TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMOR LÍQUIDO: SOBRE A FRAGILIDADE DOS LAÇOS HUMANOS

Por:   •  4/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

UniAGES

CENTRO UNIVERSITÁRIO

BACHAREL EM NUTRIÇÃO

BEATRIZ ESTEVES ROSÁRIO

AMOR LÍQUIDO: SOBRE A FRAGILIDADE DOS LAÇOS HUMANOS

Fichamento apresentado no curso de Nutrição do Centro Universitário AGES como um pré-requisito para obtenção da nota parcial da disciplina Sociologia no 5º período, sob orientação da Prof.ª Elaine F. Lima.

Paripiranga

Setembro de 2018

REFERÊNCIA: 

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido – sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2004

RESUMO:

 A obra retrata de analises referente ao dia a dia social, e a mistura de conflitos internos , sendo como as pessoas se portam diante da vida em rede social, sendo a pauta pela preferência do mundo virtual ao contacto com outros individuo, seja em relações familiares, pessoais, amorosas.

CITAÇÕES: 

‘’E assim os leitores aprendem com a experiência de outros leitores, reciclada pelos especialistas, que é possível buscar “relacionamentos de bolso” ‘’do tipo de que se pode dispor quando necessário” e depois tornar a guardar. [...]’’(10)

Com a nova fragilidade das estruturas familiares, com a expectativa de vida de muitas famílias sendo mais curta do que a de seus membros, com a participação em determinada linhagem familiar tornando-se rapidamente um dos elementos "indetermináveis" da líquida era moderna e com a adesão a uma das diversas redes de parentesco disponíveis transformando -se, para um crescente número de indivíduos, numa questão de escolha — e uma escolha, até segunda ordem, revogável —, um filho pode ser ainda "uma ponte" para algo mais duradouro. (p. 44)

“As íntimas conexões do sexo com o amor, a segurança, a permanência e a imortalidade via continuação da família não eram, afinal de contas, tão inúteis e constrangedoras como se imaginava, se sentia e se acusava que fossem. [...]” (p.47)

‘’Nos compromissos duradouros, a líquida razão moderna enxerga a opressão; no engajamento permanente percebe a dependência incapacitante. [...]’’ (p. 48)

“Desse modo, não importa muito se as predileções sexuais (articuladas como "identidade sexual") são "dons da natureza" ou "construtos culturais". (p. 52)

A verdade é um conceito eminentemente agonístico. Nasce do confronto entre crenças que resistem à conciliação e entre seus portadores relutantes em chegar a um acordo. Sem esse confronto, a idéia de "verdade" dificilmente teria ocorrido, para começo de conversa. (p. 125)

TEXTO DISSERTATIVO:

A obra citada relata um cotidiano de uma sociedade, onde os sentimentos e as relações estão bastante afetadas, a confiança, o cuidado, o querer, está fragilizada. Ou seja, os relacionamentos estão perdendo um devido sentido, e o medo, a angustia, não sustentam o mesmo.

   Além disso, o autor traz uma temática referente a como as pessoas pensam em ter sempre mais, do que fazer as coisas com prazer e qualidade, como utilizam com outras pessoas, famílias, amigos e também com  a busca exacerbada pela riqueza.

Amor liquido traz uma referencia de como o sexo origina toda a humanidade. Existindo vários avanços tecnológicos, que permitem a escolha de todo processo de um filho. Dessa forma, é aproveitada toda circunstancia de um objeto determinante consumista. Visto que, o consumismo tornou-se primordial para necessidades, sendo tudo mais vulnerável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com