TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALIMENTOS FUNCIONAIS

Por:   •  8/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

Introdução..................................................................................................3

Alimentos funcionais..................................................................................4

Alimentos funcionais: composição e função...........................................4-7

Conclusão..................................................................................................8

Referências................................................................................................9

INTRODUÇÃO

Este trabalho irá abordar sobre alimentos funcionais, sua composição química e propriedades nutricionais de maneira geral. É visto que, alimentos funcionais estão cada vez mais em uso, tendo-se uma maior frequência da utilização dos alimentos in natura e de suas funções fisiológicas. Adiante vai-se abordar sobre os motivos pelos quais alimentos como soja, maçã, cenoura e vinho tinto são considerados funcionais e quais seus efeitos no organismo.

3

1. ALIMENTOS FUNCIONAIS

Os alimentos funcionais são aqueles que além de possuírem funções nutritivas, também trabalham fisiologicamente no organismo através de determinado nutriente. Para que o alimento desempenhe seu efeito funcional, o indivíduo precisará consumi-lo com frequência, dando preferência para o in natura. É importante destacar que, os alimentos funcionais não curam doenças, portanto não devem ser usados como remédio, mas sim para o auxílio na prevenção de alguma enfermidade.

2. ALIMENTOS FUNCIONAIS: COMPOSIÇÃO E FUNÇÃO

2.1 SOJA

A soja pode ser considerada um alimento completo devido seu leque de funções, como por exemplo: auxiliadora nos sintomas de tensão pré-menstrual e da menopausa, diminuição do risco de algumas doenças ligadas ao sexo feminino como osteoporose e câncer de mama devido ao seu poder anti-inflamatório, além de atuarem como antioxidantes, antissépticos e vasoconstritores. As substâncias químicas responsáveis por tais efeitos são: Fitoestrógenos, flavonoides, taninos e genisteína.

2.2 AVEIA INTEGRAL

A aveia integral é um alimento muito nutritivo, fonte de minerais, proteínas, carboidratos e fibras. A sua ingestão contribui ao bom funcionamento intestinal, diminuição da absorção e adequação dos níveis do colesterol total e LDL-colesterol, isso devido a presença da fibra solúvel chamada β-glucana.

4

2.3 PEIXES

Uma alimentação que seja rica em peixes é garantia de inúmeros benefício. Isso se deve a presença de ácidos graxos ômega 3, onde os mais pesquisados são o EPA (ácido eicosapentaenoico) e o DHA (ácido docosahexaenóico) que são capazes de ajudar na lipidemia e na contenção de reações inflamatórias, sendo assim coadjuvantes no tratamento de doenças cardiovasculares e doenças como Mal de Alzheimer, depressão e distúrbios de comportamento, como hiperatividade e déficit de atenção.

2.4 ALHO

O alho está presente fielmente na alimentação da população brasileira, principalmente durante as preparações. Este alimento é um contribuinte para a redução do colesterol, pressão sanguínea, riscos de câncer gástrico e auxiliador nos processos do sistema imune e na regulação do trânsito intestinal. Esses benefícios se dão devido a presença de substâncias como sulfetos alílicos e probióticos.

2.5 CHÁ VERDE

O chá verde é uma bebida muito consumida no Brasil e no mundo. Seus benefícios estão no efeito anticarcinogênico. As substâncias químicas responsáveis por esse efeito são as catequinas, epicatequinas, galocatequinas e epigalocatequinas.

2.6 TOMATE

O tomate, alimento muito presente na mesa dos brasileiros, vem demonstrando em estudos um grande potencial no auxílio da redução casos de câncer de pâncreas, cólon, próstata, etc, além da diminuição do LDL-colesterol e consequentemente das doenças cardiovasculares.

5

Esses benefícios existem devido a presença da substância licopeno, contendo um potencial efeito antioxidante.

2.7 GOIABA

A goiaba é uma fruta rica em vitamina A e C, cálcio e potássio, que possui na sua composição química uma substância chamada licopeno, que atua na prevenção do câncer de próstata e reduz os níveis de colesterol.

2.8 ESPINAFRE, COUVE

Espinafre e a couve são duas hortaliças que estão presente na mesa da população brasileira. São verduras muito nutritivas e que possuem poder funcional devido a presença de substâncias química como os carotenoides e betacaroteno. Essas duas substâncias possui um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com