TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimento - Nutrição e Distribuição

Por:   •  4/6/2017  •  Artigo  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

Alimento - Nutrição e Distribuição.

O homem primitivo, como o atual, desejava alguma coisa além do alimento em si; foi o sabor que desenvolveu a arte de comer e beber (SAVARIN, 1995).

Está frase define o desenvolvimento do paladar e do manejo de alimentos diversos usados atualmente, não somente isto, mas o aperfeiçoamento lento e gradual, desde as praticas primitivas de agricultura.

O contato com o Oriente Médio proporcionou a interação e descoberta de novos alimentos, especiarias o intercâmbio cultural e gastronômico e de uma nova maneira de se fazer comércio. Isto foi de grande importância.

Com o desenvolvimento das grandes navegações e das técnicas agrícolas, ocorreram mudanças significativas nos costumes alimentares. Como é citado no texto.

A renovação de técnicas agrícolas e industriais, as descobertas dobre fermentação, avanços na genética e o desenvolvimento de técnicas para conservação de alimentos.

Mesmo com todo este avanço e descobertas as disparidades com relação à distribuição de alimentos ainda preocupa muito e o consumo excessivo de fast-food, enlatados e embutidos, adventos da revolução industrial.

Mesmo que hoje os mercados internacionais e nacionais exijam padrões rígidos de qualidade e controle higiênico sanitário.  O crescimento demográfico e a urbanização mudaram o estilo de vida me milhões de pessoas no mundo todo. O Alimento está disponível, mas não é acessível.

Hoje, temos uma população que ainda morre de fome, doente devido à má alimentação, sedentária e apresentando diversos tipos de distúrbios alimentares que independe de renda.

A oferta de alimentos é mais do que o suficiente para alimentar a população mundial, porém são necessárias medidas políticas que possibilitem a melhor distribuição de renda, permitindo o acesso ao alimento e propiciando o crescimento e fortalecimento das comunidades agrícolas nos países em desenvolvimento (ABRAMOVAY, 1996; PEKKANIVEW, 1975).

 

33202-Ana Paula Silva
Nutrição-Noite-1ºSemestre


Disciplina: Introdução a Ciência da Nutrição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com