TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise microbiológica de saladas cruas em restaurantes de Teresina-PI

Por:   •  22/4/2015  •  Resenha  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  779 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA SUPERIOR DA AMAZONIA

CURSO BACHARELADO EM FARMÁCIA

DISCIPLINA FARMACOLOGIA

PROFESSORA ADREANNE OLIVEIRA

RESENHA DE ARTIGO

Aluna: Kareen de Kassia Moraes da Silva

Analise microbiológica de saladas cruas em restaurantes de Teresina-PI

DATA: Belém, PA, 10 de março de 2015.

ROCHA, A. N. F. SOARES, R. P.; DOS SANTOS BESERRA, M. L. (2014). Análise microbiológica de saladas cruas em restaurantes de Teresina–PIRevista Interdisciplinar7(2), 11-17. Disponível em http://revistainterdisciplinar.uninovafapi.edu.br/index.php/revinter/article/view/423/pdf_114

O artigo tem como objetivo avaliar a qualidade microbiológica de saladas cruas em restaurante “self-service” localizados no centro de Teresina – PI, aonde foram coletadas nove amostras em diferentes dias, em três restaurantes no período de dois meses.

Conforme o estudo realizado mostra que nas ultimas décadas tem ocorrido um aumento a nível mundial, de estabelecimentos públicos de alimentação, pelo fato da população procurar esses lugares para fazerem suas refeições ou obterem alimentos prontos para consumo. Esse aumento ocorre devido à vida corrida, longos deslocamentos e extensas jornadas de trabalho.

Nos dias atuais as pessoas têm essas vidas extensas de trabalho e correria, mas elas desejam manter uma alimentação balanceada e equilibrada para o organismo, e assim manter a forma e a disposição. Para isso se faz importante incluir saladas no cardápio, sendo ricas em nutrientes que ajudam a melhorara o funcionamento do organismo e são de fácil e rápida digestão.

Os alimentos de modo geral servidos nesses estabelecimentos têm como fatores negativos a insegurança devida o risco de contaminação, ocasionando doenças veiculadas com alimentos. Mas as saladas cruas são os alimentos que apresentam alto risco de contaminação microbiológica, pode-se iniciar desde plantio ate a distribuição nos restaurantes, armazenamento, as condições precárias de higiene do manipulador, utensílios e monitoramento de parâmetros, como tempo e temperatura.

Deve ocorrer um controle de tempo e temperatura para os alimentos, dessa forma conseguir minimizar a multiplicação microbiana e proteger de novas contaminações. Apesar de existirem regras de higiene e manuseio dos alimentos dos restaurantes, mas ainda assim existem riscos para a saúde, pelo fato dos manipuladores não seguirem a higienização adequados equipamentos e utensílios, assim como a própria higiene pessoal.

Nas amostras analisadas detectou-se presença de microrganismo como Samonella Spp, Coliforme Total e Fecal. A Salmonelose é uma doença transmitida ao homem através da ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais, a manipulação de pessoas contaminadas que não fazem assepsia das mãos corretamente. Os coliformes totais estavam presentes em todas as amostras analisadas, os altos níveis indicam condições higiênicas- sanitárias insatisfatórias.

As nove saladas examinadas revelaram presença de coliformes fecais. Esses microrganismos podem ser encontrados nas fezes, uma pessoa que ingere alimentos contaminados por coliformes fecais podem apresentar sintomas desde uma diarreia, náuseas e vômitos, ate mesmo uma infecção urinária.

Esse resultado mostra que as saladas analisadas apresentam-se impróprias para o consumo. A contaminação por alimentos é uma das maiores causas de doenças e internações hospitalares em todo o mundo.

Nesse estudo ficou claro que as pessoas dessa cidade não estão consumindo saladas em condições satisfatórias de higiene, os restaurantes estão fornecendo saladas cruas com alto valor de microrganismos. Esses microrganismos podem causar doenças graves, sobretudo em crianças, idosos e imunodeprimidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com