TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIA NUTRICIONAL PARA A MELHORA DA FERTILIDADE DE MULHERES COM SÍNDROME DE OVÁRIO POLICÍSTICO

Por:   •  16/4/2021  •  Monografia  •  3.534 Palavras (15 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE BRASILEIRA DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO

ALEXSANDER ALBUQUERQUE

EDILENE GUIMARÃES DE FREITAS

JANAINA AFONSO DE SOUZA MATOS

ESTRATÉGIA NUTRICIONAL PARA A MELHORA DA FERTILIDADE DE MULHERES COM SÍNDROME DE OVÁRIO POLICÍSTICO

VITÓRIA/ES

2020

ALEXSANDER ALBUQUERQUE

EDILENE GUIMARÃES DE FREITAS

JANAINA AFONSO DE SOUZA MATOS

ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS PARA A MELHORA DA FERTILIDADE DE MULHERES COM SÍNDROME DE OVÁRIO POLICÍSTICO

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso Nutrição da Faculdade Multivix de Vitória, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Nutrição

Orientador: Profº Felipe Bichi Strela

VITÓRIA/ES

2020

RESUMO

ABSTRACT

LISTA DE FIGURAS

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

LISTA DE QUADROS

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

A síndrome do ovário policístico (SOP) é uma doença endócrina que acomete mulheres em fase reprodutiva (ROSA-E-SILVA, 2018).

O presente trabalho tem como objetivo geral indicar de que maneira o desenvolvimento de Estratégias Nutricionais auxilia a síndrome do ovário policístico como forma de minimizar os seus efeitos, com a finalidade de apontar como o benefício da alimentação balanceada pode melhorar nos sintomas da infertilidade em mulheres portadoras da doença.

JUSTIFICATIVA:

A síndrome de Ovário Policístico (SOP) é um distúrbio hormonal, que leva mulheres no período reprodutivo, a infertilidade, interferindo no processo normal de ovulação.

Hábitos inadequados como: uso de álcool, consumo de gorduras saturada, consumo exagerado de alimentos processados e falta de atividade física, favorece o desenvolvimento SOP.

Devido a complicações com a síndrome do ovário policístico essa pesquisa se justifica através do desenvolvimento de estratégias nutricionais em contribuição para o público alvo, mostrando o benefício que estratégias nutricionais podem ter na melhoria da fertilidade de mulheres com SOP.

O tratamento eficaz é feito com ajuda de equipes multidisciplinares e é de extrema importância que as informações sucintas sobre a doença sejam de conhecimento público. Pois cabe ao profissional identificar as barreiras que podem leva-los ao não cumprimento do tratamento, e oferecer informações, condições eficientes e adequadas para que o tratamento tenha adesão.

PROBLEMA:

Quais estratégias nutricionais para melhoria da fertilidade em mulheres com SOP?

OBJETIVO GERAL:

  • Descrever estratégias nutricionais que melhore a fertilidade de mulheres com síndrome de ovário policístico (SOP).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Identificar carências de nutrientes que estão associadas com o desenvolvimento da doença;

  • Apresentar recursos nutricionais para a prevenção e tratamento da infertilidade;
  • Relatar benefícios da alimentação e suplementação para a síndrome de ovário policístico.

HIPÓTESE:

As estratégias nutricionais podem ser empregadas para melhorar a fertilidade de mulheres com SOP.

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 CONCEITO E FISIOPATOLOGIA DA SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍTICO (SOP)

A síndrome do ovário policístico (SOP) é um distúrbio endócrino e hormonal que acomete mulheres em fase reprodutiva, e sua causa tem relação com predisposição genética e ambiental (BRASIL, 2019; SANTOS et al, 2019). As manifestações mais comuns são: ausência ou frequência anormal de menstruação, pilosidade excessiva, queda de cabelo, presença de cistos no ovário, espinhas e ausência de ovulação (FAGHFOORI et al, 2017; BRASIL, 2019; SANTOS et al, 2019). Além disso mulheres com a síndrome apresentam risco elevado para desenvolvimento de algumas patologias como o diabetes mellitus tipo 2 (DM2), depressão, pressão alta, elevação de colesterol, triglicerídeos e diminuição dos níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL), excesso de peso, doenças cardíacas, câncer de mama e de útero (FAGHFOORI et al, 2017; SANTOS et al, 2019).

A prevalência da doença em mulheres que estão em fase reprodutiva chega a 20% em média com idades entre 17 a 39 anos, da população avaliada e o tipo de diagnóstico usado (ROSA-E-SILVA, 2018; SANTOS et al, 2019; BRASIL, 2019).

Como diagnóstico, a avaliação é realizada pelo aparecimento no mínimo de 2 a 3 achados: infertilidade anovulatória, excesso de andrógenos e presença de ovários policísticos (BRASIL, 2019; ROTTERDAM, 2003). O Consenso de Rotterdam de 2003 estabelece que: mulheres que tenham 9 ciclos menstruais irregulares, durante um ano, sinais clínicos ou bioquímico de excesso de andrógenos com presença de acne, pilosidade excessiva, calvície androgênica, elevação de hormônios androgênicos (prasterona, androstenediona, dehidroepiandrosterona e testosterona) e aparecimento de ovário policístico ao exame de ultrassom (BRASIL, 2019; ROTTERDAM, 2003; AZZIZ, 2009).

A causa da SOP não é totalmente esclarecida, como não há um diagnóstico específico usa-se critérios de exclusão para o diagnóstico, como o aparecimento de síndrome de Cushing, hiperplasia adrenal congênita (HAC), disfunção tireoidiana, tratamento medicamentoso do hirsutismo, aumento no nível sérico de prolactina (PRL) circulante, tumor excretor de androgénios (BRASIL, 2019; ROTTERDAM, 2003).  

A terapia não farmacológica da síndrome do ovário policístico se inicia com a modificação no estilo de vida. Adotar uma alimentação mais saudável, prática de atividade física, e evitar o tabagismo e uso excessivo de álcool deve ser praticada por todas pacientes com a síndrome (BRASIL, 2019; RODRIGUES, 2012). Para mulheres que apresentam sobrepeso e obesidade, esta é a principal recomendação terapêutica. A redução de peso, entre 5 a 10% aumenta a qualidade reprodutiva, diminui resistência insulínica, e ocorrência de doenças cardíacas e diabetes (RODRIGUES, 2012). A prática de atividade física, vem sendo considerada uma estratégia de tratamento na SOP, em pacientes com excesso de peso, distúrbios hormonais e infertilidade (AZEVEDO et al, 2008).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (208.6 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com