TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAS DAS PRÁTICAS CORPORAIS NAS ÁREAS DO ESPORTE, DA SAÚDE (FITNESS) E/OU DO UNIVERSIDADE PAULISTA

Por:   •  23/3/2020  •  Ensaio  •  4.033 Palavras (17 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 17

MEMORIAS DAS PRÁTICAS CORPORAIS NAS ÁREAS DO ESPORTE, DA SAÚDE (FITNESS) E/OU DO

 UNIVERSIDADE PAULISTA

 Bruno Cesar Alves Bueno - F01480-0

 Cinthya Aymme Oliveira de Melo – F05304-0

 Elias Ferraz da Silva – D895ID-5

 Felipe Rodrigues Santos - D983ID-1

 Fernando Hiroyuki Abe Lages - D86JIF-4

 Jefferson Ricardo da Silva - N458C2-J

 Lucas Amaro da Silva – N103BC-5

 Maiara Leal Soares Vieira – N47478-5

 Pedro Henrique Marques de Sousa - N5029F6

 Yan Souza Freitas - N40223-7

 MEMORIAS DAS PRÁTICAS CORPORAIS NAS ÁREAS DO ESPORTE, DA SAÚDE (FITNESS) E/OU DO LAZER E A ESCOLHA DA GRADUAÇÃO PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA(BACHARELADO).

 Atividade Prática Supervisionada elaborada em grupo e apresentada a Universidade Paulista-UNIP

 SOROCABA 2019 2 SUMÁRIO

 1. INTRODUÇÃO…………………………………………………………………………….4

 2. CORPOREIDADE E MOTRICIDADE HUMANA……………………………………...5

3. RELATO 1………………………………………………………………………………….6

4. RELATO 2………………………………………………………………………………….7

5. RELATO 3………………………………………………………………………………….8

6. RELATO 4 ………………………………………………………………………………...9

7. RELATO 5………………………………………………………………………………..10

8. RELATO 6………………………………………………………………………………..11

9. RELATO 7………………………………………………………………………………..13

10. RELATO 8………………………………………………………………………………14

11. RELATO 9………………………………………………………………………………15

12. RELATO 10,,,…………………………………………………………………………..16

13. CONCLUSÃO…………………………………………………………………………..17

14. REFERENCIAS……………………………………………………………………...…18

 3 1. INTRODUÇÃO

 A APS desse semestre apresenta as “Memórias das práticas corporais na área do Esporte, da Saúde (fitness) e Lazer e a escolha da graduação plena em Educação Física (bacharelado). O tema tem a proposta junto ao grupo, compreender a importância das vivências de cada integrante, com as práticas corporais para a escolha da graduação e mediante suas experiências nesse semestre, poder relacionar a importância do conteúdo aprendido nesse período. E em resolução, apontar qual foi importância do contato de cada um, com as dinâmicas do corpo antes da escolha pela especialização, em relação a vivência do profissional na área. O tema tem como objetivo apresentar relatos de diferentes vivências relacionadas à Educação Física, colocando essas experiências em evidência, podendo entender que, o movimento do corpo já nos faz ter uma certa interação com o conteúdo que a graduação nos apresentou nesse primeiro semestre. Indo além com essa dinâmica entender, que o conteúdo que aprendemos tem relação com as nossas experiências de vida e que elas nos influenciaram à escolha pela profissão. A matéria escolhida para interação interdisciplinar foi “Corporiedade e Motricidade Humana e aprendizagem motora.

4 2. CORPOREIDADE E MOTRICIDADE HUMANA Essa disciplina visa analisar o fenômeno corporeidade ao longo da história, através da identificação dos paradigmas científicos e teorias que influenciam suas diversas concepções de corpo trazendo à tona o discurso do corpo sujeito e do corpo próprio. Estudar das contribuições das teorias da corporeidade aos desafios da produção do conhecimento para o século XXI. Vivenciar as possibilidades de identificar o corpo de modo sensível e reflexivo, nas suas relações consigo mesmo, com o outro e com o mundo, bem como, enquanto lugar de construção de saberes, abrigo de múltiplas inteligências, sensações, emoções e iniciativas critico criativas. E mais o importante que isso, é que a profissão vai exigir de nos um olhar muito além das brincadeiras de infância, o amor pelo esporte e até mesmo a preocupação da saúde pela interação com exercícios para o bem-estar. Nos coloca em pautas, da construção de valores uteis, para o meio social, trabalhando o desenvolvimento de pensamento otimista e colaborativo para cultura a sua volta.

Aprendizagem motora

    Pellegrine (2000) diz que a aprendizagem motora é uma melhora significativa no desempenho, tem sua inferência na capacidade do indivíduo executar uma determinada tarefa, melhora essa que ocorre em função da prática.

    A maioria dos autores relatam que a aprendizagem motora como a associação de um conjuntos de processos com a experiência, entenda-se experiência como uma prática que conduz a mudanças significantes na execução do desempenho da habilidade.

    Segundo Cidade et al (sd) define aprendizagem motora, enfatizando os seguintes aspectos: a) a aprendizagem resulta da prática ou da experiência; b) a aprendizagem não é diretamente observável; c) as mudanças na aprendizagem são observadas nas mudanças na performance; d) a aprendizagem envolve um conjunto de processos no sistema nervoso central; e) a aprendizagem produz uma capacidade adquirida para a performance; f) as mudanças na aprendizagem são relativamente permanentes. A aprendizagem motora, portanto, dá-se por meio de uma combinação complexa de processos cognitivos e motores.

    Para Martins & Ivanov (2009) é através da interação do indivíduo com o meio ambiente que são desenvolvidas as modalidades sensoriais.

    Para trabalhar com indivíduos portadores de necessidades especiais, é preciso ter o conhecimento necessário para lidar com os desafios e esforços que esses grupos apresentam. Será abordada a deficiência auditiva, como instrumento de estudo, e como o aprendizado motor ocorre nessas situações.

5 3. RELATO 1

 Bruno Cesar Alves Bueno

 Bom, meu contato com o esporte e brincadeiras provavelmente se inicia na década de 80, mas minhas lembranças esportivas e brincadeiras infantis que me recordo bem é nos anos 90. Típico moleque da periferia, morei 20 anos no Nova Esperança, então meu acesso à tecnologia era praticamente nenhuma, a unica tecnologia que me lembro eram os fliperamas. Minhas práticas corporais, meu condicionamento físico é muito por causa das brincadeiras infantis que eram diversas, esconde-esconde, rouba bandeira, bétis, Polícia e ladrão, soltar pipa, bolinha de gude, futebol existiam vários estilos: Jogar no campo, que nós diziamos "campão" , três dentro e três fora e o clássico golzinho. Aos 11 me interessei por Capoeira, após assistir a um filme (esporte sangrento) Na escola brincávamos de Luta, jogava futebol na quadra e na educação física. Os professores da época não estavam muito preocupados em nos ensinar algo novo, para os meninos futebol e meninas vôlei ou as meninas pulavam uns “elásticos”. Mais tarde fui pro Karatê Kyokushin, fiz Kick boxing, e meu último contato com esporte de combate foi o Jiu Jitsu, e parei quando tinha os meus 24 anos. Daí pra frente encontrei algo que me interessava de verdade, a musculação. Mas como disse os profissionais da época não estão muito a fim de ensinar e acredito que a fidelidade é conquistada nessa hora, mudei inúmeras vezes de academia na minha época não existia vídeo tutorial de supino no YouTube. Treinei, me exercitei de forma errada por muito tempo minhas fontes de conhecimentos eram revistas sobre artigos de musculação, mesmo assim não tinha informações como: adução e abdução das escapulas, ou ativar a musculatura do core e etc... Minha fonte de inspiração continua sendo Dorian Yates. De início meu objetivo no curso de Educação física, era o fato de eu ter o conhecimento pra mim e porque é de fato algo que eu gosto e amo discutir. Mas sei que ainda existem muitos profissionais ruins no mercado e eu estou entrando na competição e não vou errar como eles erraram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (171.3 Kb)   docx (723.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com