TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação On-Line Desafio Colaborativo

Por:   •  17/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

Pelagra

As vitaminas são componentes essenciais na dieta humana, ao longo das gerações, os seres humanos forma perdendo a capacidade de produzir vitaminas, por isso, é primordial o consumo de alimentos ricos com alto valor biológico de vitaminas.

A falta de determinadas vitaminas pode causa diversas doenças que se não forem diagnosticas logo, podem até levar a morte de um determinado individuo.

A pelagra é uma enfermidade causada pela falta da Niacina (Vitamina B3) no organismo. O individuo com essa patologia apresenta no corpo manchas negras, diarreia e demência.

Seu diagnostico é feito através exames de sangue, urina e históricos de hábitos alimentares. Depois de detectada, o tratamento é realizado através das vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6), ácido pantatênico e alimentos ricos em triptofano e niacina, evitando o consumo de álcool durante o tratamento.

Essa doença também remete pessoas com a enfermidade de Harnup que é um distúrbio metabólico autossômico que atinge a absorção de aminoácidos no intestino, em particular do triptofano.

Referências:

scielo.m/pdftlamp/v2m4/05.pdf/https://www.ufrgs.br/telessauders/perguntas/pelagra

https://brasilescola.uol.com.br/doencas/o-que-pelagra.htm

Galactosemia

É o nome dado a condição caracterizada pela incapacidade do organismo de metabolizar a galactose (açúcar monossacarídeo adquirido a partir da hidrolise de lactose) em glicose.

Existem três formas possíveis, galactosemia tipo 1, galactosemia tipo 2 e galactosemia tipo 3. A mais comum e mais grave dentre elas e galactosemia tipo 1, caracterizada pela deficiência de uma enzima chamada de galactose -1 fosfato uridil transferase (GALT).        

Sua causa é hereditária, caso os pais possuam a mutação genética, cada filho tem a chance de 25% de apresentar a patologia. Sua principal causa é o metabolismo anormal de galactose e deficiência de enzimas metabólicas.

Os principais sintomas são; Convulsão, irritabilidade, letargia, falta de apetite, perca de peso, pele e olhos amarelados, náuseas, vomito, hipoglicemia, ascite, hepatomegalia e presença de aminoácidos na urina (Aminoacidúria) ou no plasma do sangue.

O tratamento e prevenção da galactosemia é através da restrição alimentar, evitando qualquer alimento que contenha lactose ou galactose. Mas, porém, a ausência dessas substancias também pode apresentar alguns efeitos colaterais, como distúrbios e principalmente nas mulheres, disfunção ovariana.

Como se trata de uma doença genética, não há nada que possa ser feito para impedir que ele ocorra.

Referencias:

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/galactosemia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Galactosemia

Doença mitocondrial

 

Esta enfermidade é de origem genética e hereditária, está relacionada à incapacidade do funcionamento das mitocôndrias (organelas celulares de extrema relevância para respiração celular), se caracteriza pelo mau funcionamento das mitocôndrias presentes nas células de simbiose.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com