TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONSEQUÊNCIAS DAS DIETAS DA MODA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Por:   •  13/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.848 Palavras (8 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 8

        AUTORES: Aisha, Carolina Miranda, Christopher, Eliane, Elisléia 

CONSEQUÊNCIAS DAS DIETAS DA MODA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

 

                                                  BRASÍLIA-DF

                                                          2021

NOME DOS AUTORES:  Aisha, Caroline Miranda, Christopher, Eliane, Elisléia

  CONSEQUÊNCIAS DAS DIETAS DA MODA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

                                                    Trabalho      de     Conclusão     de      Curso

                                                    Apresentado ao Curso de Ciências Nutrição

                                                    da Universidade Cruzeiro do Sul como parte    

                                                    dos  requisitos para obtenção do grau de

                                                    Bacharel em Nutrição.

Orientador: Pro

                                              BRASÍLIA-DF

                                                      2021

  1. INTRODUÇÃO

A obesidade tem aumentado exponencialmente conforme as mudanças de estilo de vida, piora dos hábitos alimentares e baixo nível de atividade física. Segundo a OMS, a obesidade em todo mundo quase triplicou desde 1975, em 2016, 39% dos adultos estavam com sobrepeso, enquanto 13% eram obesos. Entende-se por obesidade o excesso de gordura corporal, resultante de um desequilíbrio energético prolongado, no qual há um aumento nos depósitos de gordura corporal em razão do consumo de energia excedendo o gasto energético total. A prevalência de obesidade na população adulta brasileira, apurada pela Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2002-2003, afeta 11,1% da população adulta, sendo de 8,9% entre os homens e 13,1% entre as mulheres.

Apesar do aumento da obesidade, a preocupação com padrões estéticos não diminuiu, sendo reforçada pela facilidade ao acesso a internet, onde existe uma grande veiculação de informações e tendências gerados pelas necessidades do mercado e da mídia (1). Um documento da FIESP, A mesa do Brasileiro, documentou a mudança nos padrões de pesquisa da população brasileira acerca de hábitos saudáveis, sendo a principal fonte de pesquisa, a plataforma Google, Youtube e Redes sociais, porém, parte das informações vinculada não tem chancela profissional. Segundo este mesmo documento, entre 2011 e 2016, a palavra “alimentação” ocupou o 3º lugar nas pesquisas (3). Ainda que exista a preocupação com a saúde, foi relatado uma grande resistência para a mudança de hábitos e melhoras na prática da boa alimentação, estes optando por seguir estratégias mais fáceis e cômodas para alcançar os objetivos, chegando na discussão acerca da veiculação de dietas divulgadas na internet e outros meios.

Dietas ditas como milagrosas, onde existe a promessa de grande perda de peso em um curto período, têm ganhado grande evidência na mídia, uma vez que a população tende a aderir a dietas vinculadas a famosos. Popularmente, dietas divulgadas em redes sociais e outras plataformas na internet, além de revistas, são chamadas de dietas da moda, por seguir um entusiasmo passageiro e por serem divulgadas principalmente por figuras famosas, além de carecerem de fundamento científico (7). Juntando todos esses fatores, existe a discussão acerca da possibilidade destas dietas trazerem prejuízos à saúde a curto e longo prazo.

Uma dieta correta é balanceada e adequada, considerando aspectos individuais, como estágio de desenvolvimento, idade, preferências alimentares, hábitos e disponibilidade de alimentos, visando aumentar a aderência à dieta (8). Além disso, nesse contexto, o objetivo desta revisão sistemática foi avaliar de forma crítica a qualidade das dietas da moda, levando em consideração as recomendações mundiais, além de analisar aspectos qualitativos e quantitativos destas dietas, e como elas podem comprometer a saúde, segundo a literatura.

  1. OBJETIVOS

Identificar  como as dietas da moda chegam interferir na saúde da população; identificar os motivos que incentivam as indivíduos a adotarem dietas da moda; ressaltar quais  interferência  os prós e os contras essas dietas podem causar na vida das pessoas.

  1. METODOLOGIA

O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica, onde foi norteada pelo questionamento das consequências que dietas da moda podem trazer para indivíduos nos aspectos qualitativos e quantitativos das respectivas dietas. Foram selecionados dados científicos por meio de base de dados do Portal de Periódicos CAPES, Google Acadêmico e Scientific Electronic Library Online (Scielo), utilizando como palavras-chaves, “Dieta da Moda”, “fad diets”, “dietas restritivas” e “recomendações nutricionais".

Foi feita a descrição das principais dietas achadas pelos artigos selecionados, sendo descrita a composição nutricional, principais problemas, análise dos praticantes.

Os critérios de inclusão foram: artigos disponíveis em português e inglês, publicados entre 2000 a 2020 que abordavam o tema, estabelecendo relação entre a realização das dietas e as consequências, além das comparações com recomendações nutricionais brasileiras e internacionais. Foram excluídos os artigos que citavam as palavras chaves, porém não discutiam sobre o tema.

A pesquisa qualitativa e quantitativa avalia que o uso de dieta da moda, como a dieta da lua, do tipo sanguíneo dentre outras, com o objetivo de emagrecimento é mais praticado pelo sexo feminino, dentre as dietas a mais usada é a dieta da sopa.  Vale ressaltar que as dietas pobres em gorduras inicialmente eram usadas com objetivo de prevenção cardiovascular.

Entende-se por dieta da moda como um modelo de comportamento alimentar incomum, que trazem a esperança de perda de peso de forma rápida e desequilibrada em questões de nutrientes e procedimentos que prometem efeitos a curto prazo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com