TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Por:   •  19/2/2019  •  Ensaio  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 5

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica[pic 2]

Limitação da passagem de ar pelas vias respiratórias dentro dos pulmões, principalmente durante a expiração (o ar entra, mas tem dificuldade para sair).

Ocorre destruição do tecido pulmonar e perda da elasticidade dos bronquíolos e alvéolos. Na DPOC o paciente não aproveita o O2 de forma adequada e não consegue eliminar o CO2 produzido.

Abrange bronquite crônica ou enfisema (paciente pode ter um ou a combinação dos dois).

Bronquite: lesão pulmonar nos brônquios e bronquíolos, tornando-os inflamados e há produção constante de muco. Falta de ar, cansaço, tosse crônica com expectoração (cianose).

Enfisema: destruição e alargamentos dos bronquíolos terminais e alvéolos, perdem a elasticidade e favorecem o aprisionamento de ar nos pulmões. Desnutrição.

Fatores de risco: tabagismo, exposição passiva ao fumo, poluição ambiental, exposição a poeira a anos, etc.

[pic 3]

CIGARRO E DPOC

O cigarro produz uma inflamação no pulmão, estreitando os brônquios. Na fumaça do cigarro tem substâncias químicas tóxicas, expondo o pulmão a altas concentrações de agentes oxidantes e radicais livres (resposta inflamatória).

Degradação de proteínas é realizada por enzimas chamadas de proteases= quebram ligações entre aminoácidos de cadeia proteica (diafragma e músculos intercostais que estão envolvidos na respiração). O  de proteases causa destruição da elastina e da matriz colágena. O cigarro leva um  de neutrófilos para o pulmão (resposta inflamatória) e libera mais protease levando a destruição continua do pulmão. Os oxidantes liberados pelas células junto com as da fumaça prejudicam a ação da antiprotease de defesa (inibidores de protease/defesa).

RECOMENDAÇÕES

Omega-3: diminui a inflamação na DPOC;

Água: dissolve o muco, torna mais fino;

Vit C: síntese de colágeno que compõe o tecido conjuntivo do pulmão.

Vit A, D, E, K: antioxidante

B6: facilita a ligação de O2 na hemoglobina. Remove o cádmio do corpo.

Magnésio: exerce função regulatória na atividade dos brônquios.

Fósforo: facilita entrada e saída de ar dos pulmões, fortalece musculatura.

Hipertensão Arterial Sistêmica[pic 4]

Caracterizada pelo aumento da pressão sistólica e diastólica, sendo esse aumento maior ou igual a 140/90 mmHg.

REGULADOR DA PRESSÃO DE CURTO PRAZO

SNS: quando há queda na pressão arterial, o sistema nervoso simpático é ativado e libera noradrenalina, resultando em uma vasoconstrição e consequentemente aumenta a resistência vascular periférica e a pressão.

Barorreceptor: quando há uma rigidez/constrição no vaso sanguíneo (artéria), ele envia estímulos ao sistema nervoso que ativa fibras parassimpáticas que reduz essa constrição (dilata o vaso), diminui a resistência periférica e diminui a pressão arterial.

Quimiorreceptores: na ausência de O2 no sangue, ele envia estímulos ao sistema nervoso que ativa fibras simpáticas, gerando uma vasoconstrição, aumenta a resistência vascular e aumenta a pressão, fazendo com que o sangue oxigenado chegue no local.

REGULADORES DA PRESSÃO A LONGO PRAZO

Sistema Renina Angiotensina Aldosterona: Quando há uma queda de pressão arterial o rim libera a enzima renina. A renina converte o angiotensinogênio, produzido pelo fígado, em angiotensina I. No pulmão, a enzima conversora de angiotensina (ECA), converte a angiotensina I em angiotensina II. A angiotensina II causa vasoconstrição aumentando a resistência periférica que estimula a liberação de aldosterona e ADH agem no rim, promovendo o aumento de reabsorção de sódio e água, aumentando a pressão.

 

Acidente Vascular Cerebral[pic 5]

Ocorre quando o suprimento de sangue que vai para o cérebro é interrompido ou reduzido, privando as células de oxigênio e de nutrientes.

AVC isquêmico (falta de suprimento sanguíneo para algum órgão): quando há uma obstrução do vaso. É o sangue que leva oxigênio e os nutrientes necessários para as células. Sem a chegada de sangue as células morrem (+ comum).

AVC hemorrágico: rompimento do vaso sanguíneo, o sangue extravasa, não chega onde deveria e as células morrem. Nesse tipo de AVC existe um aumento da pressão intracraniana, podendo trazer outros prejuízos para outras partes do cérebro, além daquelas que não receberam o sangue.

[pic 6]

Fatores de risco: HAS, hábitos alimentares, sedentarismo, tabagismo (o cigarro diminui o transporte de O2 porque ao fumar a pessoa aspira o CO2 e ele se liga as oxi-hemoglobina que carregam o O2 por todo o corpo. Quando se liga, ele ocupa o lugar do O2 e circula pelo organismo.

O cigarro também acelera o envelhecimento das artérias porque está associado ao acúmulo de gordura, causando a placa de ateroma (obstrução).

Pancreatite Aguda Biliar[pic 7]

Inflamação do pâncreas. A pancreatite não se dá pela perda da função do órgão, mas pelo processo inflamatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (316.5 Kb)   docx (158.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com