TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL CRIANÇAS

Por:   •  9/6/2018  •  Artigo  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

Produção de Síntese do artigo

Ações de educação alimentar e nutricional para escolares: um relato de experiência

        A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAE) tem promoções voltadas para prática de alimentação saudável mais adequada, sendo a (EAN) educação alimentar e nutricional uma das ações que integra esse programa, são muitos os problemas alimentares e nutricionais, por isso a importância do (EAN) porque são visto estratégias de promoção à saúde, e suas ações têm abordagens educacionais de fácil compreensão, é necessário o apoio do nutricionista em conjunto com os outros profissionais entre ele: professores, diretores, merendeiras, donos de cantinas escolares, para que tudo que foi elaborado possa ter êxito ao ser executado.

Quanto aos métodos que devem se utilizar nessas ações devem se adequar de acordo ao ambiente e público- alvo. Em escolares são interessantes atividades lúdicas, principalmente mostrando o conhecimento sobres os alimentos e nutrição estimulando a compreensão e o conhecimento de forma prazerosa levando a realidade de acordo com a faixa etária.

De acordo com o relato de experiência de (EAN) em uma escola situada na área urbana de Cuiabá, foi feita a avaliação diagnóstica dos alunos dessa instituição, observando suas variáveis, sexo, idade, renda mensal. Foi determinado o estado nutricional através da aplicação do (IMC), Índice de Massa Corporal, verificando peso e altura para obter os resultados, também aplicaram questionários relativos a consumo de alimentos e merenda escolar, cantina, e alimentos trazidos de casa. Foram desenvolvidas algumas atividades como: jogos, atividades de recorte colagem, vídeos de forma mais lúdica.

        Após toda a avaliação foi possível chegar aos resultados, onde 13,3 % dos escolares apresentavam excesso de peso, e quando aplicado o questionário foi observado o alto consumo de alimentos considerados poucos saudáveis, como doce, refrigerantes e frituras, geralmente comprados na cantina ou trazidos de casa. Por isso o tema principal foi a (EAN), para que houvesse o incentivo de consumo de frutas, hortaliças e merenda escolar. Usou se então a pirâmide alimentar, para demonstrar em que ordem e quantidade deve se consumir os alimentos, a importância do consumo de cereais, frutas, leites, carnes, leguminosas, óleos ,açúcares, em seguida as leis da alimentação com aplicação de jogos , vídeos e brincadeiras sobre a alimentação saudável.

        A ação cumpriu com seu objetivo, os resultados foram considerados favoráveis, porque houve entendimento, interesse e participação por parte do alunado. Acredita-se que o ambiente escolar é um dos lugares mais propícios para atividades como estas, que gera aprendizado em todos que participam, e lembrando sempre a importância do papel do nutricionista, pois ele é quem é capacitado para realizar tais estratégias para mudanças de hábitos alimentares.

 

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com