TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adaptações na Produção Hormonal Materna para Permitir o Desenvolvimento do Bebê

Por:   •  19/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 2

Durante a gravidez ocorrem adaptações na produção hormonal materna para permitir o desenvolvimento do bebê. Na maior parte dos casos, a diabetes gestacional, que afeta cerca de 7% das mulheres, aparece depois do segundo trimestre e, uma vez diagnosticado, persiste até o fim da gestação (ZAJDENVERG; LENITA, 2014).

Essa patologia é detectada por meio de exames de sangue, no início da gravidez ou feito em torno da 24ª semana da gestação. Se for constatado o diabete, o acompanhamento deve ser mais específico e inclui avaliações periódicas e mais detalhadas, como a curva glicêmica. A maior parte das mulheres que têm diabete gestacional consegue controlar as taxas de açúcar apenas com dieta e, se não houver contraindicação, com a prática de uma atividade física (LARA; MARIA, 2011).

Podem ocorrer casos de Diabetes Gestacional que os sintomas do diabetes são associados com a hiperglicemia (glicose alta no sangue). Estes incluem a sede aumentada, diurese mais frequente (urina aumentada), perda de peso, apesar do elevado apetite, cansaço, náuseas ou vômitos, infecções por fungos (candidíase vaginal, por exemplo), visão turva. Porém a maioria das mulheres não apresenta nenhum sintoma detectável, razão pela qual os exames para o diabetes serem feitos de rotina no pré-natal em todas as mulheres grávidas (LEITE, MARIO).

Os exercícios físicos são indicados no tratamento da patologia, juntamente com a dieta e medicamento. A recomendação de exercícios e dieta para a gestantes com Diabetes Gestacional é incontestável, no entanto a escassez de pesquisas na área faz com que a maioria dos obstetras utilize apenas a dieta e a insulina como tratamento (ALMEIDA, VALERIA; 2010).

REFERENCIAS

        Zajdencerg, Lenita. Diabetes gestacional, 2014. Disponível em: http://www.diabetes.org.br/diabetes-gestacional Acesso em: 19 de Novembro de 2018.

Lara, Maria. 20 questões sobre diabetes gestacional, 2011. Disponível em: http://bebe.abril.com.br/materia/20-questoes-sobre-o-diabete-gestacional Acesso em: 19 de Novembro de 2018.

Leite, Mario. Diabetes Gestacional – Diabetes Associado à Gravidez, Disponível em: http://www.policlin.com.br/drpoli/144/ Acesso em: 19 de Novembro de 2018.

Almeida, Valeria. Diabetes gestacional e exercício: prevenção e tratamento, 2010. Disponivel em: < http://www.metodogerar.com.br/nutricao-nagravidez/diabetes-gestacional-e-exercicio-prevencao-e-tratamento/ > . Acesso em: 19 de Novembro de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com