TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARELEVÂNCIA DO PARQUE NOVA POTYCABANA NAS RELAÇÕES SOCIOECONÔMICAS NA CIDADE DE TERESINA-PI

Por:   •  3/10/2021  •  Artigo  •  2.838 Palavras (12 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 12

ARELEVÂNCIA DO PARQUE NOVA POTYCABANA NAS RELAÇÕES SOCIOECONÔMICAS NA CIDADE DE TERESINA-PI

Antonio Carmos Bezerra

RESUMO

A relevância dos parques urbanos voltados para o lazer resultando na qualidade de vida do cidadão contemporâneo, cresce a cada dia. Destarte, o contato com a natureza acompanhado de atividades esportivas e de lazer, como fuga do cotidiano estressante da urbanização, o combate ao sedentarismo e o contato mais informal com o outro, resulta em benefícios à saúde no âmbito psicológico, social e corporal. No diapasão, o Parque Novapotycabana, surge como espaço urbano com arquitetura e paisagismo destinado à promoção da saúde pública, visando o equilíbrio entre as relações socioeconômica da sociedade e a natureza. O presente artigo objetivou verificar a relevância socioeconômica e ambiental do Parque Novapotycabana para a sociedade teresinense. Assim, albergado em análise das visitações e das condições ambientais do espaço urbano pesquisado, constatou-se que a beleza paisagística, localização e estrutura arquitetônica (quadras de vôlei, tênis, badminton, basquetebol, pista de ciclismo, rampa de skate, campo de futebol de areia, quiosques, banheiros e etc), favorecem e motivam os freqüentadores a prática cotidiana de atividades esportivas, lazer e alimenta a economia formal e informal.

Palavras-chave: Parque NovaPotycabana. Qualidade de vida. Economia.

ABSTRACT

The importance of urban parks facing the leisure resulting in the quality of life of the contemporary citizen, is growing every day. Thus, the contact with nature accompanied by sports and leisure activities, as an escape from stressful daily life of urbanization and the fight against physical inactivity, resulting in health benefits under psychological, social and body. The pitch, the New Park Potycabana emerges as urban space with architecture and landscaping for the promotion of public health, aiming at the balance between the socio-economic relations of society and nature. This paper aimed to verify the socio-economic and environmental importance of the New Potycabana Park to contemporary society. So housed in analysis of visitations and environmental conditions of urban areas searched, it was found that the landscaping beauty, location and architectural structure (volleyball courts, tennis, bediminton, basketball, cycling track, skat ramp, soccer field sand, kiosks, toilets, etc.), encourages and motivates goers the daily practice of sports and leisure activities.

Keywords: New Park Potycabana. Public health. Economy

INTRODUÇÃO

A sociedade pós-moderna, visando a fuga do cotidiano sedentário, agitação do mercado trabalhista e consumista, encorpa comportamentos diversos na busca de atividades que lhes proporcionem maior qualidade de vida. Entende que a pós-modernidade impõe ao sujeito contemporâneo a correria da vida diária, com trânsito violento, ambiente poluído, a exacerbação arquitetônica asfáltica das vias, ocupação dos espaços florestais com concretos armados dos prédios comerciais e habitacionais. No diapasão, em sua obra “A Condição Pós-Moderna” Harvey (1998) contribui afirmando que a pós-modernidade origina-se dos avanços políticos, culturais e sociais da modernidade, atribuindo uma aceleração dos acontecimentos sociais, levando o sujeito a refletir e agir em conformidade com os fatos contemporâneos.

A globalização, as questões ambientais, a ocupação desenfreada dos espaços urbanos, são vistas pela sociedade como uma problemática a ser sanada, com fim de reduzir e até evitar a degradação ambiental fomentada pelo consumismo capitalista, que vem promovendo prejuízos à saúde pública em todos os níveis da sociedade. Nesse sentido considerando os diagnósticos ambientais numa visão de preservação ambiental CASSOU (2009) aduz que:

“...estudos sugerem que quanto maior a quantidade e proximidade de espaços públicos (como parque, praças, ginásio, academias, ciclovias, estruturas, etc.), e outras características atrativas, dentro destes locais, maior a possibilidade de pessoas freqüentarem, e por conseqüência aderirem a um comportamento fisicamente ativo. Esta combinação pode ser uma ferramenta para auxiliar na diminuição da prevalência de inatividade física. O relativo baixo custo para utilização destes locais, também, é um aspecto positivo, uma vez que pessoas de diferentes estratos sociais podem, em princípio, usufruir da estrutura existente para a prática de atividades físicas.”

No Brasil, diversos parques foram instalados considerando razões diversas à luz da cultura de cada região. Assim, a preservação ambiental, o potencial turístico e o lazer disponíveis para a população urbana, justificam a criação dos parques urbanos (ESTEVES, 2006, apud CASSOU, 2009).

Corrobora Librett (2007), ao aduzir que as instalações de parques urbanos favorecem a qualidade de vida para os indivíduos e comunidade, dada a relevância dentro do contexto da pós-modernidade. Alude relevância dos benefícios do lazer, da descontração, dos benefícios econômicos, de saúde física, saúde mental, social e ambiental.

Na esteira, considerando o perfil do sujeito pós-moderno, impõe-se ao Poder Público, urgente ação de implantação de Parques Públicos com espaços repletos de vegetação e reduzido número de edificações e áreas pavimentadas, favorecendo um ambiente adequado para práticas de esportes e lazer em áreas urbanizadas, com o escopo de proporcionar maior qualidade de vida à sua população. Nesses espaços urbanos, importa vedar na sua arquitetura, a edificação de estabelecimentos comerciais, industriais e residenciais, autorizando, restritamente, a edificação de quiosques e comercialização de ambulantes, com o fim de dispor para ao público interno e externo dos Parques urbanos amplos espaços de ambientação florestal.

Nesse contexto, foi que no ano de 2013, o então Governador do Estado do Piauí, Wilson Martins, reformou e replanejou a Potycabana, que na era do governo de Alberto Silva, 1990, foi colocada para a população como um parque aquático, com piscinas, quadras poliesportivas, bares, banheiros, em fim, um ambiente público para toda a comunidade usufruir. Contudo, anos após sua inauguração, foi fechada ao público, passando a um estado de abandono total.

Assim, face a relevância da promoção da saúde e qualidade de vida da população piauiense, diante das necessidades apresentadas pelo sujeito pós-moderno, como ação de política

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com