TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO DE FLORES COMESTIVEIS

Por:   •  27/2/2017  •  Bibliografia  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS[pic 1][pic 2]

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE NUTRIÇÃO

Disciplina: Tecnologia Culinária e Gastronomia                    Prof.ª Silvia Costa Maia

Aluna: Maria Eduarda Braga Almeida

Questões avaliativas sobre o artigo Flores Comestíveis

(página 12 a página 17)
Valor: 3 pontos
Entregar as questões respondidas
Data da Entrega: 30 de setembro

  1. Cite as aplicações das pétalas de rosas no século 19. 
    A rosa foi muito popular na Inglaterra vitoriana do século 19. Suas pétalas podiam ser desidratadas para aromatizar o chá da rainha, ser conservadas em vinagre para dar mais sabor às saladas ou até mesmo ser glaceadas com claras de ovos e açúcar para enfeitar e emprestar perfume a doces variados.
  2. Muitas flores ou inflorescências são consumidas diariamente sem que as pessoas saibam. Quais são estas flores? 
    Alcaparras, por exemplo, são botões da flor  Capparis spinosa. A alcachofra, o brócolis e a couve-flor, só para ficar em três notórios frequentadores de nossas mesas, também são flores
  3. As flores estão cada vez mais presentes nos cardápios de restaurantes. Quais preparações podem vir acompanhadas de flores? 
    As preparações são: saladas, sopas, doces, sorvetes, no interior de cubos de gelo das bebidas, e onde mais a imaginação permitir.
  4. Quais flores apresentam princípios tóxicos? Podem ser utilizados na alimentação humana?
    Existem flores que possuem princípios tóxicos em sua estrutura fitoquímica e não devem ser usadas na alimentação humana de forma alguma”, alerta o pesquisador, “como algumas flores ornamentais populares como lírio, copo-de-leite, violeta-africana, bico-de-papagaio e azaleia, entre outra.
  5. Quais flores de legumes e brotos de flores são utilizados pelos chefs de cozinha?
    Entre as flores comestíveis que cultiva, destacam-se não apenas flores de beleza ornamental, como crisântemo, borago, capuchinha, amor-perfeito, mas também flores de legumes como a flor-de-abóbora – também conhecida como cambuquira – ou de ervas, como a flor-de-coentro e a flor-de-manjericão. Além disso, destaca que alguns brotos de flores também são muito apreciados pelos chefs “como os brotos de girassol, que são ótimos acompanhantes para saladas”.
  6. No Brasil, quais os estados são os maiores produtores do país? 
    Os paulistas lideram a produção nacional de flores orgânicas comestíveis, seguidos pelos mineiros.
  7. Comente sobre o valor nutricional, sabor e aplicação culinária da capuchinha.
    Nativa da América do Sul, principalmente dos altiplanos peruanos, bolivianos e colombianos, possui flores formadas por cinco pétalas, geralmente laranja-avermelhadas. É rica em vitamina C e sais minerais, como potássio, fósforo, flúor, iodo e enxofre. Muito usada em saladas, possui um sabor levemente picante e acre, assemelhado ao gosto do agrião. Isso se deve a um composto sulfuroso também presente na hortaliça, que não por acaso recebe o nome científico  Nasturtium officinale. As sementes da capuchinha também são comestíveis e lembram o sabor de alcaparras (que também são flores em botão).
  8. Comente sobre o valor nutricional, sabor e aplicação culinária da calêndula.
    Há registros de seu uso em sopas e cozidos preparados por egípcios e por romanos da Antiguidade. Supõe-se que seu nome derive da palavra latina calendae (mês), a mesma que deu origem a calendário. Suas pétalas se distinguem por acentuada coloração amarelo-alaranjada. Sua composição nutricional inclui iodo, carotenoides e manganês. Também contém licopeno. Seu uso culinário deve-se mais à sua coloração do que ao seu gosto, levemente aparentado com o do açafrão.
  9. Comente sobre o valor nutricional, sabor e aplicação culinária da borragem.
    Originária da Síria e demais regiões da ásia Menor, seu nome deriva de suas cinco pétalas, estreitas, pontudas e triangulares, formando o desenho de uma estrela de cor azul-arroxeada (embora algumas espécies brancas também estejam sendo cultivadas). Seu sabor lembra um pouco o gosto fresco de um pepino. A flor também é rica em um alcaloide não tóxico chamado tesinina, flavonoides e ácidos graxos poli-insaturados. Além do uso in natura em saladas, uma opção diferente é degustar a borragem levemente cozida e salteada junto com alho e batatas.
  10. Comente sobre o valor nutricional, sabor e aplicação culinária do amor perfeito.
    Sua principal característica é a de ser formada por delicadas pétalas de três cores. Aparentada com as violetas, o aroma suave desta flor a habilita a ser muito usada em xaropes doces e licores. Também costuma ser mergulhada em vinagre de vinho branco, acentuando o buquê aromático deste tempero. Sua composição nutricional inclui vitamina C e E, ácido salicílico, carotenoides e glicosídeos como rutina.
  11. Comente sobre o valor nutricional, sabor e aplicação culinária do hibisco.
    Bela flor de pétalas brancas e cálices cor de vinho, também é conhecida no Nordeste brasileiro como vinagreira ou azedinha, e suas folhas são usadas no preparo do “cuxá”, muito usado na culinária maranhense. Não confundir com o hibisco ornamental (Hibiscus rosa-sinensis), de pétalas rosadas e muito usado como “cerca-viva” em jardins. Esta variedade costuma fazer a alegria da criançada, que chupa o néctar adocicado como mel que brota de sua base quando a flor é arrancada de seu cálice. Aliás, no caso da primeira flor, é justamente esta estrutura, o cálice ou bráctea, que é usada. Ela tem coloração avermelhada e gosto ácido, ótimo para o preparo de geleias e doces. Seus teores de vitamina C são maiores do que os encontrados na laranja e na manga. Os cálices do hibisco também concentram uma grande variedade de flavonoides antioxidantes, como as antocianinas, além de serem ricos em cálcio, magnésio, ferro e fibras como a pectina.
  12. Como as flores podem ser utilizadas para decorar e perfumar uma bebida alcoólica ou suco de fruta?
    Cubos de gelo com pequenas flores comestíveis em seu interior podem ser uma maneira criativa de decorar e perfumar uma bebida alcoólica ou um suco de frutas.
  13. Pessoas alérgicas ao pólen devem evitar consumir toda a flor? 
    Pessoas com tendências alérgicas devem evitar ingerir a parte central das flores, onde há presença de pólen.
  14. As flores comestíveis são orgânicas? Flores de floricultura ou colhidas na beira de estradas podem ser utilizadas para fins gastronômicos? 
    Flores comestíveis são sempre produtos com selo orgânico. Nunca utilize flores de floricultura nem as colha na beira das estradas para fins gastronômicos. As primeiras recebem pesticidas e outros defensivos agrícolas e as segundas podem reter poluentes dos automóveis e caminhões.
  15. Dê sua opinião sobre o uso de flores na gastronomia quanto ao sabor, textura, decoração, perfume e formato que confere ás preparações.
    As flores são ótimas para valorizar os pratos, porém sempre deve haver um cuidado com o selo orgânico, para ter segurança do alimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com