TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento da adolescência

Por:   •  2/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 5

Desenvolvimento da adolescência

Na adolescência se desenvolve um conjunto de mudanças, biológicas, psicológicas e sociais que envolvem o processo de crescimento e amadurecimento em preparação para a vida adulta. É nesta fase que a escolha de uma profissão começa a se tornar cada vez mais necessária e passa a sofrer uma pressão social, familiar, econômica, política, e cultura cada vez mais evidente, mais precisamente no último ano do ensino médio as vésperas do vestibular. Segundo Bohoslavsky (2007/1977) implica reflexões sobre “o que fazer”, mas, sobretudo, “quem ser” e “quem não ser”.

É neste momento que os conflitos que envolvem o adolescente se tornam mais gritante, sentir-se preparado para essa transição tão importante, que está diretamente ligada à geração de medos e tensões que podem caracterizar um conjunto de outras características do estresse. O quanto o mesmo sente-se preparado devido a sua condição socioeconômica influência como fator que pode acarretar grandes características de estresse. Enquanto alguns estão preparados devido a sua condição socioeconômica influencia como fator que possibilita o estresse nestes adolescentes, segundo Tavares, G e Helena D (2000).

Partindo do pressuposto de que a primeira escolha profissional em alguns adolescentes gera estresse. Com todos esses estímulos nos diferentes contextos sociais, temos como objetivo investigar a característica do estresse. Partindo assim posterior temente entender e proporcionar uma melhor qualidade de vida para esses adolescentes.

Adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizado pelos impulsos do desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social e pelos esforços do indivíduo em alcançar os objetivos relacionados às expectativas culturais da sociedade em que vive. A adolescência se inicia com as mudanças corporais da puberdade e termina quando o indivíduo consolida seu crescimento e sua personalidade, obtendo progressivamente sua independência econômica, além da integração em seu grupo social(2).

Os limites cronológicos da adolescência são definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) entre 10 e 19 anos (adolescents) e pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre 15 e 24 anos (youth), critério este usado principalmente para fins estatísticos e políticos. Usa-se também o termo jovens adultos para englobar a faixa etária de 20 a 24 anos de idade (young adults). Atualmente usa-se, mais por conveniência, agrupar ambos os critérios e denominar adolescência e juventude ou adolescentes e jovens (adolescents and youth) em programas comunitários, englobando assim os estudantes universitários e também os jovens que ingressam nas forças armadas ou participam de projetos de suporte social denominado de protagonismo juvenil. Nas normas e políticas de saúde do Ministério de Saúde do Brasil, os limites da faixa etária de interesse são as idades de 10 a 24 anos.

Na maioria dos países, o conceito de maioridade do ponto de vista legal é estabelecido aos 18 anos, mas outros critérios existem e permanecem flexíveis e confusos, de acordo com os costumes e culturas locais.

No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.069, de 1990, considera criança a pessoa até 12 anos de idade incompletos e define a adolescência como a faixa etária de 12 a 18 anos de idade (artigo 2o), e, em casos excepcionais e quando disposto na lei, o estatuto é aplicável até os 21 anos de idade (artigos 121 e 142). O adolescente pode ter o voto opcional como eleitor e cidadão a partir dos 16 anos. O conceito de menor fica subentendido para os menores de 18 anos.

É importante enfatizar que, devido às características de variabilidade e diversidade dos parâmetros biológicos e psicossociais que ocorrem nesta época, e denominadas de assincronia de maturação, a idade cronológica, apesar de ser o quesito mais usado, muitas vezes não é o melhor critério descritivo em estudos clínicos, antropológicos e comunitários ou populacionais(4).

Puberdade é o fenômeno biológico que se refere às mudanças morfológicas e fisiológicas (forma, tamanho e função) resultantes da reativação dos mecanismos neuro-hormonais do eixo hipotalâmico-hipofisário-adrenal-gonadal. Estas mudanças corporais conhecidas como os fenômenos da pubarca ou adrenarca e gonadarca são parte de um processo contínuo e dinâmico que se inicia durante a vida fetal e termina com o completo crescimento e fusão total das epífises

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com