TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dietas da Moda (Benefícios e Malefícios)

Por:   •  23/5/2020  •  Seminário  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

Dietas da moda (Benefícios e malefícios)

Com o crescente número de pessoas obesas ou acima do peso no mundo todo, fazer dieta tornou-se algo rotineiro na vida de muitos.

Boa parte das vezes, perder peso é o grande objetivo, sem dedicar a devida atenção às mudanças nos hábitos de vida, algo que demanda mais tempo e esforço ao comparar-se com dietas de curto prazo, por exemplo.

Frente a isto, atualmente diversos produtos e medicamentos são oferecidos com a promessa de permitir a perda de peso, realmente, por vezes esse resultado é obtido, infelizmente, por curto prazo, e frequentemente com maiores prejuízos à saúde.

Estão a maioria das dietas da moda e da mesma forma que com o uso de medicamentos ou outros produtos visando o emagrecimento, os cuidados devem ser redobrados ao se iniciar algumas destas tais dietas, de modo a se evitar complicações ou mesmo agravamento de doenças pré existentes.

A maioria das dietas da moda são geralmente dietas restritas em um ou vários tipos de nutrientes e por isso não são consideradas nutricionalmente balanceadas, podendo levar a desequilíbrios psíquicos e principalmente físicos, como por exemplo, deficiências nutricionais, desidratação, alteração da função renal, problemas cardíacos e redução do rendimento físico e da capacidade para realizar exercícios ou atividades mentais.

A perda de peso proporcionada por estas dietas, costuma ser passageira, geralmente, após retomar a alimentação normal, sem realizar mudanças efetivas nos hábitos de vida, a pessoa volta a comer os tipos e a quantidade de alimentos que anteriormente já a fizeram aumentar de peso no decorrer do tempo.

Dietas muito restritivas podem também desencadear distúrbios alimentares graves como bulimia e anorexia.

Outro problema decorrente dessas dietas restritivas é que a redução do peso se deve frequentemente à perda de líquido e de músculo, sem muitas vezes ocorrer uma perda efetiva da gordura corporal, sendo que esta última, na verdade, seria o alvo principal a ser alcançado ao se iniciar uma dieta e a que efetivamente leva á benefícios comprovados na saúde como um todo.

É importante frisar que nem todas as dietas chamadas da moda são desbalanceadas do ponto de vista nutricional, mas deve-se ter enorme atenção, alguns exemplos de dietas:

Dieta do Dr. Atkins > sendo uma dieta pobre em carboidratos arroz, massas, pães, açúcar e rica em proteínas e gorduras de origem animal como carnes, ovos e embutidos, o perigo dessa dieta rica em gordura e pobre em carboidratos são a deficiência de vitaminas, predisposição a formação de cálculos na vesícula, dislipidemia ou aumento do colesterol com maior risco de desenvolvimento ou agravamento de doenças cardíacas.

Dieta Dukan > Dieta dividida em quatro fases, com duração de 2 a 7 dias, sendo permitidos apenas alimentos com principal composição em proteínas, carnes magras, aves, fígado, peito de frango, frutos do mar, iogurtes, queijos, leite desnatado e ovos. Alguns legumes e verduras passam a ser gradativamente incluídos, sendo permitido alternar dias de consumo de proteínas com dias de consumo de proteínas e vegetais. Essa fase é mantida até atingir o peso desejado. São incluídos outros alimentos, como 1 porção de pão integral, 1 de frutas, 1 de queijos e 2 porções semanais de cereais, com o intuito de se evitar ganho de peso, algo muito frequente após perdas rápidas. A duração é de 10 dias para cada quilo perdido nas fases anteriores. Há de se ter cuidado redobrado ao se escolher esta dieta, pois é muito restrita em carboidratos, que são nossa principal fonte de energia, podendo assim, dificultar a tolerância para a realização de exercícios físicos. Na falta de carboidratos, nosso organismo tende a usar mais a gordura como fonte energética, aumentando a produção de corpos cetônicos que podem ser prejudiciais ao metabolismo quando em altos níveis, além disso, ao se consumir em grande quantidade alimentos de origem animal se está ingerindo muita gordura saturada e colesterol, contribuindo para o aumento do colesterol ruim (LDL) e com isso podendo levar a prejuízos importantes à saúde, o consumo elevado de proteínas pode ocasionar uma sobrecarga renal, com risco de desenvolvimento de insuficiência renal.

A dieta Dash > A dieta surgiu para diminuir os níveis de pressão arterial na população, tendo como objetivo principal, reduzir o aparecimento de complicações cardiovasculares decorrentes da hipertensão, concluíram através de estudos, que a pressão arterial diminuía por meio de uma dieta pobre em gordura saturada; colesterol e gordura total; mas incluindo maior consumo diário de frutas e vegetais; assim como de leite e derivados desnatados; grãos integrais; carnes brancas (peixes e aves sem a pele); nozes, castanhas e amêndoas. Esta dieta oferta de forma adequada vitaminas e minerais, além de promover a redução de gorduras em geral, o que auxilia no controle do colesterol, ou seja, é uma boa opção de escolha, tendo apenas como desvantagem para algumas pessoas, a perda do sabor das preparações, devido à redução da gordura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com