TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Educação Alimentar e Nutricional

Por:   •  28/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  817 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO:

Conceito de Educação Alimentar e Nutricional

É um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntaria de hábitos alimentares saudáveis. A prática da EAN deve fazer a utilização de abordagens e recursos educacionais problematizadores e ativos que favoreçam o dialogo junto a indivíduos e grupos populacionais, considerado todas as fases da vida, etapas diferenciadas do sistema alimentar e suas inteirações .

Importância:

A alimentação da criança começa primeiramente pelo tipo de aleitamento recebido nos primeiros seis meses de vida, e além disso a forma como os alimentos complementares começam a ser incluídos no primeiro ano de vida, interferem diretamente em experiências positivas e negativas quanto à alimentação ao longo da infância. A fase pré-escolar é um período decisivo na formação de hábitos alimentares, que tendem a continuar na vida adulta, por isso a importância de estimular o consumo de uma alimentação variada e equilibrada.

À medida que a criança começa frequentar outros ambientes, como a escola, inicia uma intensa socialização, onde novas influências serão sofridas. Há uma grande tendência de repetir o comportamento de professores e de outras crianças, que podem ser bons ou ruins. Por isso a necessidade do incentivo de uma alimentação saudável em grupo. O padrão de sua alimentação envolve a participação efetiva dos pais como educadores nutricionais, bem como as estratégias adotadas por eles na hora da refeição, desempenhando um papel importante no desenvolvimento do comportamento alimentar infantil. Há evidências que o comportamento alimentar do pré-escolar é determinado primeiramente pela família, e em segundo caso pelas outras interações psicossociais e culturais da criança. As preferências alimentares das crianças na idade pré-escolar tende ao elevado consumo de carboidrato, açúcar, gordura e sal, e um baixo consumo de vegetais e frutas, se compararmos às quantidades recomendadas. Esta tendência depende, em grande parte, dos padrões culturais de alimentação do grupo social ao qual ela pertence e a socialização alimentar da criança.

Objetivo:

O objetivo desta ação educativa foi para estimular a adoção dos hábitos de vida saudáveis de um jeito que elas entendessem que a uma maneira deliciosa e mais saudável de se alimentar.

Para que elas soubessem que não podem se alimentar apenas com biscoitos e refrigerantes, mas também com uma fruta que seria mais interessante e mais importante para que elas cresçam com saúde e que possa desenvolver bem o organismo.

Metodologia:

O estudo foi feito com crianças em idade pré-escolar, de 4 anos e meio á 6 anos, da Alfabetização de uma escola particular. A atividade desenvolvida em crianças na idade pré-escolar deve ser de forma que seja possível a compreensão delas, levando em conta as capacidades cognitiva, motora, afetiva e outras. As crianças aprenderam mais facilmente por meio de brincadeiras, sobretudo quando o assunto de alimentação saudável, inclui o aumento do consumo de frutas, legumes e verduras, e a diminuição do consumo de doces, frituras.

Foi feito o uso de dinâmicas de grupo com as crianças da classe, a fim de esclarecer o que estava sendo passado a elas. Usamos de folhetos com desenhos de frutas e verduras para colorir, e identificar com o nome de cada uma, para descobrir o nível de entendimento de cada criança.

AÇÕES TEMPO EM MINUTOS

Dialogo 15 a 20 min

Atividade 20 a 25 min

Diagnóstico

Podemos identificar que a maioria das crianças não eram adeptas de alimentos saudáveis, poucas delas faziam uso de frutas nas horas do lanche e intervalos. Foi possível notar também a troca de alimentos entre essas crianças, cada uma trazia um lanche diferente e trocavam durante o intervalo, os alimentos mais vistos durante nossa visita foram os famosos salgadinhos industrializados, refrigerantes, biscoitos recheados, os únicos sucos vistos era os sucos de caixinha também industrializados , poucas frutas. A que estava presente era a maçã, por ser mais fácil de comer sem precisar retirar a casca da fruta, mas a criança também se interessou mais pelo lanche dos colegas, e deixou a fruta de lado.

Ação educativa

Houve primeiramente um dialogo básico de reconhecimento entre os alunos e os nós, logo após o reconhecimento foi iniciada a conversa sobre os alimentos saudáveis, nesse caso as frutas e verduras que as crianças conheciam, em contra partida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com