TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: Avaliação On-Line Desafio Colaborativo

Por:   •  1/12/2020  •  Ensaio  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 6

Como uma grande empresa é de se esperar que , a Unilever, possua um sistema gerencial de alto nível, buscando a excelência em suas fabricações e nos seus produtos, que no primeiro momento acreditasse, de acordo com a noticia , que houve uma falha no sistema da produção onde foi inserido soda caustica dentro das embalagens do suco, sendo assim após realização de teste futuros foram percebidos o erro na fabricação e contaminação deixando o suco improprio ao consumo humano, com isso rapidamente a empresa solicitou o recall do produto através do lote de fabricação afim de solucionar o problema e evitar maiores danos.

Deste caso podemos tirar alguns fatores que nos ajuda a entender o sistema de controle gerencial, esse importante tarefa que as vezes pode ser até mesmo ignorada por algumas empresas, e com isso entender até mesmo como ele funciona se faz necessário. Esse tipo de atividade tem diversas finalidades pode auxiliar nas tomadas de decisões de forma rápida e eficaz, também realizar o acompanhamento de certo tipo de atividade dentro de uma empresa trazendo para o gestor informações de forma relevante e acompanhando o planejamento estabelecido. Em meu ponto de vista é perceptível identificar que houve algumas falhas e acertos dentro do sistema de controle gerencial da Unilever, no primeiro momento houve uma falha no controle de qualidade, pois se fosse realizada teste de amostras através dos lotes esse tipo de ocorrência não haveria acontecido, porém, um acerto foi a rápida identificação do lote, com o controle gerencial, conseguiu identificar toda logística do produto sendo possível até mesmo indicar em qual região o mesmo estaria localizado e assim solicitado recolhimento  das unidades com maior rapidez.

Mas essa falha no sistema de controle gerencial da empresa trouxe algum prejuízo? sim. O prejuízo estipulado de acordo com a própria Unilever foi de aproximadamente 60 a 70 milhões de euros, o que é aproximadamente 200 milhões de reais. Agora pensamos se uma empresa com tamanho porte ocorreu uma falha com apenas 96 unidades e já trouxe um prejuízo deste tamanho, claro que a imagem da empresa e do produto também foi afetado por isso o prejuízo foi tão grande, mas e as empresas que não possui controle gerencial? Ou os gestores que ignoram esse sistema.

Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/01/22/recall-de-suco-ades-fez-unilever-perder-r-200-milhoes-em-vendas-no-brasil.htm

O planejamento de uma empresa deve começar antes mesmo que ela exista, trazendo assim um norte para o futuro da mesma, com isso podemos pensar que traçar os objetivos da empresa é um ponto fundamental antes e durante a atuação da mesma, pois como podemos saber o onde queremos chegar, se não sabemos onde é pra chegar, é com essa visão que percebo a importância do estudo do planejamento estratégico.

A  BRF , um empresa que nasceu da fusão de duas grandes empresas no ramo da agroindústria no Brasil, teve um desafio desde seu princípio  pois ao unir duas empresas com diferentes rumos se faz necessário um grande planejamento para que não se perdesse ou mesmo existisse um conflito entre a alta gestão, e assim foi feito, a BRF desde 2009 quando foi criada conseguiu um lugar de alto nível dentro do cenário nacional e internacional, se tornando até mesmo um dos maiores complexos agroindústrias do mundo, e com certeza não foi por um acaso, para chegar e se manter neste patamar houve um bom planejamento estratégico de seus gestores ,  que buscaram sempre planejar e verificar o resultado fazendo com que a empresa sempre conseguisse ficar no caminho certo até o momento em que a mudança de alguns pontos na empresa fez com que a mesma tivesse uma perda de aproximadamente 1 bilhão de reais.

Diversos fatores podem ter contribuído para que a empresa tomasse um prejuízo dessa magnitude, porém, todos levam a crer que a falta de planejamento estratégico tenha feito com que os controladores da empresa tomassem decisões incorretas. Quando falamos em planejar com estratégia, não é apenas traças os caminhos onde a empresa quer chegar e sim realizar além disso algumas analise, definir alguns objetivos e realizar ações para alcançar esse objetivo, e foi nesse exato momento na realização de algumas ações que a BRF pode ter se equivocado, pois dentro do planejamento esqueceu de pensar no futuro, se caso aquela ação fosse executada quais os reflexo que poderiam ocorrer, além disso pode ter havido uma ganância incontrolável que fugiu do planejamento fazendo com que houvesse todo insucesso com certas tomadas de decisões.

Uma falha ou uma fraude?

Ao verificar o assunto relacionado ao banco PAN, percebemos que tudo foi causado devido ao suposto “erro”  dentro de sua contabilidade, porém será que foi de fato um erro ou houve algum interesse por trás de tudo isso, de fato não consegui identificar, porém por conta desse equivoco rombo de aproximadamente 4,3 bilhões mudou o rumo do banco PAN.

Para alguns investidores, principalmente de grande porte, poder realizar a analise de balanço é de grande importância na tomada de decisão na hora da aquisição de ações daquela empresa e  para muitos o banco está indo muito bem, porém tudo aquilo era uma bolha, na qual estava prestes a estourar, pois essa fraude proporcionou o crescimento do banco mesmo tudo aquilo ser irreal, pois o mesmo vendia sua carteira de ativos recebia a receita porém não realizava a baixa do seu estoque que no caso era um “estoque de crédito”, com isso possuía um balanço totalmente divergente da realidade que foi descoberto pelo banco central através do cruzamento de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com