TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CROMATOGRAFIA EM PAPEL E INDICADOR ÁCIDO-BASE NATURAL

Por:   •  29/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 5

Química Orgânica e Geral

CROMATOGRAFIA EM PAPEL

E INDICADOR ÁCIDO-BASE NATURAL

Introdução

Cromatografia é uma técnica físico-química de separação de misturas, baseada no diferencial de migração das substâncias sobre uma fase fixa, chamada de fase estacionária.

Quanto mais polar o solvente, mais vai arrastar substancias.

Objetivos

1. Interpretar experimentalmente análises de cromatogramas em papel;

2. Analisar a ocorrência de diferentes bandas coradas originárias de um sistema de solvente e adsorvente em um papel de filtro.

3. Evidenciar características quantitativas e qualitativas de uma cromatografia;

4. Estimar, a partir de critérios e dados fornecidos, a razão constante a relação à frente do solvente (movimento), ou seja, o fator relativo Rf, e assim identificar os compostos presentes numa cromatografia em papel

Materiais

1. Três beckers

2. Um bastão de vidro

3. Um amofariz

4. Uma canetinha hidrocor verde

5. Um pistilo

6. Uma folha de tapoeraba roxa

7. Uma capuchinha

8. Álcool etílico 100% etanol

9. Papel de filtro de café

Procedimento Experimental

No experimento I- CROMATOGRAFIA EM PAPEL

1° Becker- Foi adicionado 20ml de álcool no Becker, e em um papel de filtro retangular, foi feito uma marcação com a caneta hidrocor verde, o mesmo foi colocado na posição vertical dentro do Becker, para que pudesse ser observado os compostos presentes na caneta.

2º Becker- Foi adicionado 20ml de álcool no Becker e em seguida a folha de Tapoeraba Roxa foi picada,e colocada no almofariz, onde foi dilacerada com o pistilo, juntamente com as 20ml de álcool que estavam no Becker, com um bastão de vidro foi mexida a substância e retornada para o Becker. Em posição vertical foi colocado um papel de filtro retangular para que pudesse ser observado os compostos presentes na folha.

3° Becker- Foi adicionado 20ml de álcool no Becker, em seguida a flor Capuchinha foi picada e colocada no almofariz, onde foi dilacerada com o pistilo, juntamente com as 20ml de álcool que estavam no Becker, com um bastão de vidro foi mexida a substância e retornada para o Becker, e em posição vertical foi colocado um papel de filtro retangular para que pudesse ser observado os compostos presentes na flor.

Resultado e Discussão

No 1° Becker pôde ser observado que a tinta da caneta hidrocor verde”subiu” e o álcool ficou com a coloração azul.

No 2° Becker pôde ser observado que a folha de Tapoeraba Roxa obteve a coloração verde no álcool.

No 3° Becker pôde ser observado que a flor Capuchinha deixou o álcool com a coloração laranja.

Conclusão

Conclue-se que é possível estimar uma interpretação experimental de um cromatograma, onde partindo-se deste método marcou-se as bandas coradas.

Referência Bibliográfica

VIEIRA,T, Curso de Farmácia, Universidade Federal do Piauí, Piauí, 2010. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA6XwAD/cromatografia-papel

Questão 1- Falar do procedimento e sobre o que é polaridade?

O procedimento foi feito de forma rápida e prática, mas para ser visto o papel de filtro de uma forma mais nítida é necessário no mínimo 12hrs, Chamamos de polaridade a capacidade que as ligações possuem de atrair cargas elétricas, e o local onde ocorre este acúmulo denominamos de pólos, estes se classificam em pólos negativos ou positivos.

2- O álcool é polar ou apolar?

É polar.

3- Quais os tipos de cromatografia que existem?

A cromatografia pode ser subdividida em cromatografia em coluna e cromatografia planar. Enquanto a cromatografia planar resume-se à cromatografia em papel (CP), à cromatografia por centrifugação (Chromatotron) e à cromatografia em camada delgada (CCD), são diversos os tipos de cromatografia em coluna, os quais serão mais bem compreendidos quando classificados por outro critério.

PRATICA II- INDICADOR ÁCIDO-BASE NATURAL

INTRODUÇÃO

Um dos problemas que continuamente desafiam os bioquímicos é a separação e a purificação de um ou mais compostos de uma mistura complexa. Cromatografia é um processo físico de separação, no qual os componentes a serem separados distribuem-se em duas fases: fase estacionária e fase móvel

Objetivos

Obter extratos a partir de diversos materiais; Observar o comportamento dos extratos diante de soluções ácidas e básicas; Utilizar os extratos obtidos para classificar soluções quanto à acidez ou alcalinidade.

Materiais e reagentes

1. 123g de repolho

2. 12 tubos de ensaio

3. Peneira

4. Sabão em pó

5. Detergente

6. Estante

7. Vinagre

8. Leite

9. Açucar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com