vigência.

No caso das empresas, cujo ramo de atividade não prevê situações futuras, adota-se o orçamento contínuo onde a previsão é para três ou seis meses, ocorrendo uma atualização mensal e permitindo modificações no orçamento não previsíveis até o momento.

Orçamento flexível e variável: Existem grandes variações entre o orçamento e o desempenho real da empresa. Isso ocorre porque o orçamento é feito com base num determinado volume de operação que muitas vezes difere das operações reais.

Para essas variações foram desenvolvidos procedimentos que ajustam os valores orçados aos níveis reais de operação. O orçamento que contém, além dos valores totais, informações unitárias para os itens variáveis, é qualificado como flexível ou variável, onde os limites totais de despesas variam em função do nível de operações adotado.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com