TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anorexia nervosa o mal do seculo

Por:   •  21/5/2015  •  Monografia  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 6

ISABELLA CASTELLANO SILVA                              

911208201

6A3

MM

JOELMA DE SOUZA

911203780

6A3

MM

LARA MOREIRA DE ANDRADE ALEXANDRE        

412204511

6A3

MM

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE NUTRIÇÃO

ANOREXIA NERVOSA: O MAL DO SÉCULO / TCC

São Paulo

2014


ISABELLA CASTELLANO SILVA                              

911208201

6A3

MM

JOELMA DE SOUZA

911203780

6A3

MM

LARA MOREIRA DE ANDRADE ALEXANDRE        

412204511

6A3

MM

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE NUTRIÇÃO

ANOREXIA NERVOSA: O MAL DO SÉCULO / TCC

[pic 1]

São Paulo

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 JUSTIFICATIVA        6

3 OBJETIVOS        7

4 MATERIAIS E MÉTODOS        8

5 ORÇAMENTO        9

6 CRONOGRAMA        10

7 REFERÊNCIAS        11

8 ANEXOS        12


1 INTRODUÇÃO

A Anorexia Nervosa é caracterizada por alterações extremas do hábito alimentar consideradas patológicas, que está associada a atitudes para o controle do peso como abuso de laxantes e diuréticos, anfetaminas (presente nos inibidores de apetite), vômitos induzidos, jejum prolongado e exercícios físicos exagerados1. A AN é um distúrbio alimentar que pode provocar problemas psiquiátricos graves. A pessoa se olha no espelho e, embora extremamente magra, se enxerga obesa.

Considerada o mal do século, a AN é um fenômeno complexo que envolve aspectos fisiológicos, psicológicos e socioculturais e acaba sendo um assunto de grande interesse para estudiosos2. As primeiras evidencias de AN foram descritos na Idade Média como “santo anorexia”. É o único distúrbio psiquiátrico que, por si só, pode leva à morte3. A imagem que se tem do próprio corpo está relacionada aos sentimentos que se tem em relação ao seu tamanho, forma e partes constituintes4. A AN é uma condição do comportamento alimentar que representa as taxas de maior mortalidade das perturbações psiquiátricas5. Este transtorno manifesta-se principalmente no sexo feminino, sendo 95% das ocorrências, principalmente entre as faixas etárias de 14 a 17 anos, podendo surgir precocemente (10 a 11 anos) e tardiamente (após os 23 anos), embora também haja incidência em homens. Os pacientes anoréxicos chegam rapidamente à caquexia (grau extremo de desnutrição) e o índice de mortalidade chega a atingir 15% a 20% dos casos e em caso de diagnóstico e tratamentos tardios, ronda os 5%1. O pensamento dos portadores desse transtorno alimentar está ligado ao fato de que corpo magro é o meio de se mostrar, aparecer e ter sucesso. Temos visto que a mídia chama para o modelo corporal com requisitos específicos quanto ao seu tamanho e seus contornos. A imagem é considerada agradável para o telespectador. O contexto social da aparência e modelagem é posto como uma porta de entrada6. Na sociedade em que vivemos hoje, a moda exerce, frequentemente, uma tirania sobre os jovens, impondo um padrão que não se encaixa a todos os corpos5. Esse objetivo incontrolável de perder peso se intensifica quando, na internet, pode-se encontrar grupos, comunidades virtuais e blogs de “Anas” (anoréxicas) e “Mias” (bulímicas) cada vez mais frequentes, onde há um grande incentivo e receitas de “como se tornar uma anoréxica”7. A família tem papel fundamental no tratamento da anorexia nervosa3. Alguns estudos identificaram que o cuidado com a saúde do familiar anoréxico seria comparável a cuidar de alguém com psicose8. A AN representa grandes desafios para a saúde pública na atualidade, por estar relacionada a diversos fatores de risco associados à ingestão de alimentos2. A falta de uma nutrição adequada e saudável pode provocar problemas de saúde tanto físicos como mentais, sendo que o tratamento apresenta grande importância e deve ser feito assim que possível.

2 JUSTIFICATIVA

Os estudos sobre Anorexia são abundantes. Podemos encontrar diversos artigos, casos, livros, sendo um tema muito amplo onde há abordagem de diversas áreas. A anorexia é uma doença que atinge todas as classes sociais, portanto, acreditamos que uma melhor compreensão dos estudos poderá ser um instrumento que irá auxiliar na realização das estratégias de compreensão e tratamento desta doença, principalmente por parte da família, que tem papel fundamental na recuperação desses pacientes.

3 OBJETIVOS

Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica e avaliar a anorexia nervosa como um transtorno alimentar relacionado a saúde mental. Procurar entender as causas dessas doenças, seus sintomas físicos e psicológicos e seus respectivos tratamentos.

4 MATERIAL E MÉTODOS

Foi feita uma revisão bibliográfica de artigos sobre anorexia nervosa publicados nos últimos 5 anos. A pesquisa foi realizada a partir de artigos selecionados nas plataformas de dados: Bireme, LILACS, Scielo e Pubmed. Outras fontes de informações consultadas foram publicações de órgãos oficiais e livros didáticos da Biblioteca da Universidade Nove de Julho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (163 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com