TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Anorexia Nervosa

Por:   •  22/4/2017  •  Resenha  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  922 Visualizações

Página 1 de 3

  O artigo que escolhi tem por tema a anorexia nervosa na adolescência e foi escrito por quatro autores sendo um deles medico psiquiatra, outro nutricionista, outro ainda terapeuta familiar e o último, coordenador do ambulatório de bulimia e transtornos alimentares do hospital das clinicas da universidade de São Paulo. 

  No inicio do artigo os autores já deixam claro que a anorexia não vem de uma única causa. Eles afirmam que ela pode vir por varias causas, tais como: biológicas, psicológicas, familiares e socioculturais. Em minha opinião, acredito que só de considerar que a anorexia pode vir de uma única causa já é um erro, e esse erro acabou durando por algum tempo. O fato é que o ser humano é uma soma de partes, com isso, nada pode vir de uma única causa, mas sim, da soma de varias causas. Claro que um fator pode ser mais relevante do que outro para causar algo no ser humano. Em meu ponto de vista, seria adequado identificar qual desses fatores é o que mais afeta a pessoa e o que a levou a estar com anorexia, bulimia, etc. 

   Após isso, o artigo apresenta quais são as características da anorexia nervosa na criança, no adolescente e compara com o anoréxico adulto. A criança e o adolescente tendem a perder peso mais rápido, com isso atingem mais rápido os estágios mais graves da anorexia nervosa, que já nos pacientes adultos, demoram mais para aparecer. Alguns exemplos  que caracterizam os estágios mais graves dessa anorexia nervosa são os sintomas depressivos e o uso de laxantes. Concordo, pois a criança e o adolescente estão em fase de crescimento e não tem um corpo preparado para um desgaste tão grande que a anorexia nervosa propõe. Com isso é importante uma atenção redobrada dos pais em relação aos filhos, para que, ao menor sinal ou evidencia dos sintomas de uma anorexia, eles busquem conversar com a criança e leva-la para um ambulatório. 

  Os autores completam as características apresentando o quadro clinico da anorexia que tem como preocupação o peso, a forma física, e em como perder o peso. Continuam descrevendo o anoréxico como alguém que distorce sua imagem corporal e que tem por objetivo a perda de peso. Para atingir esse objetivo eles praticam exercícios físicos em exagero e utilizam medicações laxativas, diuréticos e/ou inibidores de apetite. Nas mulheres em especial, um quadro clinico importante é a presença da amenorreia de pelo menos três ciclos menstruais consecutivos. O quadro clínico apresentado por eles é muito importante, pois permite que uma pessoa que tomou ciência deste quadro possa identificar um individuo que apresente alguma dessas características. O problema muitas vezes é que as pessoas não tem conhecimento desse quadro clinico e podem estar convivendo com uma pessoa que tenha anorexia e não sabem. O ideal seria que fosse confeccionado um folder ou um slide digital com as características desse quadro clinico que um anoréxico apresenta, e a partir dessa confecção divulgar nas redes sociais, em faculdades, nas academias, para que as pessoas tomem consciência do que é um anoréxico e como ele se apresenta, que pistas ele da para que as outras pessoas saibam que ele tem esse transtorno ou possa vir a ter, e a partir disso a pessoa tentar ajuda-lo para que não chegue nos momentos mais críticos da anorexia.

  Por fim, como tratamento, eles sugerem a internação do paciente caso o tratamento ambulatorial não resolver ou o paciente apresentar um dos casos abaixo:

-condições físicas de risco como desidratação ou comorbidades; 

-sinais de falência circulatória como baixa pressão arterial, pulso lento, circulação periférica pobre; 

-condições psiquiatras de risco (ex.: auto agressividade, depressão, sintomas obsessivos ou comportamentos purgativos graves).

  Após o tratamento seria ideal um acompanhamento do paciente independente se ele passou somente pela faze ambulatorial ou pela faze da internação, para verificar se ele ainda esta apresentando ou voltou a apresentar alguns sintomas do transtorno. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (174.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com