TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Hortaliças como Alimentos Funcionais

Por:   •  30/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.059 Palavras (9 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

1.1. Classificação 5

1.2. Valor Nutritivo 5

1.2.1. Vitaminas Lipossolúveis 5

1.2.2. Vitaminas Hidrossolúveis 6

1.2.3. Minerais 6

1.3. Consumo de Hortaliças 6

1.4. Hortaliças como Alimentos Funcionais 7

2. OBJETIVOS 8

2.1. Objetivo geral 8

2.2. Objetivos específicos 8

2.3. METODOLOGIA 8

3. RESENHAS CRÍTICA DOS ARTIGOS 9

3.1. Mercado Diferenciado de Hortaliças: 9

3.2. Avaliação do consumo de hortaliças não convencionais pelos usuários das unidades do programa saúde família (PSF) de Diamantina – MG: 9

3.3. Hortaliças como alimentos funcionais: 10

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

REFERÊNCIAS 12

APÊNDICE 13

ANEXO 14

INTRODUÇÃO

Hortaliças são vegetais, geralmente cultivados na horta, dos quais algumas partes são utilizadas como alimento em forma natural. (ORNELAS, 2013).

Hortaliça é uma denominação genérica para legumes e verduras. Chama-se de verdura toda parte comestível que seja flor, folha ou hastes, como espinafre, acelga e brócolis. Já os legumes são as partes comestíveis que sejam frutos, sementes, tubérculos ou raízes, como abóbora, ervilha, mandioca e cenoura. (PHILIPPI, 2003).

Classificação

As hortaliças podem ser divididas em:

- Folhas: aipo, alface, espinafre, couve, rúcula, repolho;

- Sementes: ervilha, milho verde, vagem;

- Raízes e tubérculos: beterraba, cenoura, batata, rabanete, cará;

- Bulbos: alho, cebola, alho-poró;

- Flores: alcachofra, brócolis, couve-flor;

- Frutos: abóbora, abobrinha, chuchu, pepino, quiabo;

- Caules: acelga, aipo, aspargo, palmito.

Valor Nutritivo

“O valor nutricional das hortaliças varia de acordo com a parte da planta. A grande importância da inclusão delas na dieta deve-se, principalmente, ao favorecimento do preenchimento das necessidades vitamínicas e minerais.” (ORNELAS, 2013).

As hortaliças possuem pouca quantidade de proteínas e lipídios, os carboidratos encontram-se em maior quantidade que os outros macronutrientes, porém não em demasiada quantidade.

“As fibras são parte dos vegetais que não pode ser digerida pelo homem, que além de serem a matéria-prima fecal, elas interferem na absorção de glicose e colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares e diabetes.” (ORNELAS, 2013).

Vitaminas Lipossolúveis

Vitamina A: encontrada nas hortaliças na forma de β caroteno, a vitamina A atua como um anti-infeccioso e é encontrada nas cenouras, vegetais de coloração verde escuro e amarelo (espinafre, brócolis, abóbora, mamão e melão);

Vitamina D: facilita a absorção de cálcio pelo organismo, que é essencial para o desenvolvimento saudável dos ossos e dos dentes. Além disso, ainda previne doenças como obesidade e diabetes. Os alimentos de origem vegetal são desprovidos desta vitamina.

Vitamina E: atua como antioxidante e está presente principalmente nos óleos vegetais, amendoim e vegetais de folhas verdes.

Vitamina K: atua como anti-hemorrágica e encontra-se principalmente nos vegetais de folhas verdes (folhas de nabo, espinafre, brócolis, couve e alface), batata, tomate e aspargos. (ORNELAS, 2013).

Vitaminas Hidrossolúveis

Vitamina C: associado principalmente ao aumento de imunidade e prevenção do escorbuto, suas principais fontes são batatas e frutos, como tomates, pimentão e limão.

Vitamina B1: atua na transmissão nervosa, suas principais fontes são leguminosas, hortaliças de folhas verdes, tomate e cenoura.

Vitamina B2: estimula a produção de sangue e mantém o metabolismo em equilíbrio, suas principais fontes são vegetais de folhas verdes, batata e tomate.

Vitamina B3: auxilia a metabolizar gorduras e na obtenção de energia, suas principais fontes são brócolis, aspargos, amendoim, feijão, pimentão e ervilhas frescas.

Vitamina B5: auxilia na produção de anticorpos, suas fontes são batata, tomate e brócolis.

Vitamina B6: mantém o metabolismo e a produção de energia adequada, protege os neurônios e produz neurotransmissores, suas fontes são feijões, couve-flor, batata, cenoura, ervilha, espinafre e repolho.

Vitamina B7: mantém a saúde da pele, dos cabelos e do sistema nervoso, é encontrada na couve-flor.

Vitamina B9: é responsável pela formação de proteínas e hemoglobina e é necessário também para o crescimento e divisão celular, recuperação de doenças e funcionamento perfeito do trato intestinal, é encontrada em feijões e vegetais de folhas escuras.

Vitamina B12: é necessária para a formação de células vermelhas do sangue, a função neurológica e síntese de DNA. Os alimentos de origem vegetal são desprovidos desta vitamina. (ORNELAS, 2013)

Minerais

Segundo Ornelas (2013), as hortaliças verdes e folhosas contém grande quantidade de potássio, magnésio, sódio, cálcio, ferro, zinco, cromo, selênio e outros minerais indispensáveis ao organismo, podendo variar de acordo com o solo cultivado.

Consumo de Hortaliças

As hortaliças, por sua variedade de sabores e cores, melhoram as características sensoriais da preparação, favorecendo sua aceitação. Além disso, elas ajudam a prevenir doenças e melhoram a qualidade de vida. Por ser um grupo tão variado, existe uma infinidade de combinações e preparações, sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com