TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SENSORIAL

Por:   •  6/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PAULISTA

ANÁLISE SENSORIAL

SOROCABA

2016

Mayara Cristina da silva

Giovana Paula da silva

Ana Carolina Oliveira Soares

Bruno Cesar dos Santos Silva

ANÁLISE SENSORIAL

Relatório aula pratica 2, análise sensorial.

Prof°Ana Célia.

SOROCABA

2016

Introdução:

A análise sensorial é realizada em função das respostas transmitidas pelos indivíduos as varias sensações que se originam de reações fisiológicas e são resultantes de certos estímulos, gerando a interpretação das propriedades intrínsecas aos produtos. Para isso é preciso que ocorra entre as partes, indivíduos e produtos contato e interação. O estimulo é medido por processos físicos e químicos e as sensações por efeitos psicológicos. As sensações produzidas podem dimensionar a intensidade, extensão, duração, qualidade, gosto ou desgosto em relação ao produto avaliado. Nesta avaliação, os indivíduos, por meio dos próprios órgãos sensórios, numa percepção somatosensorial, utilizam os sentidos da visão, olfato, audição, tato e gosto.

Objetivo:

- Avaliar a memoria odorífera e a habilidade em descrever odores.

- Avaliar a sensibilidade e a habilidade em identificar os gostos básicos.

- Verificar se existe diferença significativa entre duas amostras que sofreram tratamento diferentes.

Material e Métodos:

Noteste de memoria odorífera foi utilizado backer e papel alumínio, os beckers foram tampados e perfurados com papel alumínio, com condimentos ou essências de alimentose codificados com números de 3 dígitos.O provados deveria por aspiração descrever da melhor forma a substancia no interior do copo e anotar.

No teste de gostos básicos foram utilizados copos descartáveis de café e copo descartáveis de água, no copo de café foram servidos águas com açúcar refinado e corantes, água com sal de cozinha e corante, soluções de cafeína e corante e água pura mais corante e um copo de água para lavam do palato entre as amostras. As amostras foram codificas com números de 3 dígitos  e servidas em copinhos de café e o provados deveria identificar cada gosto e marcar com ‘X’ na ficha

No teste triangular cada provados recebe três amostras codificadas e é informado de que duas amostras são iguais e uma diferente. Em seguida o provados é orientado a provas as amostras da esquerda para direita e identificar a diferente. Foram utilizados nesse teste requeijão tradicional, light , copinhos de café e colheres.

Discussão

Nos testes feitos, podemos notar que os testes de gostos e odores foram os teste onde houve maior índice de acertos entre os integrantes da bancada, já no teste triangular foram encontradas maiores dificuldades de diferenciação entre os requeijões.

No teste de odores, alguns foram difíceis de identificar pelo parentesco de odores de diversos alimentos, ao contrario de alguns que tem um cheiro único.

No teste de gosto, por acharmos que talvez estivesse alguma coisa modificada, muita gente se deixou enganar com a cor vermelha da água pura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (113.9 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com